03 de Agosto 2023

Como gerar um negócio dentro do coworking

Como gerar um negócio dentro do coworking

Abrir um negócio próprio é o objetivo de muitos brasileiros.

Esse sonho existe por uma série de motivos que passam pela autonomia de tomar as próprias decisões em relação ao futuro negócio, o desenvolvimento do produto ou serviço que será oferecido e que tipo de comunicação será criada com o cliente.

Mas, apesar dessa vontade existir, muitas vezes é difícil ter uma ideia inovadora e pensar em algum negócio que tenha um diferencial diante da concorrência.

Por isso, é comum surgirem os seguintes questionamentos:  

Como desenvolver uma ideia a ponto de ela se tornar um empreendimento? Quais são as características fundamentais para ser um empreendedor? Que espaços frequentar para conviver com outros profissionais criativos que podem sugerir novas ideias?

Neste artigo, vamos explicar de que maneira frequentar o espaço de um coworking pode ser uma ótima oportunidade para gerar um negócio.

Continue a leitura!

O que é um coworking?

Antes de explicar como um coworking pode ser um espaço propício para gerar um novo negócio, é necessário entender do que se trata esse espaço.

Um coworking é um espaço compartilhado por diversos profissionais autônomos, liberais e empreendedores que buscam conforto e flexibilidade para realizarem as suas atividades diárias de trabalho.

Como a estrutura de um coworking é equipada e profissional, nela são realizadas reuniões, entrevistas de empregos e até mesmo treinamentos.

Independentemente da ocupação e das demandas da pequena empresa ou do empreendedor, um coworking pode se adaptar às necessidades atuais do negócio.

O coworking é, portanto, um espaço colaborativo, onde existe a troca de ideias e de experiências que podem ajudar de inúmeras maneiras. 

Como escolher o coworking ideal

Agora que já mencionamos o que é um coworking e como ele funciona, é preciso entender quais são os critérios que orientam a escolha do coworking ideal e que poderão ajudar na geração de um negócio.

Infraestrutura

O primeiro ponto a se considerar para fechar um pacote em um coworking é a sua infraestrutura.

Preste atenção na quantidade de salas disponíveis, na presença de espaços individuais de trabalho, caso seja necessário, nas salas de reunião e também na recepção.

Esses detalhes transmitem profissionalismo e proporcionam o ambiente necessário para encontro de negócios promissores.

Localização

A localização do coworking é outro ponto que precisa ser considerado.

Quanto melhor for a localização do coworking, mais fácil será para marcar reuniões e receber parceiros.

O deslocamento também será muito mais simples, o que facilita muito a rotina e o acesso, seja de carro ou de transporte público, por exemplo.

Serviços disponíveis

Diversos coworkings oferecem o básico, ou seja, aquilo que é esperado desses locais, como o caso de salas equipadas, internet de qualidade e recepção.

Mas, ao contrário disso, há outras empresas que vão além e passaram a oferecer outras soluções que também são essenciais para os seus clientes.

O serviço de caixa postal, atendimento telefônico personalizado e escritório virtual, por exemplo, são facilidades que fogem do comum e são procurados por diversos ramos de atuação.

É por isso que é interessante se informar sobre quais serviços adicionais o coworking que você está cogitando contratar um pacote disponibiliza.

Custo-benefício 

Sabemos que a realidade de profissionais liberais e empreendedores é desafiadora, principalmente no início do negócio e é claro, no que diz respeito a recursos financeiros.

Optar por um coworking é uma vantagem econômica muito grande, já que será economizado o valor de aluguel de um escritório e todos os custos adicionais de se manter um espaço desses, como telefone, luz e internet, por citar apenas alguns.

É por esse motivo que a redução de gastos fixos é um dos maiores benefícios dos espaços compartilhados.

E, apesar disso, a escolha pelo coworking não deve se guiar apenas pelo menor preço encontrado.

É necessário olhar com cuidado para todas as questões que abordamos acima, que são pontos que irão contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.

Só assim será possível avaliar o custo-benefício, analisando se ela realmente é interessante para o seu empreendimento.

Mas afinal, como é possível criar um novo negócio dentro do coworking? 

O networking é o elemento fundamental para estimular a criação de um novo negócio e quando falamos de coworking, essa rede de contatos faz parte da rotina de quem frequenta aquele espaço. 

Um coworking é um local em que empreendedores, profissionais autônomos e startups de diversas áreas compartilham a rotina, e isso cria um ecossistema perfeito para conexões criativas. 

Essas conexões podem começar no café em intervalos e se estenderem em outras oportunidades de interação que são constantes e propícias para o surgimento de parcerias estratégicas e novos projetos em conjunto.

Se você está buscando novas alianças profissionais, crescimento e um espaço ideal para desenvolver as suas atividades profissionais, conheça a BQ Escritórios e Coworking

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais