13 de Julho 2023

Coworking ainda vale a pena?

Coworking ainda vale a pena?

Os termos home office, coworking e modelo híbrido de trabalho entraram de vez no nosso vocabulário a partir do ano de 2020, que foi quando a pandemia de Covid-19 começou e tivemos de nos adaptar a uma nova realidade.

Com o passar dos anos, já em 2023, o cenário mudou, mas todos esses termos ainda fazem parte da nossa rotina, principalmente no contexto profissional de empreendedores e profissionais liberais.

O questionamento que fica é: trabalhar em coworking ainda vale a pena se comparado com outras possibilidades?

Neste artigo, vamos trazer aspectos que respondem essa pergunta.

Boa leitura!

Qual é o contexto dos coworkings no Brasil 

Há alguns anos, os coworkings eram encontrados com mais facilidade apenas em grandes cidades e centros urbanos, locais onde grandes empresas abriam suas filiais e passavam a comercializar seus produtos ou serviços.

Isso mudou, e muitas cidades brasileiras agora contam com coworkings, que oferecem flexibilidade, espaço físico adequado para trabalho e uma série de benefícios que vamos abordar mais adiante.

Conforme o Censo Coworking 2023 - Uma análise Woba do mercado brasileiro, anualmente este mercado movimenta em média R$ 305 mil, com lucro médio anual de R$ 115 mil.

A pesquisa mostra também que de 2019 a 2023, a quantidade de coworkings aumentou 63%, formando o atual número de 2.443 coworkings em todo o país.

Esses números mostram que a possibilidade de contar com uma estrutura adequada para trabalhar todos os dias é a escolha de centenas de empreendedores, profissionais liberais e de algumas empresas também. 

As vantagens do coworking para profissionais e empresas

Seja para realizar uma reunião com possíveis parceiros de negócios ou entrevistas com novos colaboradores, um ambiente apropriado, confortável e aconchegante, é essencial para transmitir uma imagem mais profissional para uma empresa ou profissional liberal.

Um coworking consegue abranger essas e diversas outras necessidades, já que é um espaço compartilhado com equipamentos de qualidade, internet de alta velocidade, recepção e salas de reunião.  

Abaixo, vamos relembrar as principais vantagens que atraem o público para os coworkings e que explicam o crescimento que mencionamos acima. 

Diminuição de custos

Um dos principais fatores de optar por um coworking, sem sombra de dúvidas, é a diminuição de custos.

Manter o aluguel de um escritório e suas despesas como luz, água, internet e, além de tudo isso, arcar com a compra de todo o mobiliário que um espaço desses demanda, são gastos que muitas vezes não cabem no orçamento de empreendedores e pequenas empresas.

Diante disso, o coworking é, portanto, uma excelente escolha. 

Localização privilegiada

Grande parte dos coworkings estão localizados em áreas privilegiadas das cidades, com fácil acesso de ônibus e metrô.

Além disso, ter a empresa associada a essas regiões aumenta a credibilidade do pequeno negócio e isso também acontece no caso dos profissionais liberais. 

Endereço fiscal 

Outro serviço oferecido por alguns coworkings é o uso do endereço do espaço para questões burocráticas relacionadas com a abertura de empresas, como o endereço fiscal.

Nesses casos ainda há a possibilidade de uso do endereço do coworking para o recebimento de documentos importantes e atendimento telefônico.

Portanto, a resposta é sim: coworking ainda vale a pena  

No momento econômico em que nos encontramos, onde o mercado se recupera de todos os efeitos que a pandemia de Covid-19 trouxe para as nossas vidas, a troca presencial entre as pessoas está sendo ainda mais valorizada.

Um exemplo disso é que em anúncios de vagas de emprego é comum encontrar oportunidades híbridas, justamente pela valorização do trabalho presencial.

O coworking é a fusão desses universos: a flexibilidade de trabalhar em um espaço diferente e apropriado e dividir esse local com profissionais de diversas áreas.

Censo Coworking 2023, que citamos anteriormente, demonstrou que 39,6% dos participantes da pesquisa optam por ambientes de trabalho compartilhados por conta da comunidade e conexão que esses locais proporcionam.

É por isso que nós convidamos você para conhecer BQ Escritórios e Coworking, uma empresa que oferece soluções que vão além dos espaços físicos de trabalho.

Aqui você poderá participar de eventos e terá acesso ao seu endereço fiscal.

Independentemente de qual estágio o seu negócio esteja no momento, nós vamos te auxiliar nas demandas atuais.

Vamos conversar e crescer juntos? Fale conosco!
 

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais