04 de Maio 2023

Flexibilidade é a chave para o crescimento de seu negócio

Flexibilidade é a chave para o crescimento de seu negócio

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao aumento de flexibilidade em muitos aspectos.

A implementação de novas tecnologias, novas formas de contratação e modelos de trabalho se transformaram em todas as áreas de atuação.

Essas transformações avançam em ritmo acelerado e com maior visibilidade do que nas décadas passadas, por exemplo.

Atualmente, os limites entre as diferentes atividades profissionais são menos definidos e é visível o surgimento de novas áreas que não necessariamente se relacionam às profissões tradicionais.

Até mesmo profissionais de áreas como medicina, direito e engenharia precisam manter-se atualizados e adaptados às mudanças constantes, o que implica em aprendizagem contínua e novos modos de desempenho de suas funções.

Na realidade de profissionais liberais e microempreendedores essas mudanças são ainda mais evidentes.

O uso de coworking, locação de salas para treinamento e escritórios mobiliados são alternativas muito interessantes por conta da praticidade e dos menores custos, já que essas locações evitam uma série de burocracias, comuns à locação tradicional.

Neste artigo vamos falar sobre como a flexibilidade tornou-se a chave para o crescimento de seu negócio. Continue a leitura!

Qual o papel da flexibilidade no trabalho 

A flexibilidade no trabalho, tanto para profissionais que atuam em empresas quanto aqueles que são profissionais liberais, significa uma maior autonomia nas condições de trabalho, nas horas trabalhadas, no local de trabalho e até mesmo na vestimenta.

Nas empresas essa flexibilidade pode ser aplicada na concessão de benefícios, organização dos setores e também em treinamentos.

Os gestores que priorizam a flexibilidade conseguem receber mais feedbacks das suas equipes e isso acaba refletindo nas entregas e resultados positivos dos times.

Para os profissionais liberais, a flexibilidade possibilita uma maior liberdade de escolha, o que reflete na melhora da saúde mental.

Isso acontece porque, mesmo que um profissional esteja prestando serviços, ele precisa organizar suas entregas de acordo com o tempo disponível para cada atividade.

Como esse profissional não tem um salário fixo por mês, a tendência é aceitar muitas propostas de trabalho ao mesmo tempo para chegar em um valor considerável. 

O que acontece também é que o profissional pode analisar os seus próprios períodos de maior produtividade e entender quais são os momentos em que a criatividade está mais bloqueada.

Essa flexibilidade permite ainda mais tempo com a família, amigos, animais de estimação e prática de exercícios físicos que melhoram a qualidade de vida como um todo. 

Principais benefícios da flexibilidade

Mais do que organizar melhor as demandas e entender sobre seus próprios limites, a flexibilidade no ambiente de trabalho garante outros benefícios que vamos explicar melhor a seguir.

  • Aumento da satisfação com o trabalho 

A rotina pode ser repleta de imprevistos que precisam ser resolvidos rapidamente.

Desde receber algum profissional em casa para consertar algo, até buscar o filho na escola mais cedo por algum motivo, a flexibilidade possibilita que essas questões sejam resolvidas sem dores de cabeça.

Além disso, poder trabalhar de qualquer lugar, é outro fator que contribui para melhorar a qualidade de vida do profissional, permitindo menos tempo com deslocamentos e mais tempo livre no dia para se dedicar a outras atividades.

A soma desses fatores contribui para uma maior satisfação com o trabalho e até mesmo aumento da produtividade. 

  • Redução de custos 

Os custos de manter um escritório para receber parceiros profissionais, organizar reuniões, treinamentos ou ainda para ser endereço fiscal ou comercial são bastante elevados.

Dependendo da cidade e da localização desses escritórios, os valores são ainda maiores.

Os profissionais liberais e pequenos empreendedores costumam enfrentar uma série de dificuldades no início de suas trajetórias, principalmente no que diz respeito à questão financeira.

Nessa realidade, a locação de escritórios eventuais e coworkings são possibilidades mais econômicas e que se encaixam perfeitamente no contexto de profissionais flexíveis em suas atuações.

  • Contribui para a retenção de talentos

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, e todas as transformações no modelo de trabalho que esse período ocasionou, o home office passou a ser muito procurado por profissionais.

A gestão de muitas empresas também entendeu que manter uma sede física gera muitos gastos e, diante disso, a locação de coworkings e escritórios eventuais acabou aumentando significativamente.

Essa flexibilidade relacionada ao local de trabalho contribui para a retenção de talentos, já que os profissionais poderão se envolver com outras atividades e priorizar outras áreas de suas vidas, não apenas os seus empregos. 

Como os profissionais que escolhem a BQ aplicam a flexibilidade 

Quando o assunto é flexibilidade no trabalho e crescimento do negócio a partir disso, muito provavelmente a ideia que vem à cabeça está relacionada ao espaço de trabalho.

Nós, enquanto uma empresa voltada para a locação de espaços, nos preocupamos em oferecer soluções que vão além de possibilidades de locação.

Pensando em nosso papel e em todo aprendizado que reunimos a partir da relação desenvolvida com nossos clientes e parceiros, criamos o Metro³ BQ.

O Metro³ foi criado para se aprofundar na realidade e no momento em que cada profissional liberal, empresa ou microempreendedor está vivenciando.

Esse aprofundamento é necessário porque entendemos que as necessidades e expectativas são totalmente diferentes a cada caso.

Enquanto uma empresa está buscando diminuir seus custos com uma sede e nos procura para diminuir esse gasto, outro profissional pode estar preocupado com a resolução de burocracias que envolvem a abertura de empresa e precisa de um endereço fiscal, por exemplo.

Essas singularidades precisam ser consideradas e respeitadas e é isso que fazemos por meio do Metro³.

Criamos espaços que proporcionam networking e trocas que são extremamente importantes, independentemente da fase que um negócio esteja.

Conheça melhor esse serviço e entre em contato conosco para crescermos e alcançarmos o sucesso juntos!

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais