BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Empreendedorismo no Brasil: conheça o empreendedor brasileiro

Empreendedorismo

Quem nunca ouviu falar do espírito empreendedor do brasileiro? Apesar das adversidades, o empreendedorismo faz parte dos sonhos de mais de 70% da população, e a cada dia que passa, há mais pessoas com seu próprio negócio no país.

Uma prova disso é o fato de que o Brasil ocupa uma das primeiras posições no índice de empreendedorismo inicial, que contém mais de 50 países em sua lista.

E com tanta gente empreendendo, criaram-se -quase que naturalmente- inúmeros perfis de empreendedor. E quais as características de quem tem seu próprio negócio no Brasil?

Quais suas dores e, principalmente, o que os motiva a manter a força em tempos de dificuldade e prosperidade?

Elencamos algumas respostas para essas perguntas e quais os perfis de quem opta pelo empreendedorismo no Brasil:

Características de empreendedor no Brasil

Todo país apresenta desafios para os empreendedores no decorrer da jornada para o sucesso. No Brasil, a burocracia e tributação são apenas algumas das realidades enfrentadas por quem tem seu próprio negócio.

No entanto, mais à frente, falaremos sobre as características do empreendedor brasileiro que faz toda a diferença na hora de enfrentar esses problemas.

Além dos exemplos supracitados, outras dores de quem tem seu próprio negócio no Brasil são a oscilação de mercado, capacitação profissional e questões culturais.

Todas as dificuldades que sofre o setor, estão conectadas. Por exemplo, a oscilação do mercado estimula o medo da “incerteza do empreendedorismo” e esse mesmo pensamento gera a cultura de que a luta para abrir um negócio é muito grande.

No entanto, as incertezas nos cercam até mesmo no mercado de trabalho e empregos com carteira assinada. Tudo que construímos está baseado no desenvolvimento das oportunidades, capacitação profissional e novos meios de crescimento - que nós mesmos geramos.

Ou seja, é preciso desafiar a cultura de que só o empreendedor lidará com problemas no Brasil. Para os potenciais empreendedores, é importante criar uma nova percepção sobre si mesmo e sobre o mercado, assim é possível criar mais confiança e força.

Para lidar com as adversidades, os brasileiros criaram algumas características importantes que traçam perfis com características essenciais para alcançar o sucesso.

Assumir o protagonismo, ter resiliência diante das mudanças de cenário, autoconfiança para lidar com o desafio e otimismo diante das oscilações são só algumas delas. Conheça os perfis de empreendedores(as) brasileiros(as):

Empreendedor informal

O empreendedorismo informal, geralmente contempla os brasileiros que empreendem por necessidade de suprir necessidades básicas. Esse tipo de perfil, em sua maioria, não faz planejamentos a longo prazo e por esse motivo, o rendimento pode ser considerado abaixo da média e inconstante também.

Empreendedor individual

Apesar do que o nome propõe, o empreendedor individual, dependendo da modalidade do seu próprio negócio, pode contar com um colaborador. Na prática, esse perfil formaliza seu empreendimento a fim de garantir alguns direitos sociais após a abertura da empresa.

Empreendedor por franquias

Neste caso, utiliza-se um modelo pronto para se posicionar no mercado. Apesar de ser encarado como uma das maneiras mais simples de empreendedorismo, o empreendedor que opta por abrir uma franquia precisa manter os padrões de qualidade. E a tarefa não é fácil.

Empreendedor digital

Esse perfil tem ganhado cada vez mais força. Uma de suas principais vantagens é a flexibilidade em relação aos espaços físicos, é possível não frequentar diariamente uma sede física. O que pode causar uma redução considerável nos custos.

Além disso, os empreendedores digitais exploram um mercado muito rico e com chances de crescimento.

Diante desses perfis, é preciso ressaltar que a importância de novos conhecimentos, persistência e resiliência para dar continuidade a um bom trabalho e alavancar o negócio.

Você sabia que a BQ Escritórios pode te ajudar a empreender?

A BQ apoia o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento de novos negócios. Nossos espaços compartilhados são ambientes humanizados e especialmente planejados para proporcionar a interação entre pessoas e o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo.

No coworking da BQ, os usuários encontram muito mais do que um espaço de trabalho compartilhado.

Através do conceito de metro cúbico, exclusivo da BQ, nosso coworking se tornou um local ideal para empreendedores e profissionais que querem alcançar novos patamares nos negócios e na carreira.

A equipe da BQ auxilia os usuários durante toda a jornada empresarial, desde o momento da abertura da empresa até a parte burocrática, que envolve domicílio fiscal, CNPJ e legalização das atividades.

Mas não é só isso!

Além de encontrar todo o apoio burocrático, estrutural e de serviços para a realização das atividades, como internet, telefone dedicado, recebimento de recados, mobiliário, recepção de clientes e endereço comercial e fiscal, os coworkers da BQ contam com uma série de facilidades extras e gratuitas, essenciais para os negócios.

As vantagens incluem:

  • mentoria e assessoria profissional;
  • consultoria empresarial;
  • palestras online e presenciais;
  • encontros corporativos;
  • networking efetivo e com propósito.

Os serviços ofertados pelo coworking da BQ, em conjunto com os benefícios exclusivos, permitem ao empreendedor contar com todo o apoio necessário para o desenvolvimento do seu negócio em um escritório compartilhado completo.

Faça parte da comunidade da BQ e aproveite todas as vantagens de um coworking voltado aos negócios, à inovação e ao crescimento profissional.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Empreendedorismo

Os principais desafios do empreendedor brasileiro

Quem tem um negócio próprio sabe que empreender no Brasil é uma atividade repleta de desafios. E não existe fórmula...

leia mais
Empreendedorismo

Empreendedorismo do futuro: 18 habilidades que você precisa desenvolver

Um estudo da Manpower Group estima que 65% dos empregos que as pessoas nascidas entre 1998 e 2010 (também conhecidas como a Geraçã...

leia mais
Empreendedorismo

Acelere seu negócio com a BQ Escritórios

Todo empreendedor sabe da importância de ter um espaço comercial adequado para instalar seu negócio. Mas o excesso de burocracia n...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé