06 de Setembro 2023

Setembro Amarelo: a influência do ambiente de trabalho na saúde mental

Setembro Amarelo: a influência do ambiente de trabalho na saúde mental

A rotina de trabalho, independentemente do cargo ocupado ou da empresa, demanda atenção com muitos detalhes, para que as tarefas e projetos sejam desenvolvidos conforme o esperado e também atinjam resultados positivos.

Mas esse olhar atento, a busca pela produtividade, somada a cobranças pessoais e também por parte dos gestores, pode causar desgaste emocional e influenciar na saúde mental.

O mês está começando e vamos aproveitar a campanha Setembro Amarelo para discutir como o ambiente de trabalho pode impactar na saúde mental.

Vamos refletir juntos?

O que significa saúde mental?

O termo saúde mental tem sido muito utilizado nas redes sociais e nos veículos de comunicação, principalmente nos meses de setembro. Mas você sabe o que ele quer dizer?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”.

Diante dessa explicação, podemos entender a saúde mental como contexto em que a pessoa consegue lidar bem com os desafios que surgem em sua rotina, sem desestabilizar  completamente.

Neste ponto é importante entender que é impossível evitar prováveis situações difíceis, mas é possível estar atento com a saúde mental que ajuda a lidar com esses momentos. 

Setembro Amarelo: entenda o que é a campanha

A campanha Setembro Amarelo começou no ano de 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) deu notoriedade para este tema e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo®.

A partir do ano seguinte, em 2014, a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam essa campanha que visa a conscientização dos brasileiros sobre a prevenção do suicídio.

​Neste ano o lema da campanha é “se precisar, peça ajuda!”. 

A saúde mental no contexto do trabalho 

A jornada de trabalho na maioria das empresas brasileiras é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Se olharmos para a duração de um dia inteiro, percebemos que uma diária no emprego representa uma fatia significativa.

E quando essa fatia significativa está causando estresse, insegurança e ansiedade, outros aspectos da vida pessoal podem acabar sendo afetados também.

Sem contar que esses sintomas também interferem na equipe e no desempenho do próprio colaborador.

Dados do INSS comprovam que a ansiedade e a depressão são as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

E mais do que isso, cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade, custando à economia mundial quase 1 trilhão de dólares.

Esses números são do relatório Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 2022.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, reforça que estamos no momento de focar no efeito prejudicial que o trabalho pode ter em nossa saúde mental.  

“O bem-estar do indivíduo é motivo suficiente para agir, mas a saúde mental precária também pode ter um impacto debilitante no desempenho e na produtividade de uma pessoa. Essas novas diretrizes podem ajudar a prevenir situações e culturas de trabalho negativas e oferecer proteção e apoio à saúde mental muito necessários para os trabalhadores”, complementou.

Todo esse contexto demonstra que construir um espaço de trabalho saudável é uma maneira de priorizar a saúde mental dos colaboradores. 

Como promover saúde mental nas empresas

Os argumentos que apresentamos até aqui reforçam o quanto a rotina de trabalho pode ser desgastante e influenciar na saúde.

É por isso que algumas medidas precisam ser desenvolvidas e estimuladas e abaixo vamos explicar melhor sobre algumas iniciativas.

  • Crie um programa de saúde mental

Um programa de saúde mental inclui rodas de conversa regulares de acolhimento, que sejam espaços acolhedores e sem julgamentos.

Criar parcerias com clínicas de psicologia e para que os colaboradores possam fazer terapia gratuitamente ou com preços mais acessíveis é uma boa opção. 

  • Estimule uma boa comunicação com a equipe

A falta de comunicação pode causar muitos transtornos que geram desentendimentos e conflitos entre os times.

Pensando nisso, a comunicação clara e direta deve ser estimulada em todas as situações para que não aconteçam situações estressantes.

  • Ofereça treinamentos constantes às lideranças

Alguns comportamentos dos gestores também podem interferir na saúde mental dos seus liderados e para que isso não aconteça, oferecer treinamentos específicos que discutam formas de agir respeitando a saúde mental também são medidas interessantes.

Você já tinha refletido sobre a importância da saúde mental?

De que maneira a sua empresa discute esse tema?

Continue a leitura de artigos com temáticas relevantes no blog da BQ Escritórios e Coworking

Notícias relacionadas

23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais