07 de Abril 2022

O que significa trabalhar com liberdade?

O que significa trabalhar com liberdade?

O mercado de trabalho vem passando por mudanças consideráveis nos últimos anos devido a uma série de motivos, como o início da pandemia da covid-19, a mudança de mentalidade dos profissionais, etc. Nesse contexto, diversas formas alternativas de atuação ganharam espaço no universo corporativo.

Home office, horários flexíveis, teletrabalho e jornadas de trabalho reduzidas são exemplos de medidas adotadas por diversas organizações no Brasil e em demais países.

Segundo o estudo Panorama PMEs, 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto ou jornadas de trabalho flexíveis durante o período de pandemia.

Contudo, com a retomada das atividades presenciais e o possível fim da pandemia, a flexibilidade já não é mais uma novidade no mercado de trabalho, uma vez que os profissionais de hoje vão além e prezam por liberdade de atuação.

Mas o que isso significa? Continue acompanhando o artigo para entender mais sobre este assunto!

O que significa trabalhar com liberdade?

Questão bastante valorizada neste novo momento do mercado profissional, o trabalho com liberdade representa nada mais do que produzir no seu tempo, respeitando os compromissos e metas estabelecidas pelo trabalho.

Ou seja, trabalhar com liberdade permite que cada profissional conduza suas atividades diárias de maneira própria, sem abrir mão das regras, processos, metas e obrigações impostas pela empresa.

O trabalho com mais liberdade vem ganhando uma importância considerável no mercado, pois é uma forma de melhorar a vida das pessoas dentro das empresas, eliminando os padrões antiquados da era industrial.

Dessa maneira cada profissional pode trabalhar da forma que preferir, seja em horários em que se sente mais produtivo ou em locais alternativos, conciliando a vida pessoal e profissional ao mesmo tempo em que mantém a qualidade das entregas e contribui para os resultados positivos da organização.

Mas não é só isso!

Trabalhar com liberdade ainda traz outras vantagens, como:

  • Maior engajamento da equipe;
  • Aumento na produtividade;
  • Maior satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • Crescimento na carreira;
  • Maior autonomia de atuação;

E muito mais!

A era digital e o mercado de trabalho

A era digital permite que as pessoas realizem suas atividades diárias em qualquer lugar e a qualquer momento. Afinal, a rede conecta a sociedade independente de distância, horário e região.

Nesse sentido, não há porque evitar que novas formas de trabalho sejam implementadas no mercado profissional.

Além disso, é importante promover também uma mudança de pensamento sobre a forma como as pessoas trabalham, possibilitando que cada vez mais profissionais atuem com maior liberdade e de forma mais produtiva em um mundo tão conectado e dinâmico.

Gostou de conhecer mais sobre o conceito de trabalhar com liberdade? Então, que tal levar esta ideia para dentro da sua empresa?

Como você conferiu, este modo de trabalhar pode trazer diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores, além de representar uma forte tendência para os próximos anos.

Para conferir mais conteúdos sobre o mercado de trabalho e suas tendências, carreiras, espaços de trabalho alternativos e muito mais, acesse o blog da BQ Escritórios e Coworking.

Clique aqui para conhecer nosso blog e ficar por dentro das últimas novidades!

 

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais