10 de Fevereiro 2022

5 Dicas de saúde mental no retorno aos escritórios

5 Dicas de saúde mental no retorno aos escritórios

 

O avanço da vacinação contra a covid-19 e a redução dos casos, as empresas já se preparam para a volta ao trabalho presencial. Mas e como fica a saúde mental após quase 2 anos no regime de trabalho remoto?

Agora, mais do que os cuidados sanitários, há uma questão de adaptabilidade dos colaboradores e que envolve também o bem-estar mental de cada um.

Para te ajudar com a volta aos escritórios, separamos 5 dicas para sua saúde mental durante o retorno às atividades:

  • Entenda que o medo da volta é normal
  • Trabalhe o seu autoconhecimento
  • Conte com a tecnologia para te ajudar
  • Exerça a sua empatia
  • Volte às atividades gradualmente

A fase de “voltar a realidade” não é simples, e ficar apreensivo(a) com a ideia de mudar a rotina novamente é bastante comum. Mas, do mesmo jeito que você se preparou para o trabalho remoto, é possível se preparar para a volta ao presencial.

Existem cuidados básicos e reflexões importantes que podem garantir seu bem-estar diante do novo cenário, e te ajudar a encarar a nova fase de maneira mais tranquila.

Entenda que o medo da volta é normal

Estamos todos no mesmo barco e encarando as mudanças. É um processo de adaptação. Foi assim no início da pandemia e será da mesma forma agora! Depois de tanto tempo trabalhando em casa, sentir medo no retorno é normal.

E agora, o medo não é apenas de infecção pela doença, mas também de desfazer os laços criados pelo isolamento e das situações da rotina do ambiente corporativo.

Encare essa mudança com a consciência de que o receio de voltar é comum. Cuide-se e busque técnicas para diminuir sua ansiedade.

Trabalhe o seu autoconhecimento

O autoconhecimento certamente vai te trazer mais bem-estar. Conhecer seu valor e capacidade para enfrentar as mudanças é um dos caminhos para passar por elas.

Como primeiro passo, é preciso respeitar seu tempo, limites e espaços. Com a aderência ao trabalho remoto, foi possível confrontar algumas dessas questões -que são tão pessoais.

Aceitar que o cotidiano não retornará a ser o que era antes do período pandêmico, também é importante. Há uma nova realidade, então olhe para frente e leve todos os aprendizados que você obteve até aqui!

Conte com a tecnologia para te ajudar

A tecnologia pode ser nossa aliada quando falamos de saúde mental e bem-estar, afinal, você já deve ter notado o aumento de atendimentos online com psicólogos.

E, consequentemente, a praticidade das consultas online trouxeram um aumento no número de pessoas que estão fazendo psicoterapia e cuidando de si, pois não há barreiras geográficas, custos com deslocamento e as consultas tendem a ter valor mais acessível.

Além disso, hoje existem aplicativos com meditação guiada, uma técnica de respiração e concentração que pode ajudar -e muito- a diminuir a ansiedade. Aproveite este momento e use as tecnologias a seu favor!

Empatia

Para as empresas, é importante incentivar as lideranças a reservar um tempo para conversar com as equipes. A ideia é prestar suporte para superar os novos desafios. E mesmo que, seu papel não seja de um líder, exercer a empatia com os colegas é essencial.

As trocas de experiências são bastante importantes! Ouvir um membro da sua equipe vai muito além, são esses momentos que criam ambientes cada vez mais acolhedores e colaborativos.

Volte às atividades gradualmente

Retornar com os velhos hábitos de maneira gradual pode te ajudar a manter a saúde mental.

Comece com tudo de mais prático na sua rotina, comece acordando mais cedo para se preparar com o tempo de deslocamento, aposente seus pijamas durante o dia -aqui, vale até separar a roupa do trabalho um dia antes- e saia de casa para fazer outras atividades além do trabalho.

São pequenas mudanças que vão preparar sua mente para enfrentar a nova realidade.

A ansiedade gerada pelo retorno ao modelo presencial é comum. Além dos cuidados sanitários que são recomendados desde o início da pandemia, sabemos que há uma adaptação grande a se fazer sempre que as rotinas são alteradas.

Não se preocupe! Cuidar de si mesmo é mais fácil do que se imagina, e com pequenos gestos é possível manter a saúde mental na volta ao escritório.

Gostou do artigo de hoje e quer conferir mais conteúdos sobre o ambiente corporativo?

Acesse o blog da BQ Escritórios e Coworking e fique por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo, networking, negócios, vida profissional e muito mais!

Clique aqui para conferir.

Notícias relacionadas

23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais