01 de Fevereiro 2022

Bem-estar no trabalho: a importância de construir um ambiente pensado em pessoas

Bem-estar no trabalho: a importância de construir um ambiente pensado em pessoas

O local de trabalho é um ambiente repleto de estímulos e situações que podem abalar a saúde emocional dos colaboradores e desencadear quadros de estresse e ansiedade. A pressão por resultados e a necessidade de ser produtivo são exemplos de ameaças ao bem-estar dos trabalhadores.

Dentro das empresas, tanto fatores físicos e estruturais do local quanto aspectos da cultura organizacional podem influenciar no dia a dia dos funcionários.

E companhias que não investem em melhorias no ambiente de trabalho estão colocando em risco não apenas a saúde dos colaboradores, mas também seu próprio sucesso perante o mercado.

Por que investir no bem-estar no trabalho?

Hoje em dia, cada vez mais empresas estão repensando suas estruturas organizacionais e promovendo melhorias no ambiente laboral. O objetivo é desenvolver ações que garantam o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores no trabalho.

Afinal, funcionários felizes e realizados com o ambiente laboral são mais saudáveis e trabalham melhor.


Mas não é só isso!

Ao investir na saúde física e mental dos funcionários, a organização aproveita resultados mais positivos, oferece um ambiente interno agradável para todos, reduz os índices de rotatividade, aumenta a satisfação dos colaboradores e se torna mais competitiva no mercado em que atua.

Desafios no ambiente de trabalho

Agora que você já entendeu a importância de investir no bem-estar no ambiente de trabalho, é importante conhecer os maiores desafios que podem surgir pela frente.

Confira os principais problemas observados no ambiente laboral:

  • Excesso de barulho

O barulho contínuo no ambiente de trabalho é um estímulo constante, que pode causar dores de cabeça e irritabilidade nos trabalhadores em situações de exposição prolongada.

Além disso, o ruído causado por conversas de outros colegas de trabalho pode prejudicar a concentração e reduzir a produtividade dos colaboradores.

  • Estresse

O estresse e a pressão no ambiente de trabalho podem causar muito mais do que desatenção e erros na execução das atividades.

Estas situações diárias levam o trabalhador à exaustão física e mental, resultando em problemas de saúde mais graves, como crises de ansiedade e até mesmo depressão.

  • Ergonomia inadequada

As dores nas costas costumam ser umas das principais queixas das pessoas no ambiente de trabalho. Este problema de ergonomia pode ser causado por cadeiras desconfortáveis, mesas inadequadas, teclado mau posicionado, falta de apoio para os pés, entre outras questões.

Colaboradores que enfrentam problemas de ergonomia poderão apresentar dores e desconforto no ambiente de trabalho, resultando na queda da produtividade.

Como promover o bem-estar no trabalho?

Por mais tecnológico que sejam os processos internos, toda empresa é formada por pessoas que precisam estar bem mentalmente e fisicamente.

Garantir o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é um investimento que traz retornos significativos. Afinal, uma empresa que investe em seus funcionários está investindo em seu próprio futuro e sucesso.

Dito isto, confira como aumentar o bem-estar da equipe no ambiente laboral:

1. Realize melhorias no espaço
Para solucionar os problemas de ergonomia no ambiente de trabalho, a empresa deve investir em melhorias estruturais por meio de uma Análise Ergonômica do Trabalho.

Ouvir as queixas da equipe também é importante para auxiliar na busca por ações de melhoria ainda mais efetivas e na delimitação das prioridades.

2. Adote a flexibilidade

A flexibilidade no ambiente de trabalho é essencial para proporcionar bem-estar aos colaboradores. Isso porque dosar as cobranças diárias com momentos de descanso e descontração pode ajudar a equipe a relaxar e se revigorar para a volta ao trabalho.

Mas é importante estabelecer limites para esta flexibilidade, evitando que os colaboradores se tornem ociosos ou que a maior liberdade prejudique a produtividade da equipe.

3. Valorize a saúde mental

A saúde mental é uma das principais responsáveis por afetar o desempenho profissional. Afinal, um colaborador que não se sente bem emocionalmente, dificilmente será produtivo no trabalho.

Considerando que diversos fatores podem afetar o estado emocional dos funcionários, como repreensão dos gestores, erros cometidos, excesso de pressão, entre outros, a organização se torna responsável por promover um ambiente laboral saudável para a equipe e estabelecer ações de cuidado mental.

Como está o ambiente de trabalho da sua empresa?

Como você conferiu, construir um ambiente laboral pensado nas pessoas é vantajoso para empregador e empregados. Então, que tal investir em propostas para melhorar a saúde emocional e o bem-estar dos seus colaboradores?

No blog da BQ, você encontra outras dicas para otimizar o ambiente de trabalho e aumentar a satisfação da sua equipe, além de conferir novidades sobre o universo empresarial.

Clique aqui para acessar o blog e ficar por dentro de tudo.

 

 

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais