12 de Maio 2022

Os principais desafios do empreendedor brasileiro

Os principais desafios do empreendedor brasileiro

Quem tem um negócio próprio sabe que empreender no Brasil é uma atividade repleta de desafios. E não existe fórmula mágica para o sucesso. Para se dar bem nos negócios é preciso estar pronto para as adversidades e conhecer bem os desafios que marcam presença no empreendedorismo.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais dificuldades enfrentadas pelo empreendedor brasileiro. Continue a leitura para saber mais!

Os maiores desafios do empreendedorismo

Empreender não é tarefa fácil! Quem deseja ser dono do próprio negócio e alavancar as vendas deve ter em mente que será necessário superar diversas barreiras que fazem parte da rotina do empreendedor, independente do tipo do negócio ou porte.

Então, se você está pensando em empreender ou já possui uma empresa e quer garantir a saúde do seu negócio, confira as principais dificuldades do empreendedorismo no Brasil e saiba como se preparar:

  • Alta carga tributária

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil possui a 15ª maior carga tributária do mundo em um ranking com 30 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Este alto índice de impostos se torna um desafio e tanto para quem deseja empreender e manter a saúde financeira da empresa.

Por isso, vale se informar ao máximo antes de entrar no ramo do empreendedorismo, buscando saber quais custos estarão presentes na abertura do CNPJ, se há a possibilidade de enquadrar a empresa em um regime tributário mais leve, como o Simples Nacional, ou até obter a isenção de determinados impostos (Microempreendedor Individual).

É importante ressaltar que aspectos como o porte da empresa e a atividade desempenhada são critérios utilizados para enquadrar o negócio em um modelo específico de tributação.

  • Ampla concorrência

O empreendedorismo no Brasil enfrenta bastante competitividade em determinados setores. Este cenário de concorrência alta pode dificultar a entrada de novas empresas no mercado e tornar os primeiros passos ainda mais complicados.

Contudo, isso não é motivo para desistir de empreender!

Com o preparo adequado e o investimento em estratégias de marketing e vendas, por exemplo, é possível encontrar formas de se diferenciar dos concorrentes e chamar a atenção do público-alvo.

  • Burocracia em excesso

Além da grande carga tributária, o empreendedor brasileiro precisa enfrentar mais um desafio: a burocracia em excesso.

Para abrir um negócio e iniciar suas atividades é preciso realizar uma série de processos, como preencher diversos formulários, dar entrada nos documentos para CNPJ, CNAE, situação cadastral, comprovante de inscrição, entre outros.

Todas estas etapas apenas evidenciam a lentidão para legalizar um negócio próprio no Brasil.

  • Recursos financeiros

Possuir os recursos financeiros necessários para iniciar ou expandir um negócio é um dos maiores desafios que os empreendedores precisam enfrentar.

Afinal, em muitos casos a ideia já existe, mas não há formas de colocá-la em prática devido a falta de capital ou de crédito junto às instituições financeiras.

Para superar este obstáculo, a dica fundamental é elaborar um plano de negócio, além de contar com o auxílio de um profissional especializado para conseguir os recursos necessários para dar os primeiros passos ou investir na expansão da empresa.

  • Gestão da imagem da empresa na internet

A internet desempenha um papel fundamental na hora de escolher um serviço ou produto. Isso porque a grande maioria dos consumidores tem o hábito de pesquisar a credibilidade e a qualidade da marca antes de tomar uma decisão final.

Neste contexto, os empreendedores se deparam com os desafios de gerir a imagem da empresa no ambiente virtual e de estar presente de forma ativa nas redes sociais que o público frequenta.

Fornecer meios alternativos de contato, como e-mail, WhatsApp e mensagens instantâneas, e estar disponível para solucionar rapidamente as dúvidas dos clientes também são medidas necessárias para agradar o público em tempos de comunicação instantânea.


Como superar os desafios para empreender?

Como você conferiu, existem diversas dificuldades que podem interferir nos planos de quem deseja possuir um negócio próprio.

Por isso, na hora de empreender é preciso contar com a ajuda de profissionais que entendam do assunto!

A BQ Escritórios e Coworking apoia o empreendedorismo e oferece todo o suporte necessário para a abertura e legalização de empresas.

Na BQ, você encontra consultores especializados e assessoria profissional para iniciar as atividades da sua empresa de forma correta e levar o seu negócio ainda mais longe.

Nossos parceiros ainda têm acesso a eventos de empreendedorismo, palestras, encontros corporativos e muito networking com propósito sem nenhum custo a mais.

Traga o seu negócio para a BQ e confira como podemos crescer juntos!

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos espaços profissionais no Centro do Rio de Janeiro e em Macaé.

 

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais