01 de Dezembro 2022

Tudo o que você precisa saber sobre coworking

Tudo o que você precisa saber sobre coworking

O acesso a um computador, uma cadeira confortável e fones de ouvido: essas são as ferramentas de trabalho necessárias para centenas de profissionais realizarem as suas funções diárias. Mas, para fins de registro e questões tributárias, é necessário um endereço fiscal e, em alguns casos, endereço comercial também.

É claro que, somado a esses equipamentos, existem diversos outros fatores que influenciam na rotina de trabalho. O ambiente de trabalho e a relação com colegas também contribuem para o melhor andamento e aproveitamento da carga horária.

No entanto, o aspecto que envolve a convivência próxima com outras pessoas se transformou nos últimos anos. Neste artigo vamos explicar tudo que envolve os coworkings, principais características e vantagens para os trabalhadores. 

O contexto do trabalho remoto no Brasil

A pandemia de Covid-19 desencadeou um processo que já estava sendo adotado por algumas organizações: a modalidade home office.

Desde março de 2020, as conversas e reuniões passaram a acontecer online. Até mesmo o happy hour entre as equipes passou a ser realizado nas salas de reuniões online.

A consultoria global de carreira, Korn Ferry, realizou uma pesquisa no final de 2021 sobre a quantidade de empresas que adotaram o home office no período. Os dados mostraram que 85% dessas companhias adotaram de forma integral o home office.

Com o passar do tempo e o avanço da vacinação, o modelo foi tão bem aceito que continua sendo praticado, pelo menos em alguns dias da semana, consolidando o modelo híbrido.  

Mas apesar da adaptação com o home office, alguns pontos importantes presentes no local físico de trabalho começaram a fazer falta.

Muitos profissionais, por exemplo, relataram que ao trabalhar em casa têm a sensação de que a casa se tornou o trabalho.

Essa sensação associada a quantidade de horas extras é responsável pelo aumento nos picos de estresse e cansaço extremo.

Diante da necessidade de ter um espaço específico para o trabalho, a procura por coworkings passou a ser uma alternativa interessante e acessível financeiramente.

O que é coworking e como surgiu?

O coworking é um local onde profissionais autônomos e freelancers compartilham o mesmo espaço para trabalhar.

A sua estrutura conta com mesas, cadeiras, salas para reuniões, salas privativas, ambientes de convivência, copa e também recepção, uma configuração que lembra os ambientes de uma empresa.

Mas apesar dessa semelhança, os coworkings são projetados para serem ambientes colaborativos e isso acaba influenciando até na decoração e design dos espaços.

O início dessa história começa no ano de 1995, em Berlim, na Alemanha.

Naquele ano, um grupo de amigos programadores decidiu encontrar um espaço físico para que pudessem compartilhar. O local foi chamado de C-base, mas era classificado como um hackerspace.

O C-base teve uma grande aceitação, tanto que acabou sendo usado não só por esse grupo.

Foram realizados eventos, seminários e encontros periódicos para aqueles que se interessavam pela programação.

Esses usos foram tão grandes que os Estados Unidos também investiram na criação de hackerspaces.

Ainda no mesmo ano, em 1995, o termo coworking foi utilizado pela primeira vez e quem disse a palavra foi um designer de jogos chamado Bernard DeKoven.

Na ocasião, ele se referia ao trabalho em conjunto feito por freelancers, ou seja, a colaboração que existia entre eles.

Mas quando ele usou o termo era justamente sobre o trabalho e não sobre o espaço físico.

Foi apenas no ano de 2002 que um local foi criado com a proposta de coworking que conhecemos hoje.

O local chamou-se Schraubenfabrik e foi criado por dois empresários austríacos que tinham como objetivo reunir outros profissionais em um mesmo lugar para discutir ideias inovadoras.

Três anos mais tarde, em 2005, já existiam muitos locais como o Schraubenfabrik espalhados pelo mundo, mas nenhum deles carregava o nome de coworking oficialmente.  

Até que um programador chamado Brad Neuberg abriu seu próprio empreendimento.

O empreendimento, na cidade de São Francisco, Califórnia, ganhou o nome de Francisco Coworking Space.

A disposição dos ambientes lembrava muito os espaços de coworking atuais, e o espaço recebia profissionais que trabalhavam dali, utilizando Wi-Fi grátis e participando de outras atividades, como meditação.

De 2005 para cá a quantidade desses espaços só aumentou. De acordo com o Global Coworking Growth Study (ou estudo sobre o crescimento global dos Coworkings), feito pela Coworking Resources, o aumento desse nicho será de 21% ao ano, passando de 20 mil espaços em 2020 para 40.000 escritórios de Coworking no mundo até 2024, um crescimento de 100%.

Como são organizados os espaços de um coworking

Desde as suas primeiras unidades, os espaços de coworking passaram por transformações para se adequarem às novas exigências dos profissionais.

Nos espaços são encontradas:

  • salas de reunião com todos os equipamentos necessários de apoio para encontros; 
  • salas de treinamento;
  • salas privativas;
  • box privativos com isolamento sonoro para vídeo-conferências.

Ou seja, apesar de ser um ambiente colaborativo, é possível ter privacidade quando desejado.

Quais profissionais podem trabalhar em coworking

Não existe um perfil específico de profissionais que costumam trabalhar em um coworking. Empreendedores e profissionais autônomos das mais variadas áreas podem trabalhar neste espaço.

Advogados, consultores, contadores, engenheiros, arquitetos, designers, redatores e até mesmo nutricionistas e psicólogos são alguns exemplos mais encontrados.

Benefícios de escolher um coworking para trabalhar

Depois de entender como surgiu o primeiro coworking e quem costuma trabalhar nesses locais, conheça as vantagens de optar por um ambiente coletivo de trabalho. 

  • Oportunidades profissionais 

Além de disponibilizar uma infraestrutura adequada para o trabalho, um coworking é um espaço repleto de oportunidades profissionais.

Um profissional que trabalha como designer, por exemplo, ao conhecer um programador, pode estabelecer uma parceria profissional muito produtiva.

Para desenvolver um site, muitos programadores não possuem a expertise relacionada ao desenvolvimento do layout e é justamente neste ponto que um designer pode auxiliar. 

  • Maior produtividade

Existem alguns momentos no trabalho onde é necessário uma produtividade maior do que o usual, seja para desenvolver um projeto específico ou outras situações eventuais.

Para estes momentos um coworking é um espaço indicado já que não conta com as distrações existentes em casa. As salas privativas são indicadas para essas ocasiões. 

  • Uma oportunidade para quem precisa de endereço fiscal e comercial

O endereço fiscal, também conhecido como domicílio fiscal, é o local designado como referência para questões tributárias quando uma empresa é aberta.

E diante disso, a contratação de um pacote de coworking é uma alternativa econômica e segura, já que essa contratação contempla o serviço de endereço fiscal.

Além disso, os espaços de coworking oferecem outras facilidades como o atendimento telefônico personalizado, recepção e estações completas de trabalho.

O coworking contratado também pode ser o endereço comercial da empresa.

Ao fazer esse vínculo, o endereço presente nas comunicações da empresa será privilegiado e terá fácil acesso para reuniões, entrevistas de emprego ou encontros comerciais.

Como posso trabalhar em um coworking

Se você chegou até aqui e se interessou em trabalhar em coworking, vamos explicar como, a seguir.

Na maioria dos casos, para começar esse processo, o profissional pode escolher entre duas opções: um plano mensal fixo ou horas trabalhadas no local.

Os planos locais fixos, como já mencionamos, oferecem o serviço de endereço fiscal e endereço comercial, o que é muito benéfico para quem precisa desses pontos.

Aqueles profissionais que optarem pelas horas contam com a flexibilidade desse pacote ao se deslocar para o coworking apenas nos momentos necessários.

Os valores de cada uma das opções pode variar de acordo com os serviços adicionais que os coworkings disponibilizam para seus clientes.

Antes de tomar uma decisão de contratar ou não um pacote, conheça as opções nas localidades que mais lhe agradam.

Conheça bem a estrutura desses locais, avalie os preços e analise junto do seu orçamento. 

Conheça a BQ Escritórios e Coworking

A popularização dos coworkings estimulou a abertura de muitos espaços de trabalho compartilhados e por isso existem centenas de empresas deste segmento.

Portanto, é essencial buscar locais que sejam confortáveis e que atendam as suas prioridades  de contratar um pacote em coworking.

Se você é um profissional que precisa de um endereço comercial ou endereço fiscal, mas não abre mão da privacidade, precisa encontrar espaços com salas privativas, certo?

A BQ Escritórios e Coworking abrange essa exigência, juntamente com espaços compartilhados com outros profissionais.

São oferecidos ainda os serviços de atendimento telefónico personalizado, ideal para aqueles clientes que preferem este tipo de contato.

A localização também é privilegiada, facilitando o acesso em caso de reuniões ou outros tipos de encontros.

Cada ambiente é pensado para oferecer conforto e comodidade.

Confie em uma empresa que atua há mais de duas décadas no ramo de locações e concretize uma parceria para expandir ainda mais os seus negócios.

Conheça melhor nossos serviços:

Entre em contato conosco para saber quais das opções acima se encaixam melhor na sua realidade profissional.

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais