23 de Marco 2023

Coworking para nômades digitais: o que considerar?

Coworking para nômades digitais: o que considerar?

Os últimos anos marcaram o surgimento de diversas novas profissões e também de modelos de trabalho que há alguns anos eram inimagináveis.

A necessidade da presença física em uma empresa, por exemplo, não é mais um fator determinante para a realização de inúmeras profissões e funções.

Um computador e acesso à internet são os itens necessários para que redatores, programadores, designers, revisores, tradutores e até mesmo psicólogos consigam realizar as suas funções de forma totalmente remota.

Existem, inclusive, empreendedores e líderes de equipes que não atuam presencialmente com as suas equipes e conseguem gerir os negócios à distância, onde quer que estejam.

Essas possibilidades proporcionadas pelo home office também influenciaram a popularização do termo “nômades digitais”. Mas, você sabe o que isso significa?

Neste artigo você vai entender melhor sobre a rotina de nômades digitais e como os coworkings são ótimas opções nesse contexto.

O que significa ser um nômade digital

Um nômade digital é um profissional que trabalha online independente do lugar que esteja.

Uma boa conexão de internet e um local adequado são prioridades para esse profissional, por ser o necessário para que ele realize suas funções.

Com essa flexibilidade, como o próprio termo já sugere, os nômades digitais viajam constantemente para novas cidades e países.

As moradias mais buscadas por esse tipo de profissional são hostels, co-livings e imóveis locados por plataformas digitais, como é o caso do Airbnb.

Grupos das redes sociais também são muito utilizados para encontrar estadia ou trocar de residência por determinados períodos, principalmente em países da Europa.

Tanto os locais escolhidos como o período em cada um deles é variável e vai de acordo com as preferências de cada nômade digital.

Segundo a Fragomen, organização global especializada em migração, o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 estima que até o ano de 2035 exista cerca de 1 bilhão de nômades digitais ao redor do mundo.

Como os nômades digitais mantêm as suas funções de trabalho em dia  

Uma rotina com muitas viagens e casas diferentes, novas cidades ou países, pode parecer desorganizada quando vista por alguém que não vive esse dia-a-dia.

Mas, a verdade é que apenas muita organização é capaz de proporcionar aos nômades digitais todas as mudanças presentes em suas vidas.

Desde a organização financeira para locação de moradias, troca de moedas, até cuidados com o sono em relação a mudanças de fuso horário, são aspectos priorizados pelos nômades digitais.

Gerir o tempo também é um desafio para os nômades digitais que precisam conciliar as suas atividades profissionais com passeios na nova cidade.

Qual o papel dos coworkings nas rotinas dos nômades digitais

Um dos aspectos mais importantes na rotina dos nômades digitais é garantir o acesso à internet e a um local apropriado para o trabalho, já que, como explicamos, apesar de estarem viajando, esses profissionais mantêm as suas rotinas de trabalho.

Estabelecimentos como cafés ou restaurantes costumam ser procurados, mas, por serem frequentados por muitas pessoas, podem ser barulhentos, onde se concentrar pode ser uma tarefa difícil.

É por isso que os coworkings são muito procurados pelos nômades digitais, já que são espaços confortáveis e acessíveis financeiramente.

De acordo com pesquisa feita pela International Workplace Group (IWG), houve um aumento de 93% na busca por coworkings nos primeiros três meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.

O Brasil está entre as nacionalidades em que esse aumento foi identificado, representando uma alta de 97%.

Em síntese, os coworkings oferecem aquilo que os nômades digitais mais precisam: internet de alta velocidade, postos de trabalho silenciosos e individuais, flexibilidade e preço acessível. 

Atenção na escolha do coworking ideal 

A maioria dos coworkings reúne características em comum como o acesso à internet. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a orientar a escolha do coworking que atenda suas expectativas.

  • Localização: a localidade do coworking precisa ser próxima da moradia escolhida. É importante verificar mais de uma opção de chegar até o local, como valor da corrida em carros de aplicativo (que podem variar) e as rotas com o transporte público.
  • Preço: os gastos com o local para trabalho precisam estar dentro das despesas previstas dos nômades digitais. Nesse quesito é fundamental fazer uma pesquisa de preços e estipular um valor mensal possível para esse gasto.
  • Conforto: o espaço de coworking precisa ser confortável, já que será o lugar onde o nômade digital poderá permanecer por horas. As mesas precisam ser de alturas ideais, assim como as cadeiras.
  • Internet de qualidade: neste ponto é fundamental realizar testes de velocidade antes de fechar um pacote em coworking. Existem sites que medem essa informação e que podem ser utilizados.

Os espaços de coworking da BQ Escritórios e Coworking são equipados com tudo o que um nômade digital precisa para realizar as suas tarefas: conforto, flexibilidade e networking.

Conheça melhor as nossas possibilidades de coworking

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais