14 de Abril 2022

Coworking: o que é e como pode contribuir para o crescimento das empresas

Coworking: o que é e como pode contribuir para o crescimento das empresas

O coworking é um termo em inglês que significa trabalhar junto. É justamente a ideia desse modelo de trabalho: ter um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e até freelancers.

Os escritórios compartilhados estão em constante crescimento no Brasil e não apenas para empresas pequenas. Grandes organizações já migraram para o coworking com o objetivo de alavancar seus negócios.

A BQ Escritórios e Coworking é especialista no assunto, a fim de reunir pessoas, promover ideias e contribuir para o crescimento das empresas. Nesse post, mostraremos os diversos benefícios do modelo de trabalho. Continue a leitura para conferir!

Como funciona o coworking?

O coworking é um espaço físico para trabalhar com toda estrutura necessária para os profissionais terem uma rotina funcional e produtiva. Além da própria estação de trabalho, outros serviços também são oferecidos como recepção, internet, atendimento personalizado, etc.

Inclusive, a customização do serviço de coworking é uma vantagem essencial para quem está pensando em mudar a forma de trabalho da empresa. Tudo vai depender da necessidade do cliente.

Por que o working pode contribuir para o crescimento da sua empresa?

Apesar de ser um modelo de negócio novo no Brasil, já que o primeiro surgiu em 2007, em São Paulo, o coworking é uma excelente opção porque não tem limitação para o tipo de atividade.

Se você é um pequeno empresário que precisa otimizar tempo e focar sua atenção nos desafios do negócio, o coworking pode ajudar. Empresas de grande porte também podem aproveitar de diversos benefícios desse movimento em ascensão.

Porém, uma dúvida comum é: porque mudar para o coworking seria vantajoso para o meu negócio? Vamos te mostrar a seguir.

Redução de custos

Comparado ao escritório tradicional, o espaço de coworking é mais vantajoso e reduzir custos é sempre interessante para uma empresa, ainda mais quando isso não afeta a qualidade de trabalho.

Com o coworking, as contas são rateadas entre as empresas ou pessoas que compartilham o espaço. Para perceber a vantagem, basta somar os custos de contratos de locação, investimento em mobílias, infraestrutura e manutenção de um escritório comum.

Pagar apenas um valor mensal pela estrutura de trabalho completa que seu negócio precisa é mais prático e ainda possíveis mudanças podem ser feitas de forma rápida e sem burocracia.

Escalabilidade

Quer que sua empresa cresça? Então, o ideal é ter um espaço que se adapte junto com todo o progresso. Coworkings são excelentes locais para negócios que pretendem crescer em um período curto, pois são facilmente adaptáveis.

Além disso, o coworking ajuda no crescimento da sua empresa ao facilitar o contato entre pessoas certas, na hora certa.

Independentemente do ramo de atividade, o coworking cria pontes que podem aproximar parcerias de sucesso para suas tarefas. Assim, os resultados que sua empresa está buscando pode chegar de forma mais rápida.

Criação de networking

Por falar nisso, o coworking promove um espaço de comunidade. Você e sua equipe podem conversar sobre assuntos fora do segmento que estão acostumados e isso só não só pode estimular a criatividade, como motivar mudanças e despertar novas percepções sobre o negócio.

Com ele, é possível conectar sua marca com outros locais. A BQ Escritórios e Coworking, por exemplo, tem sedes no Rio de Janeiro, Macaé e Belo Horizonte. Tudo isso em pontos estratégicos para contribuir para o crescimento das empresas.

Aumento da produtividade

Quem nunca trabalhou em coworking pode estranhar essa característica. Afinal, como um espaço compartilhado pode influenciar positivamente na produtividade sem causar distrações?

O fato é que, em um espaço de coworking, cria-se um ambiente totalmente profissional e focado. Ver outras pessoas trabalhando, tendo insights e colocando em prática seus talentos e habilidades é uma excelente forma de motivação das equipes.

Estrutura pronta

Montar um escritório do zero ou até mesmo se adaptar no ambiente doméstico para trabalhar pode não ser uma experiência estressante.

No espaço de coworking, você não precisa se preocupar em comprar os móveis certos, se a iluminação está ideal, na contratação de um bom serviço de internet, entre outros. Tudo isso já vem pronto para usufruir!

Além da facilidade, isso agrega mais agilidade na administração do negócio, focando em estratégias para promover o crescimento da empresa.

BQ Coworking: uma experiência completa!

A BQ Escritórios e Coworking oferece espaços de trabalho compartilhados com o melhor custo benefício, aliando infraestrutura completa de serviços, em um ambiente humanizado e acolhedor.

Por isso, muito além do espaço físico, nosso coworking foi especialmente projetado para reunir pessoas e promover ideias. Veja o que você pode encontrar por aqui:

  • Espaço com mobiliário ergonômico;
  • Ambiente climatizado;
  • Equipamento de mídia completo;
  • Telefone dedicado;
  • Box e recebimento de recados via APP;
  • Possibilidade de utilizar o local como endereço comercial.

Além disso, outros serviços também fazem parte do coworking da BQ, sem nenhum custo adicional, como:

  • Mentorias e assessoria profissional;
  • Palestras e eventos online/presenciais;
  • Reuniões e encontros profissionais;
  • Networking com propósito e efetivo.

Traga sua empresa para coworking da BQ e coloque em prática os planos de crescimento do seu negócio!

Notícias relacionadas

18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais
14 de Marco 2024
Coworking
Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Saiba como o coworking utiliza o Built-to-suit para criar espaços de trabalho sob medida...

Leia Mais
08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais