10 de Junho 2022

Modelo flexível de trabalho: o que as empresas precisam saber

Modelo flexível de trabalho: o que as empresas precisam saber

Em março de 2020, a pandemia da covid-19 obrigou as empresas a se adaptarem ao trabalho remoto. Passado esse impacto do isolamento social forçado, o chamado “home office” começou a fazer parte da rotina dos profissionais e inspirou o modelo flexível de trabalho, que oferece maior autonomia para os colaboradores.

O modelo flexível de trabalho pode funcionar de diferentes maneiras de acordo com o nicho da empresa. Mas, basicamente, consiste em ir ao escritório apenas alguns dias da semana e, nos outros, trabalhar de forma remota - não necessariamente em casa, mas em qualquer outro lugar que possibilite a execução das tarefas.

Além das adaptações necessárias no fluxo de trabalho, como o uso de softwares para o acompanhamento das tarefas, a flexibilidade também exige mais foco, organização e disciplina do trabalhador.

O modelo flexível de trabalho é indicado para todas as empresas?

Apesar de parecer eficiente, o modelo flexível de trabalho não é algo efetivo para todos. Isso porque exige uma infraestrutura para a realização do trabalho - como computador, internet de qualidade e ausência de questões domésticas que impactam a produtividade de forma negativa.

Outro ponto importante é a relação trabalhista no trabalho remoto. Os empregadores devem se organizar para evitar possíveis passivos em relação ao excesso de carga horária e falta de ergonomia, por exemplo. Uma forma de driblar essas questões é focar nas vantagens que a flexibilização pode oferecer e investir em soluções que sejam benéficas para todos os lados.

Conheça as principais vantagens da flexibilização do trabalho

  • Redução de custos

Um dos principais benefícios do modelo flexível de trabalho é a diminuição dos custos. Isso porque, com menos pessoas no escritório todos os dias, as empresas não precisam pagar o vale-transporte ou auxílio-combustível de forma contínua.

Além disso, pode-se optar pela redução definitiva da estrutura física da empresa com a implementação de um rodízio de profissionais por dia da semana. Outra alternativa é a migração para coworkings, que é uma opção ainda mais vantajosa. A empresa paga apenas uma mensalidade para ocupar o espaço e fica livre dos aluguel, condomínio e outros custos relativos à manutenção de um escritório.

  • Foco no bem-estar e qualidade de vida

É indiscutível o quanto o modelo flexível de trabalho favorece o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador. Sem a obrigatoriedade de ir até o escritório todos os dias, as pessoas podem usufruir do tempo que perderia na locomoção para resolver questões pessoais.

E, claro, a possibilidade de escolher onde trabalhar também favorece o convívio familiar, importante para a saúde mental.

  • Mais produtividade

A flexibilização do trabalho também demonstra ser especialmente benéfica para a produtividade. Com mais autonomia e ganhos para a vida pessoal, o colaborador se sente motivado para desempenhar suas tarefas e “rende” mais.

Esse sentimento fica ainda mais latente quando a carga horária também é flexível, possibilitando que o profissional tenha liberdade para escolher os períodos que irá trabalhar, otimizando sua rotina de acordo com os horários em que se sente mais produtivo.

Como colocar o modelo flexível em prática?

O primeiro passo para adotar a flexibilização na empresa é fazer adaptações na cultura organizacional. Afinal, não basta estabelecer os dias da semana em que os colaboradores vão para o escritório e os dias que ficam em casa.

Capacitação é fundamental para que os profissionais entendam a metodologia e os líderes consigam manter o fluxo de trabalho de forma satisfatória. Além disso, também se torna primordial entender a dinâmica de cada colaborador para verificar a viabilidade dele desempenhar suas funções fora do ambiente corporativo.

Nesse último caso, conforme já apontamos no artigo, a empresa pode solucionar essa questão com uma parceria com coworkings para a locação de espaços e facilitar essa migração.

Conheça os escritórios compartilhados da BQ

No mercado há mais de duas décadas, a BQ Escritórios e Coworking é uma aliada para as empresas que buscam um modelo flexível de trabalho.

Isso porque oferece para os clientes espaços multiusos com conforto, economia e estrutura inteligente. Por aqui, as empresas e os colaboradores contam com diferenciais que garantem agilidade e conveniência no dia a dia.

  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Caixa postal exclusiva;
  • Gestão de correspondência;
  • Infraestrutura de comunicação e TI;
  • Internet de alto padrão.

Entre em contato e usufrua dos ambientes da BQ para o crescimento do seu negócio!

Notícias relacionadas

15 de Agosto 2024
Dicas
DRE: entenda o que é e como usar

DRE: entenda o que é e como usar

Com a DRE, você terá acesso à saúde financeira da sua empresa. Neste artigo, separamos tudo o que você precisa ...

Leia Mais
11 de Julho 2024
Dicas
5 ferramentas para gestão de equipes e projetos

5 ferramentas para gestão de equipes e projetos

Essas ferramentas de gestão irão te ajudar a melhorar a produtividade e organização da empresa. Leia e entenda quais...

Leia Mais
23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais