04 de Novembro 2021

O que esperar do modelo de trabalho híbrido

O que esperar do modelo de trabalho híbrido

O mercado de trabalho foi duramente afetado pela pandemia do coronavírus. Em tempos de isolamento social e quarentena, as empresas precisaram flexibilizar a jornada, investindo no modelo de trabalho híbrido e na atuação em home office.

Segundo uma pesquisa realizada pela Open Mind Brazil, o home office foi essencial para reduzir os efeitos da pandemia para 96% dos entrevistados. Dessa forma, grande parte das organizações pretende consolidar o trabalho híbrido mesmo com o fim das medidas de isolamento e a volta das atividades.

E em meio a este cenário, muitas pessoas acreditam que o mundo corporativo está vivendo a chamada “era do trabalho híbrido”, ou seja, as empresas estão revisando seus modelos tradicionais de atuação e incorporando uma maior flexibilidade na jornada.

Basicamente, o trabalho híbrido permite que o colaborador trabalhe em mais de um ambiente além do escritório. Assim, ele pode dividir o tempo de atuação entre a sede da empresa e um ambiente remoto, como sua residência, local público, coworking, etc.

A era do trabalho híbrido

Considerando que o trabalho híbrido é uma forte tendência a ser seguida nos próximos anos no universo corporativo, como as organizações e os profissionais podem se adaptar e prosperar?

Confira as dicas que separamos:

  • Invista em talentos híbridos

Possuir determinadas soft skills e hard skills não é novidade no mercado de trabalho. Mas em um contexto de pós-pandemia e devido ao surgimento de novas demandas, os profissionais de hoje devem se desenvolver de maneira a atender às necessidades do mercado e garantir uma vantagem competitiva.

Nesse sentido, os talentos híbridos de hoje apresentam muito mais do que conhecimento técnico.

Além de expertise em áreas como data science, uma vez que a mineração de dados é cada vez mais importante para a obtenção de insights criativos e relevantes, os profissionais híbridos são capazes de se colocar no lugar do outro, sabem fornecer feedbacks construtivos, buscam aprender cada vez mais, etc.

Este conjunto de características são muito bem recebidas pelo mercado, pois se adequam às novas necessidades da era do trabalho híbrido.

  • Reforce a comunicação

Uma das maiores necessidades do formato de trabalho híbrido é a comunicação constante entre os membros da equipe, uma vez que nem todos estarão reunidos no mesmo ambiente no dia a dia.

Por isso, a organização deve investir em bons canais de comunicação, facilitando o compartilhamento de informações e permitindo que todos os profissionais se comuniquem em tempo real.

A boa comunicação é essencial para reduzir o índice de erros nas atividades, reforçar a cultura organizacional e minimizar o sentimento de isolamento dos profissionais que não estão no escritório.

  • Exercite a confiança

Como mencionamos, o modelo de trabalho híbrido permite que os colaboradores atuem fora do escritório, longe da supervisão mais rigorosa dos gestores.

Nesse sentido, é fundamental exercitar a confiança dos líderes em suas equipes e no trabalho a ser desenvolvido.

Além disso, é importante que todos saibam o que precisa ser feito e se preparem para alcançar os objetivos esperados.

  • Aposte em locais de trabalho alternativos

O modelo híbrido permite que os próprios colaboradores escolham um espaço de trabalho para realizar suas atividades. Portanto, na nova realidade a flexibilidade de atuação conquista ainda mais espaço, enquanto a discussão sobre produtividade no escritório ou fora dele perde força.

As organizações que desejam prosperar na era do trabalho híbrido podem apostar em locais de trabalho alternativos, como os escritórios compartilhados, também conhecidos como coworkings.

Estes espaços oferecem um ambiente corporativo diversificado e mais inclusivo, permitindo a interação entre profissionais e a troca de experiências.

A era do trabalho híbrido foi antecipada pela pandemia e veio para ficar! Afinal, ela atende a uma necessidade que já estava presente no universo corporativo há algum tempo.

Nesse sentido, organizações que desejam se manter competitivas e relevantes no mercado devem aderir a esta nova realidade, promovendo maior flexibilidade de atuação e valorizando a cultura híbrida.

Conheça o Coworking da BQ

O espaço coworking da BQ é muito mais do que apenas um escritório compartilhado. Nosso ambiente é projetado para promover a interação entre pessoas e a troca de experiências.

No coworking da BQ, os profissionais encontram um ambiente humanizado e acolhedor, onde as ideias ganham vida e os projetos saem do papel.

Além de contar com uma estrutura completa e todas as ferramentas necessárias para a realização das atividades, os coworkers da BQ ainda aproveitam benefícios gratuitos que auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional, como:

  • mentorias e assessoria profissional;
  • reuniões e encontros profissionais;
  • palestras e eventos online/presenciais;
  • networking com propósito e efetivo;

E muito mais.

Prepare a sua empresa para a era do trabalho híbrido com os espaços compartilhados da BQ!

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre o coworking BQ!

Notícias relacionadas

21 de Marco 2024
Notícias
O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O modelo híbrido: flexibilidade, integração e inovação. Saiba como esse formato revoluciona o ambiente de trabalho...

Leia Mais
25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
08 de Marco 2023
Notícias
Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia 8 de março é uma ótima oportunidade para reconhecermos o papel fundamental das mulheres nas empresas. Saiba ...

Leia Mais