28 de Setembro 2023

Como surgiu o escritório que conhecemos hoje

 Como surgiu o escritório que conhecemos hoje

Todos os dias, quando saímos de casa e nos dirigimos ao local de trabalho, dependendo da ocupação, ligamos o computador e nos deparamos com a caixa de entrada do e-mail.

Esses comportamentos, feitos por milhares de pessoas ao redor do mundo, são recentes se comparados com todas as transformações que o mundo do trabalho passou nas últimas centenas de anos.  

Neste artigo, vamos nos aprofundar nessas mudanças e em como surgiu o escritório que conhecemos atualmente.

Vamos viajar no tempo?

Como o trabalho surgiu?

De forma bastante resumida, podemos dizer que o trabalho acompanha a história da humanidade desde o seu surgimento.

É por isso que em cada período específico, o sistema de produção era diferente e se caracterizava conforme o contexto histórico que estava inserido.  

Mas no início, o trabalho estava ligado principalmente às necessidades básicas de alimentação e sobrevivência do ser humano.

Contudo, foi durante a Pré-História, na Idade da Pedra Lascada, que o trabalho passou por um aprimoramento significativo com a construção de ferramentas para caça e confecção de roupas e preparo dos alimentos.

Ao longo dos anos, a habilidade humana de se adaptar e criar novas técnicas transformou significativamente nosso entorno, tornando-o um ambiente cada vez mais complexo e repleto de significados.

Esta é a principal diferença do ser humano se comparado com outros animais. Nós não construímos e trabalhamos somente por um instinto.

Nós criamos intenções nesse processo e por isso organizamos racionalmente o trabalho.

O surgimento dos escritórios

Os escritórios são espaços de trabalho que surgiram na Idade Média, nos mosteiros, onde os monges se dedicavam ao estudo e à escrita de documentos.

Os monges preferiam locais afastados para se concentrar em suas atividades intelectuais, mas esses espaços eram muito diferentes dos escritórios de hoje, eram extremamente desconfortáveis e todos trabalhavam em pé.

Anos mais tarde, a partir do século XIII, com o renascimento, o conhecimento religioso começou a se misturar com a ciência e o comércio.

Foi então que os escritórios passaram a ser usados para a organização administrativa dos estados centralizados, que aumentaram muito entre os séculos XVII e XVIII.

Os escritórios também serviam para a classificação e o arquivamento de informações importantes para os intelectuais e os comerciantes. Além disso, artistas e escritores usavam os escritórios como espaços de isolamento independentes, onde podiam criar suas obras.

Saiba mais sobre a evolução dos modelos de escritório nos últimos anos abaixo. 

O modelo Taylorista

Os escritórios predominantes no início do século XX eram baseados na segregação espacial, na hierarquia, na especialização e na padronização das atividades.

As principais influências para esse espaço são do engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que usou o cronômetro e os princípios da gestão científica nos escritórios. 

Espaço humanista 

Já nos anos 30, existe uma mudança na visão do trabalhador que passa a ser considerado como um ser humano, com aspectos psicológicos que influenciam na sua produção diária.

Um marco dessa época é o edifício Johnson Wax Building, projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, que foi inovador em vários aspectos. Ele contava com colunas em forma de árvore, móveis modulados, plano aberto e ar condicionado em todos os ambientes, tendo sido tombado pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos, em 1976.

Espaços sem fronteiras

Na década de 50, grandes espaços abertos começaram a ganhar escritórios, com o objetivo reduzir as diferenças hierárquicas e estimular a colaboração entre os funcionários.

Contudo, esse modelo também gerou problemas de desconforto acústico e falta de privacidade, principalmente pela estranheza que esses ambientes mais abertos causavam. 

Uso de computadores nos escritórios: mais flexibilidade e compartilhamento

Com a chegada dos computadores, nos anos 2000, a estrutura física dos escritórios precisou passar por modificações significativas.

Os espaços passaram a considerar a flexibilidade em seus projetos, com o  compartilhamento de mesas e bancadas.

O aumento de espaços coworking em cidades como São Francisco, Londres e Berlim também marcou este período.

Conte com a flexibilidade oferecida pela BQ Escritórios e Coworking

Desde 1998, transformamos a forma de trabalhar de empresas e empreendedores, oferecendo espaços versáteis e inteligentes que facilitam a administração e a rotina de trabalho.

Somos mais do que espaços físicos, somos aliados dos nossos clientes, entregando soluções que otimizam o seu tempo e o seu dinheiro.

A BQ possui unidades em locais privilegiados no Rio de Janeiro, Macaé e Juiz de Fora, com uma infraestrutura completa para atender às necessidades de espaços para escritórios flexíveis, cada vez mais requisitados no mercado atual.

Na BQ, você só precisa se preocupar com o sucesso da sua empresa, pois cuidamos de tudo o que envolve o seu espaço de trabalho!

Não perca as nossas atualizações nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Notícias relacionadas

06 de Abril 2023
Institucional
A BQ cresceu junto com sua empresa

A BQ cresceu junto com sua empresa

Entenda como os nossos serviços evoluíram ao longo dos anos...

Leia Mais
03 de Junho 2022
Institucional
O que é ESG e qual é a importância para as empresas?

O que é ESG e qual é a importância para as empresas?

Entenda o que é ESG e por que a sigla é tão importante para as empresas que desejam se posicionar no mercado de ...

Leia Mais
19 de Janeiro 2022
Institucional
O que é Janeiro Branco?

O que é Janeiro Branco?

Acompanhe no artigo o que é Janeiro Branco e descubra a importância de promover o bem-estar e a saúde emocional em ...

Leia Mais
16 de Dezembro 2021
Institucional
#Espaços BQ Escritórios: Parcerias e cobranding

#Espaços BQ Escritórios: Parcerias e cobranding

Entenda o que é cobranding e descubra como o espaço coworking da BQ pode facilitar as parcerias da sua empresa...

Leia Mais