18 de Janeiro 2024

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

As mudanças no mercado de trabalho são cada vez mais rápidas e intensas e por isso, elas exigem das empresas e dos profissionais uma capacidade de adaptação e inovação constante.

O ano de 2024 será um período de muitas novidades, as quais vão influenciar o modo como as pessoas trabalham, se qualificam e se desenvolvem em seus contextos profissionais.

Neste conteúdo, você vai conhecer as principais tendências que estão moldando o mercado de trabalho, como elas impactam as diferentes áreas, setores, funções e diferentes atuações.

Continue a leitura! 

1 - Valorização de talentos

As equipes que fazem parte de uma empresa desempenham um papel crucial para que uma organização alcance seus objetivos.

Nesse cenário, a valorização de talentos se torna um fator estratégico e diferencial para o sucesso dos negócios.

A valorização de talentos envolve não apenas a atração e a retenção de profissionais qualificados, mas também o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores, de forma a potencializar suas competências e motivações.

Para isso, as empresas precisam investir em práticas de gestão de pessoas que reconheçam e valorizem a diversidade, a criatividade e a autonomia, que estimulem o aprendizado contínuo dos talentos.

As empresas que valorizam seus talentos conseguem se destacar no mercado de trabalho, pois criam uma cultura organizacional positiva, que estimula a inovação.

Além disso, essas empresas se tornam mais preparadas para enfrentar os desafios e as oportunidades do futuro, pois contam com equipes capacitadas, principalmente no começo de um novo ano.

2 - Oportunidades relacionadas à Inteligência Artificial (IA)

Uma matéria publicada pela Forbes Brasil mencionou que, segundo dados divulgados em agosto de 2023 pelo LinkedIn, o número de vagas de emprego na plataforma que menciona o GPT ou ChatGPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022, quando a OpenAI lançou seu chatbot.

De acordo com uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de vendas B2B, a inteligência artificial é atualmente a área tecnológica mais procurada pelas empresas. A pesquisa, que analisou mais de três milhões de anúncios de emprego publicados entre março e junho nos principais sites do Brasil, indica que 34.324 dessas vagas estão relacionadas à IA, seguida por áreas como machine learning e internet das coisas.

Esse número deve aumentar em 2024. Nos próximos cinco anos, 44% das competências dos profissionais mudarão, conforme o estudo Futuro do Trabalho 2023, feito pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral.

3 - A flexibilidade vai se fortalecer em 2024

A flexibilidade nas empresas e na atuação de empreendedores não é necessariamente uma novidade no mercado de trabalho, contudo, ela vai estar em evidência neste ano.

Muitas empresas voltaram para o escritório pois entenderam a relevância que a convivência presencial pode trazer para os negócios.

Mais do que investir em sedes próprias de empresas, a locação de pacotes em coworkings e realização de treinamentos imersivos estão entre as principais iniciativas que devem estar em alta.

No contexto de entrevistas de emprego, por exemplo, o modelo de trabalho pode ser uma das principais motivações de um profissional para escolher ou não uma vaga e isso acontece por inúmeros motivos.

A criação de conexões profissionais é muito importante para o crescimento individual e também para a empresa.

4 - Um novo tipo de liderança

A liderança conduz as equipes e consegue enxergar o potencial de cada profissional, delegando atividades que se alinham à singularidade de cada um.

Em 2024,  continua a consolidação do estilo de gestão horizontal, que é centrado em motivar os membros da equipe a desenvolverem mais iniciativa e proatividade. O resultado disso é mais autonomia para lidar com desafios e na tomada de decisões.

A gestão horizontal, que é relativamente nova no mercado de trabalho, traz inúmeras vantagens, principalmente no que diz respeito à geração de novas ideias. Este estilo de gestão é mais democrático e tende a trazer mais satisfação aos colaboradores, pois todos ficam envolvidos nos projetos.

Quais dessas tendências você já conhecia?

Acesse o nosso blog para ler outros conteúdos sobre empreendedorismo e inovação.

As nossas redes sociais também são espaços de compartilhamento de tendências e novidades, siga-nos para não perder as atualizações: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Notícias relacionadas

09 de Maio 2024
Negócios
5 erros no atendimento ao cliente que podem comprometer seu negócio

5 erros no atendimento ao cliente que podem comprometer seu negócio

Desenvolva o potencial do seu atendimento ao cliente. Comunique-se de forma clara, responda com agilidade e valorize ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais