08 de Fevereiro 2024

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

O ambiente de trabalho é mais do que apenas um espaço físico. É nesse contexto, portanto, que os coworkings ganham destaque, pois é onde as relações são criadas, ideias são desenvolvidas e funcionários conseguem evoluir profissionalmente.

A convivência e a comunicação fazem parte de um cenário benéfico para a criatividade, onde naturalmente irão surgir novas parcerias de trabalho e novas soluções para o mercado.

Neste conteúdo, separamos seis razões para você migrar definitivamente para um coworking. Boa leitura!

1 - A convivência pode ser uma aliada nos negócios

A primeira razão para você migrar para um coworking hoje mesmo é a oportunidade de conviver com outros profissionais de diferentes áreas e experiências. Essa convivência pode ser uma grande aliada nos negócios, permitindo trocar ideias, aprender novas habilidades, ampliar a rede de contatos e até gerar parcerias e projetos em conjunto.

A convivência em um coworking também estimula a criatividade e a inovação, pois coloca o profissional diante de inúmeras perspectivas e soluções para os problemas que enfrenta no seu dia a dia. Ao interagir com pessoas que pensam de forma diferente, o profissional pode sair da sua zona de conforto e explorar novas possibilidades e oportunidades.

Além do estímulo da criatividade e inovação, a convivência com outras pessoas diariamente também é benéfica para o aumento da produtividade e da motivação.

Quando sai de casa e chega ao coworking, encontra um espaço diferente,  que é colaborativo e dinâmico. Esse dinamismo incentiva, surgem conversas interessantes sobre projetos, planos de carreiras e feedbacks interessantes para o desenvolvimento dos negócios.

2 - Tenha mais economia e flexibilidade

Começar um novo negócio é um desafio que envolve muita persistência.

Os empreendedores precisam lapidar a ideia de negócio inicial, contar com funcionários comprometidos e ter conhecimento financeiro suficiente para economizar, principalmente antes de o empreendimento apresentar lucro.

É pensando principalmente em estratégias de economia, que a locação de um plano de coworking torna-se uma possibilidade interessante para empreendedores.

Diferente da locação de um escritório tradicional, que inclui os gastos com aluguel, condomínio da sala comercial, luz, telefone, internet e a mobília, o coworking está pronto para receber os profissionais.

Também não existem preocupações com a burocracia de conseguir o valor de caução de aluguel ou um fiador para custear os primeiros meses. Com um coworking, flexibilidade é a palavra que resume o processo de locação de um espaço físico. 

3 -  Faça parte de uma comunidade fortalecida

Uma das principais vantagens de trabalhar em um coworking é a oportunidade de fazer parte de uma comunidade fortalecida de profissionais com bagagens profissionais únicas.

Em um coworking, você não está isolado em um escritório fechado, mas está inserido em um ambiente coletivo, onde é possível conversar com pessoas que compartilham dos mesmos valores e objetivos que você.

Além disso, ao fazer parte dessa comunidade, você pode ampliar suas possibilidades de negócios, parcerias e projetos, como já comentamos.

Nesses espaços existem potenciais clientes, fornecedores, investidores e mentores, que podem auxiliar a alavancar a sua carreira ou o seu negócio. Existem também diversos eventos, workshops, palestras e cursos, que agregam valor ao seu trabalho e ampliam as possibilidades profissionais.

Por fim, fazer parte de uma comunidade fortalecida também é benéfico para a saúde mental e emocional. Como as pessoas que trabalham naquele espaço passam pelos mesmos desafios que você, é muito mais fácil se sentir acolhido e compreendido.

4 - Conte com um espaço ideal para receber parceiros de negócio 

Se você, em alguma ocasião, já precisou marcar uma reunião com um fornecedor ou cliente e passou horas decidindo qual local seria perfeito para esse encontro, saiba que com um coworking, essa preocupação não irá mais existir.

Antes de mais nada, o coworking disponibiliza atendimento telefônico. Assim, se alguém precisar ligar e deixar recado, essa possibilidade vai existir.

O coworking também conta com uma recepção, além de salas de reunião, equipadas com cadeiras e mesas confortáveis, que transmitem muito mais credibilidade para o seu negócio.

Isso tudo evidencia o quanto a sua empresa se preocupa no conforto daqueles que quer receber e também na credibilidade que pretende passar.

5 - Garanta um endereço comercial para a sua empresa

O endereço comercial é o local onde uma empresa está registrada para receber correspondências, notificações e documentos oficiais.

Ter um endereço comercial traz credibilidade, segurança e profissionalismo para as empresas, além de facilitar a comunicação com clientes, fornecedores e parceiros.

Contudo, alugar ou comprar um imóvel comercial envolve muitos custos e burocracias, especialmente para pequenas e médias empresas, profissionais liberais e autônomos.

É neste ponto que entra o coworking, que pode ser usado como endereço comercial em uma localização privilegiada, com infraestrutura completa, serviços de recepção, limpeza, internet, telefone, impressão e muito mais.

6 - Torne a sua rotina de trabalho mais produtiva

Diariamente somos impactados por uma série de estímulos, principalmente por conta das redes sociais. Para aqueles que decidem trabalhar em casa, esses estímulos são ainda maiores, pois surgem muitas demandas ao longo do dia.

Nesse sentido, focar nas tarefas do trabalho que precisam ser finalizadas exige o dobro de atenção. Atenção essa que aumenta o estresse e dores de cabeça, resultando em um trabalho menos fluído e criativo.

Então, encontrar um local para trabalhar que seja tranquilo, com estrutura adequada e confortável é o objetivo de muitos profissionais que se enxergam perdidos em meio a essa rotina conturbada de trabalho.

O coworking é esse local, uma vez que é projetado pensando em incentivar o convívio mas também a individualidade quando esses momentos são necessários.

Nos coworkings existem espaços silenciosos, perfeitos para que você se sente com o seu café e notebook e desenvolva as tarefas que estava procrastinando há semanas.

Avalie todas essas razões e migre definitivamente para um coworking! Tenha mais economia, criatividade e produtividade na sua rotina de trabalho.  

Conheça os espaços de coworking da BQ Escritórios e Coworking e nos siga nas redes sociais para não perder outros conteúdos sobre empreendedorismo e inovação: Instagram, Facebook, LinkedIn
 

Notícias relacionadas

24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais
14 de Marco 2024
Coworking
Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Saiba como o coworking utiliza o Built-to-suit para criar espaços de trabalho sob medida...

Leia Mais