25 de Janeiro 2024

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

O empreendedorismo digital é uma forma de empreender usando a internet como plataforma para oferecer produtos ou serviços de valor para o público.

Essa tendência vem crescendo cada vez mais em todo o mundo por conta das possibilidades de venda, atração de leads e alcance que as redes sociais e o ambiente online proporciona.

Mas como começar a empreender digitalmente? Quais são os desafios e as oportunidades desse mercado?

Neste artigo, vamos explicar o que é o empreendedorismo digital, quais as principais vantagens de empreender no meio digital e como um coworking é importante nesse processo.  

Empreendedorismo digital e o seu grande alcance

Como já explicamos, o empreendedorismo digital é focado no online e por isso, utiliza ferramentas específicas desse meio como principal recurso para potencializar o negócio.

Algumas dessas ferramentas são os sites, os blogs, as redes sociais, e-mails, anúncios, e-books e diversos outros formatos.

Essa diversidade permite que o empreendedor digital crie conteúdos relevantes, atraindo e fidelizando seus clientes, ao mesmo tempo em que divulga sua marca, aumentando as suas vendas de produtos ou serviços.  

O empreendedorismo digital apresenta, portanto, um grande diferencial que é o alcance que a internet pode promover para um negócio.

Nela é possível atingir um público muito maior e mais diversificado do que no empreendedorismo tradicional. Além disso, existem maneiras de segmentar o público-alvo de acordo com interesses específicos, comportamentos e preferências, aumentando as chances de conversão e fidelização.

E, no contexto do Brasil, investir em vendas online é uma ótima maneira de empreender.

Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Outro diferencial do empreendedorismo digital é a possibilidade de mensurar os resultados de forma rápida e precisa. Com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, o acompanhamento do desempenho de ações é descomplicado.

As principais vantagens do empreendedorismo digital 

Agora que já contextualizamos o que é empreendedorismo digital, saiba quais são as principais vantagens de investir nessa modalidade de empreendedorismo.

1 - Maior flexibilidade na rotina de trabalho

Muitas pessoas buscam o empreendedorismo para ter uma rotina de trabalho mais flexível, diferente de um trabalho fixo com longas cargas horárias.

Essa é uma das vantagens do empreendedorismo digital, pois o empreendedor pode seguir trabalhando nos horários que decidir e em diferentes locais com acesso à internet. 

2 - No empreendedorismo digital, não existem limitações físicas

Como já comentamos, os empreendedores digitais podem atingir um público maior e mais diversificado, sem depender de limitações geográficas ou físicas.

Isso aumenta o faturamento e o lucro, sem precisar investir proporcionalmente mais recursos. 

3 - É uma forma de empreender que está em constante evolução

Quem começou a vender pela internet há cinco anos, por exemplo, atualmente está diante de um cenário totalmente diferente do que aquele que existia antes.

Assim como as redes sociais passam por atualizações e passam a oferecer novas alternativas, os empreendedores precisam se adequar, criando estratégias condizentes com a realidade atual.

Esse comportamento estimula a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de se adequar a novos panoramas. 

Como os coworkings são importantes para o empreendedorismo digital

Os coworkings são espaços de trabalho compartilhados que funcionam como uma alternativa aos escritórios tradicionais e que oferecem diversas vantagens para os empreendedores digitais.

Esses benefícios incluem o uso da infraestrutura, dos serviços, criação de laços com a comunidade desses locais, que são ambientes propícios à criatividade e à colaboração.

Ao contratar um plano de coworking, também existe uma redução de custos e uma vivência muito interessante para ampliar contatos, trocar experiências, aprender novas habilidades e gerar parcerias.

A convivência em um coworking estimula a inovação e tem toda relação com o empreendedorismo digital.

Se você está pensando em empreender utilizando as ferramentas online ou já é um empreendedor digital, conheça a BQ Escritórios e Coworking!

Nossos espaços físicos são ideais para a sua rotina de trabalho e se encaixam nas suas prioridades. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais
20 de Julho 2023
Empreendedorismo
Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Saiba quais são os erros que podem afetar o crescimento do seu empreendimento e aprenda estratégias para evitá-los...

Leia Mais