22 de Junho 2023

Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

No contexto de atuação de empreendedores e profissionais autônomos, existem muitas particularidades que interferem na rotina e no desenvolvimento dos negócios.

Uma dessas questões é a disponibilidade financeira, que costuma ser curta no começo de empresas que ainda estão passando pelo processo de consolidação em suas áreas.

É justamente nesse ponto que optar por um escritório virtual pode ser uma alternativa benéfica por muitos motivos, os quais apresentaremos melhor a seguir.

Continue a leitura!

Entenda o que é um escritório virtual 

Como já adiantamos, o escritório virtual é a alternativa escolhida por empreendedores por conta da sua flexibilidade e benefícios.

Essa escolha se deve principalmente por conta da disponibilidade de um endereço fiscal, número de telefone para contato com a empresa e o serviço de gerenciamento de correspondências.

Ainda que as atividades desenvolvidas por muitos empreendedores e profissionais liberais sejam remotas, em situações eventuais, é preciso contar com um endereço para envio de documentos importantes e atendimento telefônico por parte de clientes e parceiros comerciais.

Mas, para além desses serviços, algumas empresas voltadas para a locação de escritórios virtuais disponibilizam ainda salas de reunião que podem ser usadas para encontros, treinamentos e workshops. 

Quando os escritórios virtuais se popularizaram no Brasil?

Essa modalidade começou a ser popularizada no Brasil na década de 1990.

A popularização se deu principalmente por conta da demanda de grandes empresas de terem endereços mais flexíveis consoante as suas necessidades do momento.

De acordo com o Censo da Ancev, a Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais, o número de escritórios virtuais no Brasil chegou a 700 ainda no ano de 2018. 

Quando optar por um escritório virtual

Para entender melhor quais são as situações que melhor se encaixam na possibilidade de um escritório virtual, elencamos alguns pontos significativos abaixo:

Fase inicial de um negócio

A fase inicial de uma empresa é repleta de objetivos e metas, além de questões burocráticas e disponibilidade financeira reduzida.

Para economizar todos os custos que uma sede física da empresa demanda, o escritório virtual é uma ótima possibilidade, além de servir como domicílio fiscal também.

Empreendedor que está expandindo a sua atuação

Depois de um certo período de dedicação, o esperado é que a atuação de um negócio se expanda.

Essa expansão, com a facilidade do trabalho remoto e o envio de produtos com rapidez e agilidade, por exemplo, são alguns dos fatores que podem estimular esse desenvolvimento.

Mas a locação de um escritório em outra cidade demandaria um investimento muito alto e mais uma vez optar pelo escritório virtual torna-se a melhor alternativa possível.

Empresa que está buscando reduzir custos

O exemplo que citamos, o de falta de disponibilidade financeira, não afeta somente as empresas que estão começando as suas atividades.

Existem centenas de negócios que atuam há anos no mercado e mesmo assim buscam constantemente diminuir seus custos.

Nesses casos a escolha por um escritório virtual também é assertiva, já que irá cortar gastos de locação de imóveis, pagamento de internet, faturas de luz e outros gastos que envolvem a sede física de uma empresa.

Vantagens oferecidas pelos escritórios virtuais

Além de possibilitar a expansão de um negócio e a redução de custos com um escritório físico, optar por escritórios virtuais proporciona ainda:

Atendimento personalizado

Disponibilizar um número de telefone nas redes sociais e site é uma maneira de aproximar ainda mais o cliente, que terá atendimento personalizado quando precisar de algum serviço ou resolver uma questão.

Espaço adequado para reuniões e encontros profissionais

A contratação do serviço de escritório virtual oferece mais comodidade, conforto e um espaço ideal e profissional para realizar reuniões, já que a empresa contratante terá uma sede física disponível para utilizar quando precisar.

Menos dor de cabeça e burocracias

A abertura de uma nova empresa pode trazer muita dor de cabeça principalmente por conta das burocracias nesse processo.

Lidar com tudo isso demanda tempo e reduz os períodos que poderiam ser utilizados de forma estratégica, de dedicação máxima ao sucesso do negócio.

Com a solução de escritório virtual o cliente garante com rapidez o seu domicílio fiscal, evitando assim se preocupar com essa questão.

Conheça os planos oferecidos pela BQ Escritórios e Coworking

Os argumentos que trouxemos até aqui colocam a viabilidade do escritório virtual de forma concreta e repleta de benefícios.

E para usufruir de todas essas vantagens, a BQ Escritórios e Coworking reúne os serviços de escritório virtual, escritório mobiliado e coworking.

Atuamos no mercado de locações há mais de 25 anos e  desde a nossa criação incorporamos as principais necessidades dos clientes.

Acesse o nosso site para saber mais! 

Notícias relacionadas

22 de Fevereiro 2024
Escritórios Virtuais
Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Saiba o que é domicílio fiscal, qual a diferença dele para o endereço comercial e como escolher a melhor opção ...

Leia Mais
02 de Novembro 2023
Escritórios Virtuais
Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Um escritório virtual é uma solução ideal para nômades digitais que buscam flexibilidade, economia e credibilidade...

Leia Mais
06 de Julho 2023
Escritórios Virtuais
Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Saiba quais são as legislações referentes ao uso do escritório virtual no Brasil e garanta conformidade legal para o...

Leia Mais
24 de Novembro 2022
Escritórios Virtuais
Qual a importância do domicílio fiscal?

Qual a importância do domicílio fiscal?

Saiba o que significa domicílio fiscal e entenda a importância dele para os empreendedores...

Leia Mais