09 de Novembro 2023

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial possibilita trocas e vivências que somente a presença física, como ocorre em coworkings, por exemplo, é capaz de proporcionar.

Estar todos os dias no mesmo ambiente que os colegas proporciona maior interação e mais agilidade para discutir a resolução de problemas, e as empresas estão percebendo isso!

O WFH Research, um grupo de pesquisa que acompanha os números relacionados ao trabalho remoto, demonstrou que entre 2021 e início de 2022, a média global de home office foi de 1,5 dia por semana. No Brasil, a média era de 1,7 dia em casa.

A mesma pesquisa foi realizada entre abril e maio deste ano, e mostrou outro cenário. A média global caiu para 0,9 dias/semana em casa, retratando, inclusive, o novo patamar do Brasil.

Mas como conciliar o trabalho presencial com a flexibilidade e a inovação que o mercado de trabalho atual exige?

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais vantagens do trabalho presencial. Continue a leitura! 

1 - A proximidade física gera conexões mais significativas

Quando enviamos uma mensagem, por mais que junto do texto sejam acrescentados gifs ou emojis, a comunicação realizada não é a mesma do que durante uma conversa presencial.

Isso acontece porque a maneira como interpretamos a mensagem passa pelo filtro das emoções que estamos sentindo.

Se em uma situação de estresse surgir uma nova demanda por mensagem, a tendência é que essa mensagem seja lida com um olhar contaminado pela sensação negativa momentânea, e isso não tem relação com a pessoa que enviou o texto, por exemplo.

Agora, imagine se essa mesma solicitação fosse feita pessoalmente.

Por mais que exista o estresse, fica muito mais fácil separar as situações e enxergar que quem está ali fazendo algum pedido não tem culpa pelo que aconteceu antes. Essa vivência, por mais simples que seja, pode fazer a diferença na rotina.

Além disso, a proximidade física permite que possamos perceber melhor as expressões faciais, os gestos e a entonação de voz do outro, o que melhora muito a comunicação e evita conflitos.

Estes elementos não verbais são fundamentais para transmitir emoções, sentimentos e intenções, que muitas vezes não são captados por mensagens em aplicativos.

A proximidade física também favorece a criação de laços de confiança, respeito e colaboração entre as pessoas, essenciais para o crescimento de uma empresa.

Quando estamos perto uns dos outros, podemos demonstrar mais interesse e cuidado, fatores que contribuem para a motivação e a produtividade no trabalho.

2 - O presencial consegue delimitar bem as horas de trabalho

O modelo home office, muitas vezes, faz com que as pessoas não consigam ter uma organização efetiva das horas de trabalho.

Um profissional pode começar o seu dia de trabalho muito cedo e ir até altas horas da noite sem nem perceber, justamente porque não tem que se deslocar para voltar para casa.

O resultado disso pode ser um cansaço extremo, que pode inclusive desencadear crises mais sérias e até mesmo burnout.

Delimitar o que é espaço de trabalho e o que é casa é extremamente importante para um dia a dia menos sobrecarregado.

Mas além do aspecto da sobrecarga, o trabalho presencial também estimula o desenvolvimento profissional e pessoal, e proporciona criatividade e inovação a partir do convívio com outras pessoas.

No contexto corporativo, o presencial também permite que gestores acompanhem de perto o desempenho e o bem-estar de suas equipes, dando o suporte e o reconhecimento necessários. 

3 - Coworkings garantem economia e oportunidades de negócio 

Para empreendedores e profissionais liberais que não possuem verba para alugar um escritório, os coworkings são possibilidades que cumprem diversos requisitos.

Estes espaços compartilhados contam com uma estrutura adequada para reuniões, treinamentos e encontros que geram oportunidades de negócio muito interessantes.

Ao receber um futuro parceiro em um coworking, o profissional transmite uma imagem positiva e aumenta sua credibilidade.

Outro ponto é dividir o mesmo espaço de trabalho com outros profissionais, gerando uma atmosfera propícia para a criação de novos negócios e possíveis parcerias.

Se você está buscando um coworking que esteja localizado em uma região privilegiada e seja frequentado por empreendedores de diversas áreas de atuação, conheça a BQ Escritórios e Coworking.

Acesse o nosso site para saber mais sobre as soluções que oferecemos e nos acompanhe no blog e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais
21 de Setembro 2023
Coworking
Alugar um escritório tradicional ou espaço de coworking?

Alugar um escritório tradicional ou espaço de coworking?

Saiba como escolher entre um escritório tradicional e um coworking de acordo com prioridades e fase que a sua empresa .....

Leia Mais