25 de Janeiro 2024

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

O empreendedorismo digital é uma forma de empreender usando a internet como plataforma para oferecer produtos ou serviços de valor para o público.

Essa tendência vem crescendo cada vez mais em todo o mundo por conta das possibilidades de venda, atração de leads e alcance que as redes sociais e o ambiente online proporciona.

Mas como começar a empreender digitalmente? Quais são os desafios e as oportunidades desse mercado?

Neste artigo, vamos explicar o que é o empreendedorismo digital, quais as principais vantagens de empreender no meio digital e como um coworking é importante nesse processo.  

Empreendedorismo digital e o seu grande alcance

Como já explicamos, o empreendedorismo digital é focado no online e por isso, utiliza ferramentas específicas desse meio como principal recurso para potencializar o negócio.

Algumas dessas ferramentas são os sites, os blogs, as redes sociais, e-mails, anúncios, e-books e diversos outros formatos.

Essa diversidade permite que o empreendedor digital crie conteúdos relevantes, atraindo e fidelizando seus clientes, ao mesmo tempo em que divulga sua marca, aumentando as suas vendas de produtos ou serviços.  

O empreendedorismo digital apresenta, portanto, um grande diferencial que é o alcance que a internet pode promover para um negócio.

Nela é possível atingir um público muito maior e mais diversificado do que no empreendedorismo tradicional. Além disso, existem maneiras de segmentar o público-alvo de acordo com interesses específicos, comportamentos e preferências, aumentando as chances de conversão e fidelização.

E, no contexto do Brasil, investir em vendas online é uma ótima maneira de empreender.

Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Outro diferencial do empreendedorismo digital é a possibilidade de mensurar os resultados de forma rápida e precisa. Com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, o acompanhamento do desempenho de ações é descomplicado.

As principais vantagens do empreendedorismo digital 

Agora que já contextualizamos o que é empreendedorismo digital, saiba quais são as principais vantagens de investir nessa modalidade de empreendedorismo.

1 - Maior flexibilidade na rotina de trabalho

Muitas pessoas buscam o empreendedorismo para ter uma rotina de trabalho mais flexível, diferente de um trabalho fixo com longas cargas horárias.

Essa é uma das vantagens do empreendedorismo digital, pois o empreendedor pode seguir trabalhando nos horários que decidir e em diferentes locais com acesso à internet. 

2 - No empreendedorismo digital, não existem limitações físicas

Como já comentamos, os empreendedores digitais podem atingir um público maior e mais diversificado, sem depender de limitações geográficas ou físicas.

Isso aumenta o faturamento e o lucro, sem precisar investir proporcionalmente mais recursos. 

3 - É uma forma de empreender que está em constante evolução

Quem começou a vender pela internet há cinco anos, por exemplo, atualmente está diante de um cenário totalmente diferente do que aquele que existia antes.

Assim como as redes sociais passam por atualizações e passam a oferecer novas alternativas, os empreendedores precisam se adequar, criando estratégias condizentes com a realidade atual.

Esse comportamento estimula a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de se adequar a novos panoramas. 

Como os coworkings são importantes para o empreendedorismo digital

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados que funcionam como uma alternativa aos escritórios tradicionais e que oferecem diversas vantagens para os empreendedores digitais.

Esses benefícios incluem o uso da infraestrutura, dos serviços, criação de laços com a comunidade desses locais, que são ambientes propícios à criatividade e à colaboração.

Ao contratar um plano de coworking, também existe uma redução de custos e uma vivência muito interessante para ampliar contatos, trocar experiências, aprender novas habilidades e gerar parcerias.

A convivência em um coworking estimula a inovação e tem toda relação com o empreendedorismo digital.

Se você está pensando em empreender utilizando as ferramentas online ou já é um empreendedor digital, conheça a BQ Escritórios e Coworking!

Nossos espaços físicos são ideais para a sua rotina de trabalho e se encaixam nas suas prioridades. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Notícias relacionadas

21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais
20 de Julho 2023
Empreendedorismo
Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Saiba quais são os erros que podem afetar o crescimento do seu empreendimento e aprenda estratégias para evitá-los...

Leia Mais
23 de Junho 2022
Empreendedorismo
Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Confira cinco dicas fundamentais para quem deseja iniciar um negócio próprio e se tornar um empreendedor de sucesso...

Leia Mais