21 de Setembro 2023

Alugar um escritório tradicional ou espaço de coworking?

Alugar um escritório tradicional ou espaço de coworking?

Quando o assunto é espaço de trabalho, há alguns anos, a imagem que rapidamente vinha à cabeça era a de grandes empresas, com dezenas de salas espalhadas pelos andares e funcionários dividindo esses ambientes.

Mesmo em empresas menores, essa lógica de grandes corporações era mantida, principalmente porque era o referencial que existia.

Anos mais tarde, em 2023, com o home office consolidado, modelo híbrido e a popularização dos coworkings, falar sobre espaço de trabalho ganhou novas camadas mais dinâmicas e é claro, flexíveis.

Neste artigo vamos nos aprofundar sobre a escolha entre alugar um escritório tradicional ou espaço de coworking. Continue a leitura! 

Por onde começar a pensar sobre essa decisão?  

A primeira vista, tanto um coworking quanto um escritório tradicional podem contemplar diferentes necessidades e expectativas.

Mas diante disso, é preciso refletir sobre algumas prioridades e também sobre o momento que o seu negócio está vivenciando.

Se você é um empreendedor que começou a investir recentemente em uma pequena empresa, o lucro com ela possivelmente continua baixo. E se o lucro está baixo, cortar gastos é crucial para fazer o negócio crescer e oferecer produtos e serviços de qualidade para os clientes.

Portanto, se a prioridade for economizar sem abrir mão de um endereço para receber parceiros ou realizar encontros profissionais, por exemplo, a locação de um coworking torna-se uma alternativa muito interessante.

Os gastos para manter o aluguel de um escritório tradicional envolvem custos desde a locação, até o pagamento de internet, luz, condomínio do prédio comercial e todas as burocracias de comprovação de renda para concretizar uma locação.

Muitas vezes um profissional liberal não é aprovado nesse tipo de cadastro justamente por estar passando pela fase inicial da abertura de uma empresa.

Todas essas dificuldades, gastos e estresse podem ser evitados se a escolha for por um coworking, já que o espaço está totalmente pronto e acessível para a rotina de trabalho.

Além disso, não existe o pagamento de taxas adicionais. O plano escolhido no coworking possui um valor fixo por mês, o que também auxilia no melhor planejamento financeiro de empreendedores. 

Escolha bem a localização do espaço do trabalho

Outro ponto importante, que pode ser crucial na escolha de um escritório tradicional ou de um coworking, é a localização deste espaço.

Regiões de fácil acesso, em locais centrais de grandes cidades, são ideais para promover reuniões, marcar entrevistas e receber clientes ou parceiros de negócio.

E contar com um endereço em uma localização privilegiada beneficia muito a reputação de um negócio, independentemente da sua dimensão.

Se você está pensando em alugar um escritório tradicional em uma região central, é essencial preparar um investimento significativo para locação, já que os aluguéis nesses pontos da cidade costumam ser mais altos.

Em contrapartida, existem dezenas de opções de coworkings em regiões valorizadas, que facilitam o dia a dia e estão próximos a bancos, centros comerciais ou shoppings. 

Enquanto trabalha, faça networking e impulsione o seu negócio 

Aqueles que optam por trabalhar em uma sala fechada sem a possibilidade de conviver com outros profissionais podem perder oportunidades interessantes para o futuro do negócio.

Isso acontece porque de conversas despretensiosas, quanto o ambiente é pensado e preparado para isso, podem surgir grandes ideias e até mesmo parcerias de sucesso.

O espaço de um coworking promove essa interação e recebe profissionais das mais variadas áreas de atuação.

O clima predominante é o de troca, networking e a criação de laços que podem ser duradouros e produtivos.

Diante disso, pensando no contexto de empreendedorismo, o coworking é um espaço ideal para frequentar, compartilhar conhecimentos e serviços. 

Venha conhecer a BQ Escritórios e Coworking

Caso a sua realidade enquanto profissional liberal ou empreendedor se encaixe em todas as prioridades que apresentamos até aqui e são oferecidas pelos coworkings, te convidamos a conhecer a BQ.

A nossa expertise no ramo de locação de espaços de trabalho ultrapassa duas décadas de existência.

Todo esse tempo e proximidade com os nossos clientes nos demonstrou o que é fundamental e por isso, oferecemos espaços de coworking completos e com preços que cabem no seu planejamento.

Nós também compreendemos que cada estágio empresarial exige abordagens específicas, e é por isso que desenvolvemos o Metro³ BQ.

Acesse o nosso site para saber mais!

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais