11 de Janeiro 2024

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

O período de final de ano costuma ser extremamente movimentado nas empresas, principalmente em alguns segmentos específicos. Existe uma demanda maior por produtos e serviços por parte do público e uma reorganização das equipes para deixar tudo pronto antes do recesso e saída de férias.

Mas depois desse período, assim que o novo ano começa, existe um trabalho intenso para retomar o ritmo depois das festas e do recesso.

Neste artigo, reunimos algumas dicas essenciais para auxiliar nisso. Continue a leitura! 

1. Tire um tempo para olhar com atenção as prioridades

A correria do final do ano acaba adiando muitas demandas para o ano seguinte. Vários projetos, modificações em processos e sugestões de melhorias ficaram para depois, pois não houve tempo para colocá-los em prática.

Acontece que quando o ano começa essas demandas todas vem à tona. Essas tarefas, somadas a retomada do trabalho, podem gerar sobrecarga.

Portanto, tirar um período para elencar o que é prioritário é importante para criar prazos condizentes com essa realidade da retomada de atividades do começo de ano.

Essa dica vale tanto para empresas, divididas em setores, quanto para profissionais liberais e empreendedores.  

2. Entenda que como é uma retomada, o ritmo vai evoluir aos poucos

Querer começar o ano e retomar rapidamente o ritmo anterior ao recesso é um erro, uma vez que as férias e o descanso resultam em um processo de desaceleração. Esse processo de desacelerar é, inclusive, essencial para começar o próximo ano.

É claro que as tarefas devem ser cumpridas respeitando prazos, mas também é preciso compreender que o ritmo será recuperado gradualmente, enquanto janeiro vai passando.

Ter as prioridades definidas também é crucial nesse sentido, já que elas irão ditar também em como será essa retomada de atividades no primeiro mês do ano e o que será feito primeiro. 

3. Providencie e organize a agenda do ano 

Seja o Google Agenda, algum outro aplicativo de calendário, planner, ou agenda de papel, o começo do ano é o período ideal para anotar algumas datas importantes.

Saber quais dias do ano serão feriados, assim como quando será o carnaval, por exemplo, são detalhes relevantes para a organização de uma empresa.

O uso do Trello, Asana ou o Evernote também são ótimas sugestões para organizar as atividades e projetos e acompanhar o progresso ao longo do ano enquanto eles são desenvolvidos.

4. Retome o contato com parceiros e clientes

Como já mencionamos, o final do ano costuma ser muito movimentado e alguns contatos feitos naquela época, podem ter ficado para trás em meio a quantidade de obrigações anteriores ao recesso.

O começo do ano é também o momento para retomar essas conversas, seja para agradecer pela parceria, oferecer novos produtos ou serviços, ou solicitar feedbacks e sugestões.

Essa é uma forma de fortalecer o relacionamento com o público, demonstrar interesse e atenção e gerar novas oportunidades de negócio. Além disso, você pode aproveitar para atualizar o seu banco de dados e verificar se há alguma pendência ou demanda a ser resolvida.

5. Considere um coworking para trabalhar em 2024

Um espaço físico com uma localização privilegiada, que conte com uma estrutura ideal para receber clientes, parceiros de negócio ou realizar treinamentos, eleva o padrão de um negócio.

Acima de tudo, um espaço físico compartilhado, como um coworking, cria situações propícias para parcerias e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Esses locais são frequentados por profissionais liberais, empreendedores e empresas que entendem que a convivência cria comunidades em torno de um propósito em comum: o de crescer e se desenvolver em conjunto.

E os benefícios do coworking não param nesse quesito.

Optar por esse ambiente de trabalho também reduz custos, por eliminar os custos com aluguel de um escritório, contas de luz, internet e gastos com a estrutura física.

Aqui, na BQ Escritórios e Coworking, nós estamos prontos para te receber e estarmos juntos no crescimento do seu negócio.

Acesse o nosso site para conhecer melhor as nossas soluções e nos siga nas redes sociais para não perder novidades relacionadas a empreendedorismo e inovação: Facebook, Instagram e LinkedIn.
 

Notícias relacionadas

23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais