07 de Dezembro 2023

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

O espaço de trabalho vem se transformando ao longo dos anos graças a uma série de mudanças sociais, econômicas e principalmente tecnológicas.

Hoje, quando abordamos esse tema, o espaço de trabalho não se restringe a somente um local físico, mas se expande para diversas possibilidades de atuação, que contam com uma flexibilidade, autonomia e colaboração entre profissionais, como coworkings e escritórios eventuais.

Neste conteúdo, vamos explorar as principais mudanças de cenário para o espaço de trabalho e como elas impactam na produtividade, na satisfação e no bem-estar dos profissionais.

O trabalho não é mais associado ao mesmo espaço físico

Uma das principais mudanças de cenário para o espaço de trabalho é que ele não é mais associado ao mesmo espaço físico.

Há alguns anos, muitas profissões exigiam que os trabalhadores se deslocassem até um escritório, a sede da empresa, uma fábrica, ou loja para exercerem suas atividades.

Essa realidade mudou dependendo da atuação, é possível trabalhar de diferentes lugares.

Alguém que trabalha com um ecommerce, por exemplo, pode separar os itens vendidos em um estoque alugado, disparar os pedidos para o envio enquanto realiza reuniões em salas de reunião alugadas.

Tudo isso em uma dinâmica que funciona, mas que não necessariamente precisa que tudo seja centralizado em um mesmo espaço físico.

O desenvolvimento da tecnologia e da internet, também possibilitou que muitas profissões se tornaram possíveis de serem realizadas à distância, de forma remota ou híbrida.

Isso significa que os profissionais podem escolher o local que mais lhes convém, seja em um escritório eventual ou em um coworking, que conta com boa conexão e infraestrutura adequada. 

A flexibilidade agora é prioridade 

Não ter um espaço físico fixo de trabalho está relacionado com uma maior flexibilidade na rotina, tanto para profissionais liberais e empreendedores quanto para funcionários de uma empresa.

Poder trabalhar com mais flexibilidade, significa ter mais controle sobre as condições de trabalho, as horas dedicadas, o local onde se trabalha e até mesmo o que se veste.

Nas empresas, essa flexibilidade pode ser implementada na oferta de benefícios, na estruturação dos departamentos e também na capacitação dos funcionários.

Os líderes que valorizam a flexibilidade conseguem obter mais retornos das suas equipes e isso se reflete nas entregas e nos resultados positivos dos grupos.

Para os autônomos, a flexibilidade possibilita uma maior liberdade de decisão, o que impacta na melhora da saúde mental. Isso ocorre porque, mesmo que um profissional esteja prestando serviços, ele precisa planejar suas entregas de acordo com o tempo disponível para cada tarefa.

Como esse profissional não tem uma renda fixa por mês, a tendência é aceitar muitos trabalhos ao mesmo tempo para alcançar um valor satisfatório.

O que acontece também é que o profissional pode avaliar os seus próprios períodos de maior produtividade e compreender quais são os momentos em que a criatividade está mais limitada.

Quando precisar de um foco maior, por exemplo, buscar um coworking pode ajudar para a concentração e também para ter novos insights no convívio com as outras pessoas que dividem o mesmo espaço.

Coworking é uma tendência que tem se fortalecido

O coworking é outra forma muito eficiente de trabalhar em um ambiente diferente do escritório.

Esses são espaços divididos por vários profissionais, que pagam mensalmente para usar as instalações conforme o tempo ou o número de dias que necessitam.

Na infraestrutura, estão disponíveis os principais serviços e recursos necessários, como mesas, salas de reuniões, internet, café, água, banheiro, recepcionistas e caixa postal.

Além de representarem uma grande economia mensal, os coworkings permitem a criação de uma rede de contatos vasta, pois reúnem profissionais de diferentes áreas.

Empreendedor, se você está procurando uma maior flexibilidade em relação ao local de trabalho, confie na experiência da BQ Escritórios e Coworking.

Nós oferecemos vários serviços para empreendedores e incentivamos a formação de parcerias.

Visite o nosso site para saber mais e siga-nos nas redes sociais para ver outras dicas e temas importantes sobre empreendedorismo: Facebook, Instagram e Linkedin.

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais
05 de Outubro 2023
Dicas
Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

Saiba mais sobre a importância da saúde e do compromisso social nas empresas durante o Outubro Rosa e Novembro Azul...

Leia Mais