BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Inteligência comercial: como fazer o seu negócio prosperar

Negócios

Você já ouviu falar em inteligência comercial? Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e com serviços bastante similares, a reinvenção se tornou uma palavra-chave para as organizações. E nada melhor para se reinventar perante o mercado do que aplicar o conceito de inteligência comercial.

Afinal, com ele os gestores podem definir novas estratégias e ações que ajudam na tomada de decisões mais assertivas, auxiliando as empresas a se manterem competitivas e relevantes no setor em que atuam.

Quer saber mais sobre este assunto?

Confira no artigo o que é inteligência comercial e como o seu negócio pode prosperar a partir desse conceito.

Entendendo a inteligência comercial

Também conhecida como Inteligência Competitiva ou Inteligência de Mercado, a Inteligência Comercial é um conjunto de ações estratégicas empregadas para melhorar os resultados de uma empresa perante o mercado.

Estas estratégias se baseiam na coleta, organização e interpretação de dados internos e externos para análises quantitativas ou qualitativas que ajudem a entender o cenário e como atuar dentro dele de forma mais assertiva.

Em outras palavras, a inteligência comercial atua como uma ferramenta para apoiar decisões estratégicas, permitindo que as ações sejam tomadas com menos riscos para os negócios.

Mas como colocar a inteligência comercial em prática?

Para determinar as melhores estratégias de inteligência comercial, é preciso, antes de tudo, conhecer a fundo o perfil dos consumidores, entendendo questões como o número de clientes ativos, qual é o ticket médio da empresa, qual o público que poderia se interessar por novos produtos, entre outras.

Em paralelo a isso, é importante realizar uma análise de concorrência, determinando estratégias que possam ser mais atrativas para o público e que solucionem problemas estruturais do negócio.

Por fim, é importante conhecer bem o produto ou serviço oferecido. Ao coletar todas estas informações, a empresa pode trabalhar de forma mais eficiente para destacar seus pontos fortes para o público.

Afinal, em um cenário de constantes evoluções tecnológicas e acesso facilitado a um grande volume de dados, realizar planejamentos e tomar decisões com base em inteligência comercial é essencial para identificar falhas no processo, antecipar oportunidades de crescimento e tendências e se destacar no mercado.

Tecnologia e inteligência comercial

Considerando que a inteligência comercial trabalha com a coleta de diferentes dados originados de fontes diversas, esse conceito está muito relacionado à Big Data e à automação das informações.

Estas ferramentas tecnológicas auxiliam a organizar os dados e a controlar tarefas, além de evitar a realização de atividades repetitivas que demandam muito tempo dos profissionais.

Mas para se beneficiar destas tecnologias, é preciso realizar um investimento inicial em softwares específicos para a área de inteligência comercial que, a longo prazo, oferecem resultados mais satisfatórios.

Inteligência comercial e coworking

Como você conferiu, a inteligência comercial é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar os resultados da empresa e consolidá-la no mercado.

Mas você já se perguntou como esta ferramenta pode ser aliada a outras estratégias para otimizar o negócio?

Além de fazer uso da inteligência comercial, empresas que desejam acompanhar as tendências do universo corporativo podem investir em modelos de atuação alternativos, como o trabalho remoto, por exemplo.

Permitir que a equipe trabalhe fora do escritório, em um espaço descontraído, confortável e completo, pode aumentar a produtividade da equipe e trazer resultados mais significativos.

Então, que tal instalar a sua empresa em um coworking?

Os espaços coworking são projetados para atender a diversas demandas profissionais, facilitando o dia a dia de trabalhadores autônomos e de pequenas, médias e grandes empresas.

Estes ambientes ainda podem solucionar problemas de deslocamento até o escritório, já que existem centenas de coworkings disponíveis para uso das equipes. Dessa forma, o tempo dos profissionais é otimizado, uma vez que não é necessário enfrentar o trânsito das grandes cidades diariamente.

Conheça a BQ Escritórios e Coworking

Se você busca um espaço compartilhado para receber a sua equipe e as operações da sua empresa, conheça o coworking da BQ.

Nossos coworking é um ambiente humanizado, especialmente desenvolvido para permitir a interação entre as pessoas e a troca de experiências.

Na BQ, os usuários vivenciam uma nova experiência de coworking, pois oferecemos muito mais do que um escritório compartilhado.

Nossos coworkers contam com uma estrutura completa e diversos serviços de suporte, além de vantagens exclusivas sem nenhum custo extra, como mentoria profissional, palestras e eventos, encontros corporativos e muito mais.

Faça parte do coworking da BQ e leve o seu negócio ao próximo nível!

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como contratar.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Um bom líder não se destaca apenas por sua qualificação técnica. A liderança pode e deve promover o crescime...

leia mais
Negócios

Indicadores de produtividade: 10 tipos e dicas para implementá-los

Os indicadores de produtividade estão entre os melhores amigos dos gestores quando o assunto é acompanhar resultados, definir metas ou t...

leia mais
Negócios

BQ Escritórios e Coworking Rio de Janeiro: como a localização estratégica impulsiona os negócios

Levar seu negócio para um espaço físico é um movimento importante e a localização estratégica é...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé