28 de Julho 2022

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: conheça as 6 principais etapas

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: conheça as 6 principais etapas

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à performance dos colaboradores. Por isso, investir continuamente em capacitação se torna uma decisão estratégica de negócio, para melhorar os resultados organizacionais.

Entre as ações que ajudam a otimizar esse cenário está colocar em prática as diferentes etapas de treinamento e desenvolvimento. Com esse planejamento, os colaboradores se tornam profissionais mais capacitados para as suas funções - o que representa diversos benefícios para a empresa a longo prazo.

Mas, quais são as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores? Continue a leitura e descubra!

6 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento

1) Levantamento as principais necessidades

Fazer um levantamento com os gestores e com os colaboradores para entender as atuais necessidades da organização é o primeiro passo desse processo. É o momento para avaliar também a cultura organizacional e considerar a atualização de técnicas que serão implementadas no futuro.

Isso pode ser feito com pesquisas individuais, coletivas e uma análise dos dados, com os quais será possível pontuar também quais os objetivos da organização com os treinamentos. Desta maneira, será mais fácil desenvolver as competências prioritárias e os problemas que devem ser eliminados.

2) Avaliação do perfil dos colaboradores

A segunda etapa é avaliar o perfil de cada profissional, de forma a ampliar a efetividade do processo de treinamento e desenvolvimento.

Esse cuidado é essencial para considerar todos os perfis de colaboradores e a necessidade de estratégias variadas nos treinamentos, já que um formato único não atingiria os objetivos da empresa de maneira homogênea.

Então, adequar as metodologias aos diferentes perfis dos colaboradores se torna essencial. Assim como avaliar a rotina de trabalho, a diversidade de funções, faixas etárias e hobbies também podem agregar ao processo.

3) Planejamento das estratégias

Após recolher os dados, chegou o momento do planejamento. Nesta etapa, a empresa precisa considerar:

  • Conteúdos e metodologias aplicadas no treinamento;
  • Se o treinamento será presencial, on-line, híbrido, assíncrono, etc;
  • Quais materiais serão necessários para o formato escolhido;
  • Em qual local serão aplicadas as dinâmicas presenciais;
  • Em qual período os treinamentos serão realizados;
  • Quais os custos para empresa de todo o processo;
  • Quais metodologias serão aplicadas e o prazo para a sua finalização.

Todos esses aspectos influenciam na efetividade dos treinamentos, tanto para o total aproveitamento dos colaboradores quanto para os resultados que a empresa deseja alcançar.

A organização deve ter em mente que os treinamentos devem ser atrativos para os profissionais, então a metodologia escolhida é um dos pontos de maior atenção durante o planejamento, assim como a escolha do local ideal para os encontros e dinâmicas presenciais.

Uma sala de treinamento que não oferece o conforto necessário e nem uma estrutura adequada impacta todo o processo de forma negativa. Os profissionais tendem a focar nos pontos negativos do local e perdem a chance de voltar sua atenção para o conteúdo. Além disso, quem precisa passar seu conhecimento também é prejudicado.

4) Desenvolvimento das estratégias

A quarta etapa envolve o desenvolvimento das estratégias definidas no tópico anterior. Durante essa fase, a empresa pode perceber a necessidade do apoio de profissionais externos para colocar o processo em prática - mesmo que já disponha dos colaboradores adequados para ensinar as técnicas que dominam.

Essa percepção pode surgir também por conta do uso da tecnologia, que contribui para que as estratégias se tornem mais eficientes e facilitem a adoção de ferramentas para a educação corporativa. Desse modo, também é possível otimizar os treinamentos e garantir maior flexibilidade para os profissionais.

5) Execução do processo

Chegamos à etapa onde todo o planejado é colocado em prática. Somente nesta fase, os colaboradores precisam participar das ações propostas pela empresa e passam a entender os objetivos dos treinamentos.

Para isso, toda a comunicação deve ser bem estruturada, de forma a manter o engajamento dos times de toda a organização. É natural que alguns imprevistos surjam nesta fase, por isso o acompanhamento dos gestores se torna fundamental para ajustar os problemas quando necessário e garantir a continuidade do processo.

6) Avaliação do processo

Para complementar o tópico anterior e garantir a efetividade do processo de treinamento, uma avaliação final é necessária. Afinal, só com essa análise será possível entender se os objetivos da empresa foram alcançados e mensurar o desenvolvimento dos colaboradores.

Para fazer essa avaliação, a empresa pode realizar testes técnicos, implementar uma cultura de feedbacks e verificar se houve aumento na produtividade das áreas em que essa era a meta principal.

Outro benefício da avaliação é obter um diagnóstico sobre as metodologias que trouxeram mais resultados para empresa e quais processos não funcionaram conforme o esperado. Assim, em uma próxima rodada de treinamentos, a organização conseguirá aperfeiçoar suas estratégias de maneira mais efetiva.

BQ é referência em salas de treinamento no Rio de Janeiro

As empresas que buscam salas de treinamento no Rio de Janeiro para a capacitação dos seus colaboradores podem contar com a BQ Escritórios e Coworking.

Em uma localização privilegiada, no centro da cidade ou em Macaé, as salas dispõem de infraestrutura tecnológica, caixa de som, microfone sem fio e data show. Os espaços incluem ainda recepcionista para eventos de 20 a 80 pessoas.

As salas podem ser contratadas pelo sistema pay per use, com aluguel por hora, meio período ou o dia inteiro e contam com espaço amplo ideal para treinamentos, eventos e reuniões. É uma solução prática e econômica para manter a capacitação contínua dos seus colaboradores e investir no sucesso do seu negócio!

Para solicitar uma cotação personalizada, clique aqui e entre em contato.

Notícias relacionadas

27 de Outubro 2022
Salas de Treinamento
3 principais vantagens de alugar salas de reunião

3 principais vantagens de alugar salas de reunião

Alugar salas de reunião possibilita o uso de tecnologia em um ambiente confortável e profissional. Conheça as ...

Leia Mais
24 de Agosto 2022
Salas de Treinamento
4 motivos para alugar uma sala de treinamento

4 motivos para alugar uma sala de treinamento

Separamos 4 motivos para você alugar uma sala comercial para realizar seus treinamentos. Leia o artigo e aproveite as .....

Leia Mais
05 de Agosto 2022
Salas de Treinamento
Qual o melhor lugar para realizar cursos e workshops?

Qual o melhor lugar para realizar cursos e workshops?

Confira no artigo quais itens não podem faltar no melhor lugar para realizar cursos e workshops para seus colaboradores....

Leia Mais
21 de Julho 2022
Salas de Treinamento
Salas de treinamento: conheça os formatos e como podem auxiliar sua empresa

Salas de treinamento: conheça os formatos e como podem auxiliar sua empresa

Entenda a importância da escolha de salas de treinamento para o sucesso dos programas de capacitação da sua empresa...

Leia Mais