09 de Novembro 2023

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial possibilita trocas e vivências que somente a presença física, como ocorre em coworkings, por exemplo, é capaz de proporcionar.

Estar todos os dias no mesmo ambiente que os colegas proporciona maior interação e mais agilidade para discutir a resolução de problemas, e as empresas estão percebendo isso!

O WFH Research, um grupo de pesquisa que acompanha os números relacionados ao trabalho remoto, demonstrou que entre 2021 e início de 2022, a média global de home office foi de 1,5 dia por semana. No Brasil, a média era de 1,7 dia em casa.

A mesma pesquisa foi realizada entre abril e maio deste ano, e mostrou outro cenário. A média global caiu para 0,9 dias/semana em casa, retratando, inclusive, o novo patamar do Brasil.

Mas como conciliar o trabalho presencial com a flexibilidade e a inovação que o mercado de trabalho atual exige?

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais vantagens do trabalho presencial. Continue a leitura! 

1 - A proximidade física gera conexões mais significativas

Quando enviamos uma mensagem, por mais que junto do texto sejam acrescentados gifs ou emojis, a comunicação realizada não é a mesma do que durante uma conversa presencial.

Isso acontece porque a maneira como interpretamos a mensagem passa pelo filtro das emoções que estamos sentindo.

Se em uma situação de estresse surgir uma nova demanda por mensagem, a tendência é que essa mensagem seja lida com um olhar contaminado pela sensação negativa momentânea, e isso não tem relação com a pessoa que enviou o texto, por exemplo.

Agora, imagine se essa mesma solicitação fosse feita pessoalmente.

Por mais que exista o estresse, fica muito mais fácil separar as situações e enxergar que quem está ali fazendo algum pedido não tem culpa pelo que aconteceu antes. Essa vivência, por mais simples que seja, pode fazer a diferença na rotina.

Além disso, a proximidade física permite que possamos perceber melhor as expressões faciais, os gestos e a entonação de voz do outro, o que melhora muito a comunicação e evita conflitos.

Estes elementos não verbais são fundamentais para transmitir emoções, sentimentos e intenções, que muitas vezes não são captados por mensagens em aplicativos.

A proximidade física também favorece a criação de laços de confiança, respeito e colaboração entre as pessoas, essenciais para o crescimento de uma empresa.

Quando estamos perto uns dos outros, podemos demonstrar mais interesse e cuidado, fatores que contribuem para a motivação e a produtividade no trabalho.

2 - O presencial consegue delimitar bem as horas de trabalho

O modelo home office, muitas vezes, faz com que as pessoas não consigam ter uma organização efetiva das horas de trabalho.

Um profissional pode começar o seu dia de trabalho muito cedo e ir até altas horas da noite sem nem perceber, justamente porque não tem que se deslocar para voltar para casa.

O resultado disso pode ser um cansaço extremo, que pode inclusive desencadear crises mais sérias e até mesmo burnout.

Delimitar o que é espaço de trabalho e o que é casa é extremamente importante para um dia a dia menos sobrecarregado.

Mas além do aspecto da sobrecarga, o trabalho presencial também estimula o desenvolvimento profissional e pessoal, e proporciona criatividade e inovação a partir do convívio com outras pessoas.

No contexto corporativo, o presencial também permite que gestores acompanhem de perto o desempenho e o bem-estar de suas equipes, dando o suporte e o reconhecimento necessários. 

3 - Coworkings garantem economia e oportunidades de negócio 

Para empreendedores e profissionais liberais que não possuem verba para alugar um escritório, os coworkings são possibilidades que cumprem diversos requisitos.

Estes espaços compartilhados contam com uma estrutura adequada para reuniões, treinamentos e encontros que geram oportunidades de negócio muito interessantes.

Ao receber um futuro parceiro em um coworking, o profissional transmite uma imagem positiva e aumenta sua credibilidade.

Outro ponto é dividir o mesmo espaço de trabalho com outros profissionais, gerando uma atmosfera propícia para a criação de novos negócios e possíveis parcerias.

Se você está buscando um coworking que esteja localizado em uma região privilegiada e seja frequentado por empreendedores de diversas áreas de atuação, conheça a BQ Escritórios e Coworking.

Acesse o nosso site para saber mais sobre as soluções que oferecemos e nos acompanhe no blog e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Notícias relacionadas

24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais
14 de Marco 2024
Coworking
Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Saiba como o coworking utiliza o Built-to-suit para criar espaços de trabalho sob medida...

Leia Mais