23 de Junho 2022

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

O Brasil é um país empreendedor! Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2021, o país ocupa a sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo com 9,9% de empreendedores estabelecidos. Este número representa 14 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos que comandam um negócio com mais de 3,5 anos.

E apesar do sonho do próprio negócio ser comum entre os brasileiros, não é todo mundo que obtém sucesso na carreira de empreendedor.

De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2018, mais de 70% das empresas abertas no país fecharam as portas em menos de dez anos de atividade.

A pesquisa apontou que 18,5% das empresas fundadas em 2008 encerraram suas atividades em menos de um ano em operação. Já entre negócios com cinco anos de atuação, o índice de encerramento das atividades é ainda maior, representando 47,5% das empresas.

Para evitar que o seu negócio entre em estatísticas como estas que mostramos, selecionamos algumas dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso. Confira:

1. Organize as finanças

Para se manter no mercado, qualquer empresa precisa de investimento. Por isso, organizar a vida financeira é fundamental para quem deseja empreender.

Acompanhar a saúde financeira, organizar o fluxo de caixa, conferir quanto está saindo e quanto está entrando são apenas algumas das atividades que o empreendedor deve fazer para garantir que todas as finanças estejam organizadas e que as despesas pessoais não se misturem com as da empresa.

Contar com o auxílio de um software de planejamento é uma boa dica para facilitar a organização da parte financeira da empresa.

2. Faça um bom planejamento

A falta de planejamento é um dos principais responsáveis pelo fim de um negócio, já que a má organização pode despreparar o empreendedor para situações emergenciais ou de tomada de decisão.

Para evitar estas situações, é importante que o responsável pela empresa teste diferentes formatos e esteja preparado para mudar completamente a estratégia caso seja necessário.

Para facilitar o planejamento, a dica é utilizar o canvas, um modelo que auxilia na elaboração do plano de negócios e na visualização da empresa como um todo.

3. Conheça bem seus clientes

Um empreendedor de sucesso conhece bem seu público-alvo e compreende a fundo quais são seus gostos, rotina, hábitos, dores, etc.

Afinal de contas, ter conhecimento dos clientes e de suas maiores necessidades possibilita que o negócio ofereça o que o público realmente necessita.

Mas isso não é tudo!

Para que a empresa tenha sucesso, é importante coletar os feedbacks dos clientes e investir em melhorias com base nas expectativas e opiniões do público, buscando sempre oferecer o melhor serviço/ produto aos usuários.

Os feedbacks positivos, por exemplo, devem servir de motivação para continuar melhorando cada vez mais, já as opiniões negativas devem ser um alerta para o empreendedor encontrar as falhas e implementar novas estratégias.

4. Se mantenha atualizado

Se manter por dentro das tendências do mercado e buscar novas estratégias são fatores essenciais para um empreendedor de sucesso.

Portanto, quem pretende abrir uma empresa deve conhecer mais sobre o mercado em que deseja empreender, buscando se manter sempre atualizado, praticar networking com empresários do setor, realizar novos cursos na área, etc.

A busca por novos conhecimentos permite que o empreendedor explore suas habilidades e desenvolva insights estratégicos, deixando seu negócio em evidência e na mira do público.

5. Conte com apoio profissional

Ter auxílio de profissionais especializados em negócios e empreendedorismo é essencial para quem já tem uma empresa ou pretende realizar o sonho do negócio próprio.

A BQ Escritórios e Coworking apoia o empreendedorismo e oferece apoio profissional gratuito aos usuários.

Ao contratar um ambiente corporativo para o seu negócio, como escritório mobiliado, sala de reunião, escritório eventual, coworking, entre outros, você aproveita uma série de vantagens gratuitas, como:

  • consultoria e mentoria profissional;
  • reuniões e encontros corporativos;
  • palestras e eventos online e presenciais;
  • networking efetivo;

E muito mais!

Venha fazer parte da BQ!

Entre em contato com nossa equipe e confira todos os benefícios que a BQ oferece para o seu negócio.

Notícias relacionadas

25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais
20 de Julho 2023
Empreendedorismo
Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Saiba quais são os erros que podem afetar o crescimento do seu empreendimento e aprenda estratégias para evitá-los...

Leia Mais