11 de Maio 2023

Experiência do cliente como diferencial competitivo

Experiência do cliente como diferencial competitivo

Cada um de nós é um consumidor potencial e a todo momento podemos passar por decisões de compras, das mais simples até aquelas que envolvem uma maior pesquisa e investimento financeiro.

Desde o reconhecimento da necessidade de comprar algo ou contratar algum serviço, até a busca por opções de marcas e pesquisa de preços, vivenciamos o que chamamos de experiência do cliente.

Essa experiência pode ser tão boa que algumas marcas conseguem a fidelização dos consumidores, ou pode ser ruim a ponto de resultar na desistência de compra.

E mais do que essa desistência, um consumidor pode compartilhar com outras pessoas o quanto a sua experiência foi negativa.

A seguir, você vai entender como a experiência do cliente é relevante e o quanto ela pode ser um diferencial competitivo.

Como a experiência do cliente mudou nos últimos anos 

Quando alguém precisa de um produto ou serviço, a primeira ideia para encontrar o que se quer é pesquisar na internet.

Esse é um dos principais aspectos que transformaram a experiência do cliente.

Hoje em dia a presença digital das empresas é muito maior e em seus canais de comunicação é possível encontrar seus diferenciais, preços, projetos que desenvolvem e muito mais.

É justamente por isso que o preço já não é o principal fator que estimula ou não uma compra.

Os consumidores estão mais exigentes, priorizam a cordialidade no atendimento e também desenvolvem relações mais próximas das marcas.

Uma experiência do cliente considerada positiva inclui: 

  • Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente precisa ser sempre cordial e eficiente, o que inclui o tempo de espera para atendimento, a forma como o funcionário se apresenta e a capacidade de resolver problemas e dúvidas do cliente. 

  • Qualidade dos produtos e serviços

É fundamental que a empresa ofereça produtos e serviços de alta qualidade, que atendam às necessidades do público e isso deve ser o foco da empresa, que precisa buscar inovações para se destacar no mercado.

  • Processos de venda e pós-venda

A empresa precisa contar com um processo de venda claro que permita ao cliente tomar uma decisão de compra segura. O pós-venda também deve ser bem estruturado, com atendimento, especialmente rápido no caso de problemas ou dúvidas. 

  • Usabilidade do site

O site da empresa deve ser fácil de usar e navegar, principalmente por conta das compras online. O layout, carregamento rápido de páginas e facilidade de encontrar produtos e informações relevantes também estão nessa lista.

  • Personalização

Um atendimento personalizado é uma das principais formas de fidelizar clientes e melhorar a experiência de compra. Para isso a empresa precisa considerar as necessidades e preferências dos clientes, com opções de produtos e serviços diferentes para cada perfil.

Priorizar esses tópicos é um diferencial competitivo importante, principalmente diante de um mercado disputado.

Nós priorizamos a experiência do cliente em nossas soluções 

Em mais de vinte anos de atuação tivemos a oportunidade de acompanhar muitas transformações na nossa atuação e é claro, adquirir novos clientes.

Toda essa bagagem nos demonstrou na prática que a experiência do cliente é um diferencial competitivo e, por isso, fortalecemos nossa presença digital, promovemos eventos e desenvolvemos o Metro³ BQ, uma nova dimensão para diferentes negócios.

Quando chegam até aqui, nós visamos acolher nossos clientes, assim como suas expectativas e anseios.

É por isso que contamos com dezenas de parcerias duradouras que promovem crescimento e sucesso!

Acesse o nosso site para conferir nossas soluções e a abrangência da nossa presença.

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