21 de Abril 2022

Por que a descentralização dos escritórios é uma tendência para o futuro?

Por que a descentralização dos escritórios é uma tendência para o futuro?

A pandemia revolucionou o mercado de trabalho com diversas mudanças, que tiveram que ser implementadas de forma rápida e exigiram resiliência de empresas e colaboradores. Uma delas foi a descentralização dos escritórios, um movimento que começou com a necessidade do trabalho remoto e trouxe à tona um novo olhar sobre a forma como encaramos a rotina corporativa.

Mas o que isso significa? Por que se trata de um modelo que ganha cada vez mais espaço? E quais são as vantagens dele? Continue a leitura e descubra!

O que é a descentralização dos escritórios?

A descentralização dos escritórios é um modelo de atuação que não exige a presença dos colaboradores nos espaços físicos da organização. Assim, proporciona a oportunidade de se trabalhar em qualquer lugar, seja em casa, em viagens ou espaços de trabalho compartilhados - como o coworking e os escritórios virtuais.

Mesmo que algumas empresas já estivessem experimentando esse tipo de modelo de atuação, foi na pandemia que a tendência se intensificou de forma significativa. Diante do risco de contaminação, a descentralização dos escritórios se tornou uma alternativa assertiva para assegurar o distanciamento social e manter a operação do negócio.

Por que esse modelo de atuação se tornou uma tendência para o futuro do trabalho?

Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada de todas as atividades presenciais, a descentralização dos escritórios seguiu como uma opção assertiva para alguns nichos de trabalho.

Isso pode ser explicado pela facilidade encontrada no modelo de trabalho que se tornou um bônus para a empresa atrair talentos, reduzir custos e ainda incentivar a produtividade das equipes.

Já para os colaboradores, os benefícios são ainda mais marcantes: menos tempo perdido no deslocamento para o trabalho e mais qualidade de vida, com a oportunidade de desempenhar suas funções onde desejar.

Conheça 5 vantagens da descentralização dos escritórios

1- Oportunidade para a empresa investir em tecnologia

A ausência dos colaboradores no espaço físico não significa que o andamento do trabalho será prejudicado.

Afinal, existem inúmeras soluções tecnológicas no mercado para que os colaboradores possam desempenhar suas tarefas através da internet e com o auxílio de softwares modernos para otimizar a rotina.

2- Diminuição do espaço físico

Como já apontamos, a descentralização dos escritórios permite a redução do ambiente físico que a organização ocupa.

Isso permite maior economia de recursos para a manutenção de escritórios e a possibilidade de buscar a expansão do negócio sem grandes investimentos em espaços físicos e o gerenciamento que eles exigem.

3- Mais qualidade de vida para os colaboradores

Não precisar se deslocar facilitou (e muito) a rotina dos profissionais durante a pandemia. Principalmente porque permitiu o direcionamento das horas livres para o lazer e os momentos em família.

Um aspecto que resultou em uma maior qualidade de vida dos funcionários, além de aumentar a produtividade, já que se sentem mais dispostos e valorizados.

4- Otimização dos gastos da empresa

Uma organização com ambiente físico menor reduz os seus custos! Afinal, diferentes ativos são ajustados, como aluguel, contas de consumo e/ou manutenção.

Ao mesmo tempo, não exigir o deslocamento faz com que o pagamento desse benefício seja minimizado. Com isso, os gestores podem direcionar seus esforços para investir em melhorias para o negócio!

5- Possibilidade de atuação em novas localidades

A descentralização dos escritórios vai muito além do conceito de “home office”. Isso porque é possível atuar onde nos sentimos mais eficientes. Uma opção, por exemplo, são os escritórios virtuais e espaços de coworking, que oferecem uma ótima infraestrutura para reuniões e atender clientes de forma profissional.

Essa também é uma alternativa para as empresas reunirem seus times de acordo com a necessidade - uma forma de manter o regime de trabalho híbrido sem a necessidade de despender grandes custos para manter um escritório próprio.

Conheça os escritórios compartilhados da BQ

No mercado há mais de duas décadas, a BQ Escritórios e Coworking é uma aliada para as empresas que buscam a descentralização dos escritórios.

Isso porque oferece para os clientes espaços multiusos com conforto, economia e estrutura inteligente. Por aqui, as empresas e os colaboradores contam com diferenciais que garantem agilidade e conveniência no dia a dia.

  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Caixa postal exclusiva;
  • Gestão de correspondência;
  • Infraestrutura de comunicação e TI;
  • Internet de alto padrão.

Entre em contato e usufrua dos ambientes da BQ para o crescimento do seu negócio!

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais