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5 Dicas de saúde mental no retorno aos escritórios

Dicas

 

O avanço da vacinação contra a covid-19 e a redução dos casos, as empresas já se preparam para a volta ao trabalho presencial. Mas e como fica a saúde mental após quase 2 anos no regime de trabalho remoto?

Agora, mais do que os cuidados sanitários, há uma questão de adaptabilidade dos colaboradores e que envolve também o bem-estar mental de cada um.

Para te ajudar com a volta aos escritórios, separamos 5 dicas para sua saúde mental durante o retorno às atividades:

  • Entenda que o medo da volta é normal
  • Trabalhe o seu autoconhecimento
  • Conte com a tecnologia para te ajudar
  • Exerça a sua empatia
  • Volte às atividades gradualmente

A fase de “voltar a realidade” não é simples, e ficar apreensivo(a) com a ideia de mudar a rotina novamente é bastante comum. Mas, do mesmo jeito que você se preparou para o trabalho remoto, é possível se preparar para a volta ao presencial.

Existem cuidados básicos e reflexões importantes que podem garantir seu bem-estar diante do novo cenário, e te ajudar a encarar a nova fase de maneira mais tranquila.

Entenda que o medo da volta é normal

Estamos todos no mesmo barco e encarando as mudanças. É um processo de adaptação. Foi assim no início da pandemia e será da mesma forma agora! Depois de tanto tempo trabalhando em casa, sentir medo no retorno é normal.

E agora, o medo não é apenas de infecção pela doença, mas também de desfazer os laços criados pelo isolamento e das situações da rotina do ambiente corporativo.

Encare essa mudança com a consciência de que o receio de voltar é comum. Cuide-se e busque técnicas para diminuir sua ansiedade.

Trabalhe o seu autoconhecimento

O autoconhecimento certamente vai te trazer mais bem-estar. Conhecer seu valor e capacidade para enfrentar as mudanças é um dos caminhos para passar por elas.

Como primeiro passo, é preciso respeitar seu tempo, limites e espaços. Com a aderência ao trabalho remoto, foi possível confrontar algumas dessas questões -que são tão pessoais.

Aceitar que o cotidiano não retornará a ser o que era antes do período pandêmico, também é importante. Há uma nova realidade, então olhe para frente e leve todos os aprendizados que você obteve até aqui!

Conte com a tecnologia para te ajudar

A tecnologia pode ser nossa aliada quando falamos de saúde mental e bem-estar, afinal, você já deve ter notado o aumento de atendimentos online com psicólogos.

E, consequentemente, a praticidade das consultas online trouxeram um aumento no número de pessoas que estão fazendo psicoterapia e cuidando de si, pois não há barreiras geográficas, custos com deslocamento e as consultas tendem a ter valor mais acessível.

Além disso, hoje existem aplicativos com meditação guiada, uma técnica de respiração e concentração que pode ajudar -e muito- a diminuir a ansiedade. Aproveite este momento e use as tecnologias a seu favor!

Empatia

Para as empresas, é importante incentivar as lideranças a reservar um tempo para conversar com as equipes. A ideia é prestar suporte para superar os novos desafios. E mesmo que, seu papel não seja de um líder, exercer a empatia com os colegas é essencial.

As trocas de experiências são bastante importantes! Ouvir um membro da sua equipe vai muito além, são esses momentos que criam ambientes cada vez mais acolhedores e colaborativos.

Volte às atividades gradualmente

Retornar com os velhos hábitos de maneira gradual pode te ajudar a manter a saúde mental.

Comece com tudo de mais prático na sua rotina, comece acordando mais cedo para se preparar com o tempo de deslocamento, aposente seus pijamas durante o dia -aqui, vale até separar a roupa do trabalho um dia antes- e saia de casa para fazer outras atividades além do trabalho.

São pequenas mudanças que vão preparar sua mente para enfrentar a nova realidade.

A ansiedade gerada pelo retorno ao modelo presencial é comum. Além dos cuidados sanitários que são recomendados desde o início da pandemia, sabemos que há uma adaptação grande a se fazer sempre que as rotinas são alteradas.

Não se preocupe! Cuidar de si mesmo é mais fácil do que se imagina, e com pequenos gestos é possível manter a saúde mental na volta ao escritório.

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