BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

O que é Janeiro Branco?

Institucional

Ao longo do ano, diversas campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, dão "cores" aos meses, e levantam importantes discussões relacionadas à saúde. Mas hoje, vamos falar de outra campanha importante realizada durante o ano: o Janeiro Branco.

O mês de janeiro foi escolhido para esta campanha, pois o início de ano é o momento em que as pessoas costumam repensar suas emoções, relações sociais, planos para o futuro e estilo de vida.

Para muitos, janeiro representa uma "tela em branco", em que é possível traçar novos caminhos e reescrever histórias de vida.

Então, por que não falar sobre saúde mental e emoções nesta época tão significativa?

Acompanhe no artigo o que é Janeiro Branco e qual a sua importância para a vida pessoal e profissional.

A Campanha Janeiro Branco

Inspirada no Outubro Rosa, a Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos brasileiros e busca chamar a atenção da sociedade para a temática da saúde mental e emocional das pessoas.

Como mencionamos, o mês de janeiro foi escolhido justamente porque é neste mês que as atenções estão focadas para as resoluções e metas estabelecidas para o novo ano que começa.

A proposta do Janeiro Branco é demonstrar que a mente também requer uma atenção especial, assim como o físico das pessoas.

E para isso, a campanha promove uma série de ações, como palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversa e abordagem ao público, a fim de gerar conscientização, quebrar paradigmas, orientar as pessoas e combater tabus relacionados ao tema “saúde mental”.

Colocar este tema em evidência e discutir a prevenção de danos emocionais é fundamental para evitar o surgimento de doenças físicas e psicológicas decorrentes do estado emocional.

A importância da saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, somando mais de 18 milhões de pessoas sofrendo com a doença, e o quinto mais depressivo.

Estes dados demonstram a dimensão dos transtornos mentais no país e evidenciam a importância de se debater a saúde mental tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Afinal, no universo corporativo, a rotina e as obrigações profissionais podem desencadear transtornos emocionais que afetam o desempenho no ambiente laboral e causam afastamentos, pedidos de auxílio-doença e até aposentadoria, nos casos mais extremos.

Através da Campanha do Janeiro Branco, é possível trabalhar ações de conscientização no ambiente de trabalho, a fim de evitar o desenvolvimento de transtornos mentais entre os colaboradores e aumentar a autoestima e o autocuidado da equipe.

Já no âmbito pessoal, as ações do Janeiro Branco podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a saúde mental no dia a dia.

Compreender que a estabilidade emocional é tão importante quanto a estabilidade física é o primeiro passo para aderir ao Janeiro Branco e para contribuir para a melhoria da saúde mental e emocional em diferentes aspectos da vida.

Gostou do artigo de hoje e quer conferir mais conteúdos?

Acesse o blog da BQ Escritórios e Coworking e fique por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo, networking, negócios, vida profissional e muito mais!

Clique aqui para conferir nosso blog.

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Institucional

#Espaços BQ Escritórios: Parcerias e cobranding

Você já ouviu falar no termo cobranding? Cada vez mais em alta no universo corporativo, esta palavra representa uma importante estrat&eac...

leia mais
Institucional

#Espaços BQ Escritórios: consultoria empresarial e coaching dentro do coworking

Você já imaginou um espaço coworking voltado para o desenvolvimento profissional e o empreendedorismo? Com a popularizaç&at...

leia mais
Institucional

Diversidade e pluralidade cultural fazem parte do DNA da BQ Escritórios

Provavelmente você já ouviu a frase: "somos seres plurais". Na sua essência, o ser humano é um conjunto de gostos, pensament...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé