16 de Novembro 2023

Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A rotina de trabalho, seja para funcionários de uma empresa ou para empreendedores, é influenciada por uma série de fatores e um deles é o espaço onde as tarefas são desempenhadas.

Contar com um ambiente tranquilo, que tenha internet rápida para envio de e-mails e reuniões online, e móveis confortáveis, são requisitos básicos para um dia a dia mais proveitoso.

Mas quando falamos sobre móveis, apenas o conforto não é o único aspecto que precisa ser considerado. A ergonomia é um aspecto fundamental que interfere no bem-estar e na produtividade.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é ergonomia e como ela impacta no ambiente de escritórios

O que é ergonomia 

A ergonomia visa aprimorar e compreender a relação entre o ser humano e suas condições de trabalho. A palavra tem origem no grego, onde “ergon” significa trabalho, e “nomos” significa leis ou normas.

Portanto, por meio da ergonomia, é possível pesquisar, desenvolver e aplicar  recomendações que organizam as condições de trabalho das pessoas, isso tudo levando em consideração características físicas e cognitivas.

Para concretizar o objetivo de melhorias, é necessário observar de perto os processos e condições organizacionais de uma empresa, bem como o perfil geral dos funcionários e suas especificidades individuais.

Mas além de proporcionar melhores condições no aspecto físico dos móveis, a ergonomia abrange fatores ambientais, como temperatura, ventilação, iluminação e como tudo isso interfere na saúde mental e no estresse.  

Como aplicar a ergonomia em espaços de trabalho

Independente do volume de funcionários ou do espaço, de pequenos escritórios até coworkings, algumas recomendações podem ser seguidas para proporcionar uma rotina mais saudável.

Vamos falar mais especificamente sobre cada um deles abaixo. 
Atenção com o mobiliário e equipamentos

Os profissionais passam muitas horas do dia sentados para cumprir suas tarefas.

Nesse sentido, para chegar no final do expediente sem dores musculares ou desconfortos é preciso utilizar cadeiras e mesas ajustadas para cada biotipo e seguindo as recomendações do Guia de Orientações Ergonômicas do Ministério do Trabalho e Previdência.

  • Mesa de trabalho: a mesa deve possuir altura e profundidade suficientes para as pernas ficarem livres e confortáveis. Posicione os materiais de uso, tais como telefone, canetas, livros e outros, a uma pequena distância para que sejam alcançados com facilidade. Busque uma cadeira com assento confortável.
  • Monitor: o comprimento do seu braço é o referencial para a distância do monitor. Busque alinhar e centralizar a tela à altura dos seus olhos para que seu pescoço não precise inclinar para cima ou para baixo e nem seja obrigado a fazer rotações com a cabeça para um lado e para outro. Em caso de uso de mais de uma tela, procure não deixar espaço entre elas. O monitor principal deve estar à sua frente e as outras telas devem preferencialmente ser do mesmo modelo.
  • Teclado: o teclado deve estar centralizado em relação ao monitor. Ao usá-lo, evite colocar o punho na posição de extensão ou flexão e mantenha-o em posição neutra, utilizando a mesa ou o apoio de braços da cadeira para descanso. Atente-se para não estender os braços para a frente ou dobrar os cotovelos para trás ao digitar. Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação e aproveite para alongar os braços, os punhos, as mãos e os dedos. Regule o brilho do monitor de forma a evitar ofuscamento, reflexos, sombras e contrastes excessivos.

A Norma Regulamentadora 17

A NR17 conceitua a ergonomia como: “as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho”.

Essa legislação também aborda orientações sobre o levantamento, transporte e descarga de materiais, bem como o mobiliário, o trabalho com máquinas e a própria organização do trabalho.

Portanto, quando uma empresa projeta seu ambiente, ela precisa se voltar para a NR17. 

A BQ Escritórios e Coworking oferece não apenas um ambiente ergonômico, mas também um espaço confortável e acessível para os profissionais que buscam um local de trabalho adequado às suas necessidades. 

Nossas salas contam com móveis de qualidade, iluminação adequada, climatização, internet de alta velocidade e outros recursos que facilitam o seu dia a dia. Além disso, você pode escolher entre diferentes planos e modalidades de locação, de acordo com o seu perfil e o seu orçamento. 

Acesse o nosso site e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
05 de Outubro 2023
Dicas
Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

Saiba mais sobre a importância da saúde e do compromisso social nas empresas durante o Outubro Rosa e Novembro Azul...

Leia Mais