20 de Abril 2023

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

A sigla BPO significa “Business Process Outsourcing” e para o português, pode ser traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”.

O BPO é uma maneira que empresas dos mais variados tamanhos e segmentos encontram de terceirizar alguns de seus processos, seja para diminuir custos ou para garantir uma maior agilidade e rapidez na entrega.

Nesse processo de terceirização é necessário alinhar alguns detalhes, já que a expectativa é que os resultados sejam satisfatórios.

Neste artigo vamos falar sobre o que é BPO e quais são as suas principais vantagens. 

O que é BPO 

Um ponto importante que precisa ser reforçado sobre o BPO é que esses serviços não têm o mesmo objetivo que uma consultoria ou assessoria.

Dependendo do contrato criado, a empresa que é especializada em BPO pode funcionar de forma parcial ou ainda integrar um setor.

Algumas empresas auxiliam na criação de estratégias, recursos humanos, serviços relacionados com tecnologia, contabilidade e otimização de processos.

A Educate Consultoria realizou um estudo em 2020 e demonstrou que 15% das empresas já adotam o BPO no Brasil. Contudo, cerca dos 60% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o assunto.

Como funciona o BPO na prática 

Na realidade das empresas, sejam grandes corporações ou negócios menores, são muitas as frentes que precisam de atenção e isso faz com que a atividade principal não seja priorizada.

É justamente nesse cenário que o BPO pode ser uma saída extremamente interessante, já que garante a terceirização de processos importantes.

Com um tempo maior para olhar para a atividade principal e com a tranquilidade de que os serviços de BPO estão sendo feitos da maneira correta, a tendência é que o negócio cresça gradativamente.

Quais os principais serviços que BPO contempla 

Empresas podem oferecer apoio jurídico, contábil, marketing e diversos outros serviços.

Contudo, as atividades de BPO costumam ser divididas e explicaremos melhor sobre essa divisão abaixo.

  • Front-office: os serviços de BPO de front-office demandam o envio de atividades que requerem interação direta com o cliente da contratante. Serviços como atendimento e vendas se encaixam nessa classificação e estão se popularizando nos últimos anos, já que diminui custos com a contratação de equipes internas para isso, por exemplo.
  • Back-office: no BPO de back-office, a empresa contratada é responsável por realizar determinadas tarefas administrativas e processos internos da empresa que está contratando, como é o caso de processamento de pedidos, gestão de caixa e controle de qualidade. Existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço e que utilizam ferramentas que possibilitam o acompanhamento das atividades em tempo real.
  • Esse acompanhamento próximo e constante garante ainda mais tranquilidade para o negócio que decidir investir no back-office.
  • Onshore (ou doméstico): essa possibilidade diz respeito à contratação de uma empresa dentro do mesmo país da empresa contratante. 
    Uma das maiores vantagens disso é a familiaridade com o mercado e a legislação local, o que facilita muito o gerenciamento e controle dos processos.  A mesma legislação também é uma vantagem nesse modelo. Bancos e instituições financeiras, podem terceirizar processos de gestão de riscos, compliance, análise de crédito, assim como empresas de tecnologia, que podem contratar serviços de suporte técnico e desenvolvimento de software para outras empresas do mesmo país.
  • Nearshore: essa estratégia representa contratar uma empresa localizada em um país vizinho ou outra região próxima. Essa abordagem é utilizada principalmente para aproveitar profissionais extremamente qualificados e experientes em determinadas áreas de negócio, com um custo mais acessível do que seria possível em seu país de origem.
    Além desse aspecto, o nearshore é usado também como uma solução voltada para a expansão de operações em novos mercados, mas que ainda não possuem uma presença estabelecida na região.
    Quando escolhe contratar uma empresa terceirizada local, a contratante pode se beneficiar do conhecimento e das conexões da empresa contratada, facilitando sua entrada no mercado.
  • Offshore: nesse modelo ocorre a transferência de processos de negócios de uma empresa para outra localizada em um país estrangeiro. Essa iniciativa é adotada principalmente por conta da redução de custos de mão-de-obra, acesso a talentos especializados, infraestrutura avançada e, em alguns casos, incentivos fiscais e maior estabilidade política.
    O resultado dessa parceria é a economia com alguns custos, mas é preciso levar em conta os desafios relacionados à diferença cultural, fuso horário, idioma e regulamentações governamentais. 

As principais vantagens do BPO

Como já mencionamos, as empresas estão sempre buscando maneiras de otimizar seus processos e reduzir custos para se manterem competitivas no mercado e o BPO é uma dessas estratégias.

Elencamos algumas dessas vantagens abaixo que explicam a preferência das empresas por BPO. 

  • Melhora na produtividade 
    A terceirização de algumas atividades possibilita que o foco concentre-se nas demandas empresariais, o que aumenta a eficiência e a produtividade das equipes. As atividades terceirizadas também serão de qualidade, já que as empresas que oferecem esses serviços investem na contratação de profissionais qualificados e experientes. O resultado disso é um ambiente de trabalho mais otimizado e produtivo, o que leva a um desempenho empresarial mais rápido e efetivo. 
  • Custos reduzidos 
    A redução de custos fica visível principalmente porque há uma diminuição de gastos com a contratação de funcionários, seus salários e benefícios, além de eliminar todas as etapas de integração e aprendizado que normalmente acompanham a integração de um novo colaborador.
    Uma outra vantagem é que ao optar por uma empresa BPO, o contratante tem acesso a uma ampla variedade de tecnologias e treinamentos especializados, que seriam caros e demorados para serem desenvolvidos internamente. 
  • Mais agilidade
    A todo momento surgem novas tecnologias que otimizam diversos processos diferentes e ter acesso a essas ferramentas nem sempre é fácil.
    Essa dificuldade não existe por falta de interesse, mas sim de falta de conhecimento das evoluções de cada área.
    Uma empresa terceirizada que disponibiliza uma solução específica possui acesso a esses avanços e por isso consegue entregar resultados com mais agilidade e rapidez. 

O BPO no contexto de pequenas empresas e profissionais autônomos 

Quando falamos sobre o BPO aplicado a grandes empresas fica mais simples perceber quais processos terceirizados podem agregar a empresa.

Mas quando o assunto são as pequenas empresas, aquelas que estão começando a sua jornada ou até mesmo os profissionais liberais, muitas pessoas imaginam que o BPO nem pode ser aplicado.

Essa ideia existe principalmente por conta da limitação financeira que essas empresas enfrentam, já que são iniciantes e ainda não obtém lucro suficiente para fazer grandes investimentos.

Nesse ponto precisamos apresentar os nossos parceiros e a nossa iniciativa chamada Metro³ BQ.

Nós, da BQ Escritórios e Coworking, somos especialistas em ambientes para locações, tanto de escritórios, quanto salas para treinamentos e coworking.

Na medida em que os anos foram passando e observamos as mudanças no mercado e também na atuação dos nossos clientes, investimos em parcerias para oferecer serviços de qualidade a preço justo que visam estimular o sucesso e desenvolvimento de pequenas empresas.

Esse é o caso da nossa parceira Fortmobile.

A Fortmobile atua no ramo da contabilidade realizando todas as obrigações contábeis e legais, seguindo o cronograma administrativo para deixar as empresas regularizadas com a Receita Federal, Estadual e Prefeitura.

Esses serviços incluem:

  • Cálculo de impostos;
  • Geração de informações para o IR;
  • Emissão de Notas Fiscais rapidamente;
  • Envio de lembretes de guias e boletos.

Já o Metro³ BQ disponibiliza serviços que se adequam às necessidades de empresas que estão passando por diferentes fases de negócio.

Os seguintes contextos podem ser contemplados:

Quero abrir uma empresa e preciso de ajuda nesse processo: nós podemos auxiliar as empresas que estão em fase de abertura. Tenha um CNPJ e um endereço comercial para começar a trabalhar imediatamente.

Além disso, tenha a seu dispor toda a infraestrutura da BQ Escritórios, em um pacote exclusivo para suas necessidades.

Caso precise fazer reuniões esporádicas, é possível reservar uma de nossas salas, sempre que precisar de mais espaço.

Já tenho uma empresa e preciso de um novo espaço de trabalho: conte conosco para retornar às suas atividades rapidamente. 

Nós disponibilizamos assessoria jurídica e contábil, além de todos os serviços de escritório e também salas para reuniões e treinamentos, espaço exclusivo ou de coworking, com acesso biométrico e com chaves.

Quero reduzir meus custos com espaço e serviços de escritório: se o caso for a necessidade de simplificar suas operações para garantir seu crescimento, nós garantimos uma infraestrutura completa, com suporte técnico, serviços de escritório e correio, atendimento.

E mais do que isso: estimulamos e promovemos o networking com nossos parceiros e ajudamos a reestruturar seu modelo de negócio.

Acesse nosso site e entre em contato para conhecer melhor nossas soluções para alavancar o seu negócio!

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