BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Por que a descentralização dos escritórios é uma tendência para o futuro?

Coworking

A pandemia revolucionou o mercado de trabalho com diversas mudanças, que tiveram que ser implementadas de forma rápida e exigiram resiliência de empresas e colaboradores. Uma delas foi a descentralização dos escritórios, um movimento que começou com a necessidade do trabalho remoto e trouxe à tona um novo olhar sobre a forma como encaramos a rotina corporativa.

Mas o que isso significa? Por que se trata de um modelo que ganha cada vez mais espaço? E quais são as vantagens dele? Continue a leitura e descubra!

O que é a descentralização dos escritórios?

A descentralização dos escritórios é um modelo de atuação que não exige a presença dos colaboradores nos espaços físicos da organização. Assim, proporciona a oportunidade de se trabalhar em qualquer lugar, seja em casa, em viagens ou espaços de trabalho compartilhados - como o coworking e os escritórios virtuais.

Mesmo que algumas empresas já estivessem experimentando esse tipo de modelo de atuação, foi na pandemia que a tendência se intensificou de forma significativa. Diante do risco de contaminação, a descentralização dos escritórios se tornou uma alternativa assertiva para assegurar o distanciamento social e manter a operação do negócio.

Por que esse modelo de atuação se tornou uma tendência para o futuro do trabalho?

Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada de todas as atividades presenciais, a descentralização dos escritórios seguiu como uma opção assertiva para alguns nichos de trabalho.

Isso pode ser explicado pela facilidade encontrada no modelo de trabalho que se tornou um bônus para a empresa atrair talentos, reduzir custos e ainda incentivar a produtividade das equipes.

Já para os colaboradores, os benefícios são ainda mais marcantes: menos tempo perdido no deslocamento para o trabalho e mais qualidade de vida, com a oportunidade de desempenhar suas funções onde desejar.

Conheça 5 vantagens da descentralização dos escritórios

1- Oportunidade para a empresa investir em tecnologia

A ausência dos colaboradores no espaço físico não significa que o andamento do trabalho será prejudicado.

Afinal, existem inúmeras soluções tecnológicas no mercado para que os colaboradores possam desempenhar suas tarefas através da internet e com o auxílio de softwares modernos para otimizar a rotina.

2- Diminuição do espaço físico

Como já apontamos, a descentralização dos escritórios permite a redução do ambiente físico que a organização ocupa.

Isso permite maior economia de recursos para a manutenção de escritórios e a possibilidade de buscar a expansão do negócio sem grandes investimentos em espaços físicos e o gerenciamento que eles exigem.

3- Mais qualidade de vida para os colaboradores

Não precisar se deslocar facilitou (e muito) a rotina dos profissionais durante a pandemia. Principalmente porque permitiu o direcionamento das horas livres para o lazer e os momentos em família.

Um aspecto que resultou em uma maior qualidade de vida dos funcionários, além de aumentar a produtividade, já que se sentem mais dispostos e valorizados.

4- Otimização dos gastos da empresa

Uma organização com ambiente físico menor reduz os seus custos! Afinal, diferentes ativos são ajustados, como aluguel, contas de consumo e/ou manutenção.

Ao mesmo tempo, não exigir o deslocamento faz com que o pagamento desse benefício seja minimizado. Com isso, os gestores podem direcionar seus esforços para investir em melhorias para o negócio!

5- Possibilidade de atuação em novas localidades

A descentralização dos escritórios vai muito além do conceito de “home office”. Isso porque é possível atuar onde nos sentimos mais eficientes. Uma opção, por exemplo, são os escritórios virtuais e espaços de coworking, que oferecem uma ótima infraestrutura para reuniões e atender clientes de forma profissional.

Essa também é uma alternativa para as empresas reunirem seus times de acordo com a necessidade - uma forma de manter o regime de trabalho híbrido sem a necessidade de despender grandes custos para manter um escritório próprio.

Conheça os escritórios compartilhados da BQ

No mercado há mais de duas décadas, a BQ Escritórios e Coworking é uma aliada para as empresas que buscam a descentralização dos escritórios.

Isso porque oferece para os clientes espaços multiusos com conforto, economia e estrutura inteligente. Por aqui, as empresas e os colaboradores contam com diferenciais que garantem agilidade e conveniência no dia a dia.

  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Caixa postal exclusiva;
  • Gestão de correspondência;
  • Infraestrutura de comunicação e TI;
  • Internet de alto padrão.

Entre em contato e usufrua dos ambientes da BQ para o crescimento do seu negócio!

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Coworking

Coworking é uma das principais tendências corporativas atualmente

O coworking é uma das principais tendências do mundo empresarial atualmente. É uma excelente oportunidade para profissionais de di...

leia mais
Coworking

Coworking: o que é e como pode contribuir para o crescimento das empresas

O coworking é um termo em inglês que significa trabalhar junto. É justamente a ideia desse modelo de trabalho: ter um espaç...

leia mais
Coworking

10 motivos para conhecer os escritórios compartilhados da BQ

Se você acompanha as tendências do mundo empresarial, com certeza já deve ter ouvido falar em escritórios compartilhados. T...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé