11 de Novembro 2021

05 hábitos de pessoas produtivas em trabalho remoto

05 hábitos de pessoas produtivas em trabalho remoto

A pandemia pegou todos de surpresa e trouxe uma série de desafios, principalmente para o universo corporativo. Diante da necessidade de distanciamento social, muitos profissionais precisaram se adaptar às pressas a modelos de atuação alternativos, como o trabalho híbrido e o trabalho remoto.

A tradicional rotina de passar oito horas dentro de um escritório com gestores e outros colaboradores deu lugar a uma jornada de trabalho diferente no home office, em que o tempo precisa ser conciliado com tarefas domésticas e outras responsabilidades da vida pessoal.

Nesse sentido, como os profissionais podem se manter produtivos mesmo atuando fora do escritório?

Confira cinco hábitos adotados por pessoas produtivas no trabalho híbrido e remoto:

1. Planejamento do expediente

Para ser produtivo e fazer com que o dia de trabalho renda mais, muitos profissionais têm o hábito de planejar e distribuir as atividades durante o expediente.

Ou seja, o dia de trabalho é organizado de modo a permitir a realização de todas as atividades necessárias, como responder e-mails, fazer reuniões e telefonemas, resolver demandas específicas, entre outras.

Nem sempre será possível seguir completamente o planejamento realizado, mas o importante é que esta organização sirva de orientação para o expediente, auxiliando na realização das tarefas e obrigações.

2. Sem distrações

Quando o trabalho é realizado em casa, o chamado home office, as distrações aumentam consideravelmente. Afinal, no ambiente residencial é comum desviar a atenção para os filhos, as tarefas domésticas e até mesmo o barulho dos vizinhos.

Mas como conciliar as responsabilidades do trabalho em um ambiente repleto de distrações?

Profissionais produtivos que desejam manter o bom rendimento no trabalho remoto reconhecem as distrações e aprendem a contorná-las. Assim, as atividades que exigem maior atenção, como responder e-mails, são realizadas em horários específicos e mais tranquilos: antes de começar a trabalhar ou no fim do expediente, por exemplo.

Já as mensagens do Whatsapp e as redes sociais devem ficar para o horário de almoço.

3. Horários fixos de trabalho

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é estabelecer horários fixos para iniciar e terminar o expediente. Isso porque quando as atividades são realizadas em casa, muitos profissionais desenvolvem o costume de continuar trabalhando mesmo após o horário.

Este expediente sem hora para começar ou terminar pode se tornar o grande vilão da produtividade, já que o profissional acaba ficando mais cansado durante o horário de trabalho e pode desenvolver problemas de saúde mental, como a síndrome de burnout.

Para evitar estas complicações, profissionais produtivos buscam estabelecer horários fixos para começar e terminar o expediente, iniciando o dia com um bom café da manhã e finalizando com atividades de lazer agradáveis ou momentos com a família.

4. Pausas programadas

Dedicar horas ininterruptas ao trabalho esgota a mente e o corpo, aumenta o cansaço e resulta em um rendimento mais lento e abaixo do esperado.

Por isso, profissionais produtivos realizam intervalos durante o expediente para descansar a mente e relaxar o corpo. Esta atitude ajuda a renovar as ideias, permitindo um retorno às atividades mais focado.

Afinal de contas, a produtividade não está relacionada à quantidade de tempo dedicada ao trabalho, mas sim a uma boa gestão de tempo.

Clique aqui para conhecer a técnica Pomodoro que auxilia na produtividade sem esgotar a criatividade e o corpo.

5. Local adequado

Trabalhar em um ambiente sem a estrutura adequada para a realização das atividades profissionais pode resultar em baixa produtividade, problemas de concentração, entre outros.

Dessa forma, o ideal é contar com um espaço em casa específico para o trabalho, com mesa espaçosa e limpa, cadeira ergonômica, boa conexão com a internet e privacidade.

Esta dica auxilia o profissional a manter o foco durante o expediente, além de evitar que ambientes inadequados se transformem em escritório — como a sala de casa, o quarto, etc.

Mas quem não tem espaço em casa para montar um escritório, pode encontrar no coworking a solução ideal.

Os coworkings — ou escritórios compartilhados — reúnem toda a estrutura física necessária para diferentes profissionais realizarem suas atividades diárias com máximo conforto e praticidade e livre das distrações do ambiente residencial.

Conheça o coworking da BQ

Os escritórios compartilhados da BQ são ambientes totalmente equipados para atender a diferentes necessidades corporativas com maior profissionalismo e segurança.

Além disso, o coworking da BQ ainda proporciona experiências únicas de interação e troca de conhecimentos com outros profissionais, em um ambiente humanizado e personalizado.

Na BQ, os coworkers aproveitam benefícios que vão além da estrutura física e uma localização privilegiada.

Nossos parceiros contam com mentoria profissional, eventos online e presenciais, encontros corporativos, networking com propósito e diversos outros benefícios totalmente gratuitos!

Venha para a BQ e tenha resultados cada vez melhores para a sua carreira.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça uma nova maneira de trabalhar com o coworking da BQ.

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais