BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

05 hábitos de pessoas produtivas em trabalho remoto

Dicas

A pandemia pegou todos de surpresa e trouxe uma série de desafios, principalmente para o universo corporativo. Diante da necessidade de distanciamento social, muitos profissionais precisaram se adaptar às pressas a modelos de atuação alternativos, como o trabalho híbrido e o trabalho remoto.

A tradicional rotina de passar oito horas dentro de um escritório com gestores e outros colaboradores deu lugar a uma jornada de trabalho diferente no home office, em que o tempo precisa ser conciliado com tarefas domésticas e outras responsabilidades da vida pessoal.

Nesse sentido, como os profissionais podem se manter produtivos mesmo atuando fora do escritório?

Confira cinco hábitos adotados por pessoas produtivas no trabalho híbrido e remoto:

1. Planejamento do expediente

Para ser produtivo e fazer com que o dia de trabalho renda mais, muitos profissionais têm o hábito de planejar e distribuir as atividades durante o expediente.

Ou seja, o dia de trabalho é organizado de modo a permitir a realização de todas as atividades necessárias, como responder e-mails, fazer reuniões e telefonemas, resolver demandas específicas, entre outras.

Nem sempre será possível seguir completamente o planejamento realizado, mas o importante é que esta organização sirva de orientação para o expediente, auxiliando na realização das tarefas e obrigações.

2. Sem distrações

Quando o trabalho é realizado em casa, o chamado home office, as distrações aumentam consideravelmente. Afinal, no ambiente residencial é comum desviar a atenção para os filhos, as tarefas domésticas e até mesmo o barulho dos vizinhos.

Mas como conciliar as responsabilidades do trabalho em um ambiente repleto de distrações?

Profissionais produtivos que desejam manter o bom rendimento no trabalho remoto reconhecem as distrações e aprendem a contorná-las. Assim, as atividades que exigem maior atenção, como responder e-mails, são realizadas em horários específicos e mais tranquilos: antes de começar a trabalhar ou no fim do expediente, por exemplo.

Já as mensagens do Whatsapp e as redes sociais devem ficar para o horário de almoço.

3. Horários fixos de trabalho

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é estabelecer horários fixos para iniciar e terminar o expediente. Isso porque quando as atividades são realizadas em casa, muitos profissionais desenvolvem o costume de continuar trabalhando mesmo após o horário.

Este expediente sem hora para começar ou terminar pode se tornar o grande vilão da produtividade, já que o profissional acaba ficando mais cansado durante o horário de trabalho e pode desenvolver problemas de saúde mental, como a síndrome de burnout.

Para evitar estas complicações, profissionais produtivos buscam estabelecer horários fixos para começar e terminar o expediente, iniciando o dia com um bom café da manhã e finalizando com atividades de lazer agradáveis ou momentos com a família.

4. Pausas programadas

Dedicar horas ininterruptas ao trabalho esgota a mente e o corpo, aumenta o cansaço e resulta em um rendimento mais lento e abaixo do esperado.

Por isso, profissionais produtivos realizam intervalos durante o expediente para descansar a mente e relaxar o corpo. Esta atitude ajuda a renovar as ideias, permitindo um retorno às atividades mais focado.

Afinal de contas, a produtividade não está relacionada à quantidade de tempo dedicada ao trabalho, mas sim a uma boa gestão de tempo.

Clique aqui para conhecer a técnica Pomodoro que auxilia na produtividade sem esgotar a criatividade e o corpo.

5. Local adequado

Trabalhar em um ambiente sem a estrutura adequada para a realização das atividades profissionais pode resultar em baixa produtividade, problemas de concentração, entre outros.

Dessa forma, o ideal é contar com um espaço em casa específico para o trabalho, com mesa espaçosa e limpa, cadeira ergonômica, boa conexão com a internet e privacidade.

Esta dica auxilia o profissional a manter o foco durante o expediente, além de evitar que ambientes inadequados se transformem em escritório — como a sala de casa, o quarto, etc.

Mas quem não tem espaço em casa para montar um escritório, pode encontrar no coworking a solução ideal.

Os coworkings — ou escritórios compartilhados — reúnem toda a estrutura física necessária para diferentes profissionais realizarem suas atividades diárias com máximo conforto e praticidade e livre das distrações do ambiente residencial.

Conheça o coworking da BQ

Os escritórios compartilhados da BQ são ambientes totalmente equipados para atender a diferentes necessidades corporativas com maior profissionalismo e segurança.

Além disso, o coworking da BQ ainda proporciona experiências únicas de interação e troca de conhecimentos com outros profissionais, em um ambiente humanizado e personalizado.

Na BQ, os coworkers aproveitam benefícios que vão além da estrutura física e uma localização privilegiada.

Nossos parceiros contam com mentoria profissional, eventos online e presenciais, encontros corporativos, networking com propósito e diversos outros benefícios totalmente gratuitos!

Venha para a BQ e tenha resultados cada vez melhores para a sua carreira.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça uma nova maneira de trabalhar com o coworking da BQ.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Dicas

O que torna uma empresa um "Ótimo Lugar para Trabalhar"?

Você já se perguntou o que faz de uma empresa um ótimo lugar para se trabalhar? Organizações com o selo Great Place ...

leia mais
Dicas

Dicas de CEOs brasileiros para sucesso na carreira

O mercado de trabalho está sempre mudando e inovando. Nesse sentido, profissionais de todos os níveis devem buscar formas de se reinvent...

leia mais
Dicas

Criatividade em tempos difíceis

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a sociedade precisou se adequar a uma nova realidade, mais longe do convívio social e da inter...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé