13 de Abril 2023

Escritório compartilhado: uma boa saída para redução de custos

Escritório compartilhado: uma boa saída para redução de custos

Desde o ano de 2020 o mercado de trabalho vem experimentando uma série de novidades e uma das principais é a modalidade dos empregos.

Muitas empresas passaram a disponibilizar vagas que podem ser híbridas ou totalmente remotas e variam de acordo com a preferência e também o ramo de atuação.

Essas novidades trouxeram flexibilidade e a possibilidade de exercer a rotina de trabalho de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet e uma estrutura adequada.

Mas, apesar do home office ser chamativo para centenas de profissionais, o fato de dividir o espaço de trabalho continua sendo a prioridade de microempresários, empreendedores e profissionais liberais.

A presença física estimula o networking e abre portas para parcerias e crescimento.

As empresas voltadas para as locações de espaços físicos também ampliaram os seus serviços e, por isso, os coworkings e escritórios compartilhados estão ganhando espaço em muitas cidades ao redor do mundo.

Neste artigo, vamos explicar como os escritórios compartilhados são uma ótima opção para reduzir custos.

Saiba os motivos, continue a leitura! 

Escritório compartilhado: o que é

O próprio termo já sugere o significado da palavra, que é “escritório compartilhado”.

Esses escritórios, também conhecidos como coworking, são locais que podem ser locados por profissionais de empresas de diferentes áreas, que passam a dividir ambientes para o desenvolvimento das suas rotinas.

É importante ressaltar que os escritórios compartilhados vão além da ideia de  compartilhamento de espaço e infraestrutura.

O conceito desses espaços representa uma inovação na maneira de trabalhar, que se baseia principalmente no networking, na economia e na flexibilidade.

A disposição nesses locais é totalmente voltada para promover a colaboração, diferentemente de espaços mais tradicionais de trabalho. 

Como um escritório compartilhado reduz custos 

Tanto um profissional liberal quanto empresas pequenas mais consolidadas, buscam constantemente encontrar formas de reduzir custos para poderem investir em outros aspectos do negócio.

Os gastos com local de trabalho, nessas contas, ocupam uma quantia relevante.

Profissionais como advogados, publicitários, desenvolvedores de TI, entre outros, encontram nos escritórios compartilhados e coworking alternativas de economia.

Ao optar por um escritório compartilhado, não existirá a necessidade de arcar com os altos custos inerentes ao aluguel de um imóvel próprio.

Diferente disso, será feito o pagamento de uma quantia acessível para trabalhar em um ambiente adequado e com estrutura completa para a realização das suas atividades.

Ambientes como salas de reunião também fazem parte da estrutura de coworking e de escritórios compartilhados. 

Menos burocracia e mais agilidade 

O processo de locação de um escritório é repleto de burocracias e etapas que se iniciam desde a primeira busca por um lugar.

Vários pontos precisam ser considerados e em alguns casos é preciso realizar pequenas reformas e comprar móveis para o escritório.

A localização é outro fator importante, assim como a contratação de um plano de internet e telefone, por exemplo.

Sabendo do orçamento limitado de profissionais autônomos e microempreendedores, custear tudo isso torna-se inviável.

É por isso que os coworkings e escritórios compartilhados são opções com menos burocracia na contratação, maior flexibilidade e menor custo. 

Como fazer a melhor escolha de escritório compartilhado?

Se depois de pesquisar diversas possibilidades você chegou a conclusão de que tanto um coworking quanto um escritório compartilhado são ideais para a sua realidade profissional, é hora de escolher.

Nesse momento, a primeira dica é reconhecer as reais necessidades da sua empresa.

Quantas pessoas utilizarão os espaços? Reuniões e encontros são realizados com frequência? A localização é um fator importante?

A partir das respostas desses questionamentos fica mais fácil escolher os pacotes que se adequam às suas demandas, tanto de período de locação quanto ambientes disponíveis e serviços adicionais. 

Networking e novas parcerias profissionais

Além da economia e localização privilegiada, o networking é um dos principais benefícios de trabalhar em um coworking ou em escritório compartilhado.

Nesses locais, profissionais de diferentes áreas de atuação e níveis de experiência compartilham o mesmo ambiente de trabalho, o que possibilita uma oportunidade incrível para conhecer pessoas novas e expandir a sua rede de contatos.

As áreas de convivência facilitam a interação entre os profissionais e o fortalecimento de parcerias. 

Conte com a BQ Escritórios e Coworking 

Nós nos dedicamos em auxiliar empresas na descoberta de novas formas de trabalhar e inovar, visando sempre o aumento da produtividade e o sucesso do negócio.

Com o acúmulo da nossa experiência ao longo da nossa história, compreendemos as demandas das empresas e passamos a oferecer soluções personalizadas para cada caso.

Os nossos planos são flexíveis e se adaptam às necessidades de cada empresa, permitindo a contratação de serviços específicos de acordo com a demanda.

Acesse o nosso site para conhecer melhor as nossas soluções. 

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais