23 de Fevereiro 2023

Conheça as principais vantagens de alugar salas por hora

Conheça as principais vantagens de alugar salas por hora

Estamos no início do ano e esse é um momento propício para concretizar parcerias comerciais.

Todos aqueles contatos e planos iniciados, mas que não foram alinhados em 2022, podem ser retomados agora.

Seja uma nova contratação, a sugestão de aperfeiçoamento de um produto ou serviço, ou até mesmo um novo endereço para garantir o bom e completo funcionamento da empresa.

Para todos esses cenários possíveis, existe algo em comum: a necessidade de um local adequado para promover encontros, que seja profissional e indicado para consolidar novas parcerias e trocas entre especialistas.

Uma alternativa para isso é a locação de salas por hora, que contempla diversas necessidades diferentes em apenas um local.

Neste artigo vamos reunir vantagens de alugar salas por hora.

Economize dinheiro e tempo com a locação de salas por hora

Manter a locação de um escritório, principalmente no contexto que envolve profissionais liberais e microempreendedores, demanda uma fatia muito grande do orçamento mensal.

Esse momento de início de um negócio ou atuação profissional autônoma, não costuma possuir o lucro suficiente para a locação de um endereço comercial, por exemplo.

O gerenciamento de tempo também é uma questão relevante no início de um negócio.

Como a maioria dos processos são feitos apenas por um profissional, desde a execução de produtos ou serviços, até o atendimento a clientes, procurar um escritório que tenha um valor acessível torna-se difícil.

Para evitar desgaste com uma busca que poderia durar muito tempo e também economizar gastos com locação, as salas por hora podem ser uma excelente solução, sendo escolhidas para serem utilizadas para encontros profissionais.

As principais diferenças de aluguel tradicional e aluguel por hora

O aluguel tradicional é uma prática bastante conhecida e popularizada no Brasil, seja para empresas ou para fins residenciais.

Esse tipo de modelo demanda a criação de um contrato por alguma imobiliária ou diretamente com o proprietário do imóvel.

Neste contrato são especificadas diversas questões sobre o uso do espaço, valor de aluguel e juros em caso de atraso no pagamento do vencimento, responsabilidades do locatário e demais informações importantes.

Os contratos não são todos iguais e variam de acordo com a imobiliária ou com o que foi combinado com o proprietário.

Existe ainda a necessidade de algum tipo de garantia. Alguns contratos exigem um fiador e, no caso de falta de um fiador, é possível contratar um seguro terceirizado pela imobiliária, que chega a ser de 8 a 20% do valor do aluguel.

Todas essas questões, de encontrar um fiador e fazer o pagamento de um seguro por mês, são burocráticas e exigem daquele que está procurando um espaço muita paciência no processo.

A documentação de um fiador, em alguns casos, demora dias para ser analisada e quando a necessidade de locação de um imóvel precisa ser urgente, essa espera pode comprometer o trabalho do profissional autônomo ou microempresário.

Sabendo de todos esses trâmites, a locação de salas por hora torna-se uma possibilidade viável, segura e principalmente econômica.

A flexibilidade de usar um espaço pelo tempo que é necessário é o que muitos profissionais estão buscando e essas são as principais diferenças de aluguel tradicional e aluguel por hora, já que a segunda opção se adequa muito facilmente na rotina de quem busca um espaço.

Benefícios de pagar somente pelas horas utilizadas

A locação de salas por hora é uma modalidade que se consolidou nos últimos anos também por conta da flexibilização do trabalho.

Muitas empresas e profissionais autônomos não estão vinculados a um endereço fixo, mas algumas vezes precisam de uma sala, coworking ou espaços para treinamentos.

Se o encontro será entre duas ou um maior número de pessoas, se precisa de equipamentos de apoio como telas para apresentações, tudo isso é contemplado com as opções disponíveis de sala para locação por horas.

O fato de não se comprometer com um contrato a longo prazo também é um benefício importante, já que microempresas, no seu início, ainda estão se consolidando no mercado.

As mudanças no mercado de trabalho

Como já mencionamos, o mercado de trabalho passou por mudanças significativas nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao seu local físico de funcionamento.

Diversos gestores e proprietários de grandes empresas estão considerando as preferências dos funcionários em relação à flexibilidade de espaço de trabalho

Há empresas que realizam o pagamento de pacotes de coworking para seus funcionários e também alugam salas de reunião quando existe a necessidade.

Abaixo elencamos algumas das principais mudanças recentes no mercado de trabalho.

  • Trabalho remoto

É claro que o trabalho remoto aumentou por conta da necessidade de isolamento social devido ao contágio da Covid-19.

Mas esse não é o único fator relevante para esse fortalecimento.

O desenvolvimento de ferramentas de organização de demandas, de acompanhamento de projetos, de chamadas em vídeo, também se relacionam com a possibilidade de realização do trabalho remoto.

  • Crescimento de coworkings

Também estimulado pela possibilidade de realização de trabalho remotamente, os coworkings começaram a ganhar mais espaço nas cidades brasileiras.

Esses espaços contam com uma estrutura completa de trabalho e permitem que os profissionais possam trabalhar presencialmente quando for preciso.

Assim como a locação de salas por hora, os pacotes de coworkings são mais econômicos e incluem uma série de serviços adicionais como recepção, salas equipadas, caixa postal e convivência com outros profissionais, aumentando assim a rede de networking. 

  • Estrutura organizacional menos hierárquica 

A quantidade de cargos e uma distância muito grande entre os membros dos times e da alta gestão, por exemplo, também passaram por modificações importantes.

É muito frequente que importantes decisões de uma empresa sejam discutidas entre as equipes, o que gera uma aproximação entre todos os funcionários de uma organização e possibilita a criação de objetivos em conjunto.

Como escolher a melhor opção de sala para alugar

A escolha ideal de sala para alugar depende dos objetivos para cada encontro e da imagem que precisa ser transmitida nesse encontro.

Caso seja uma reunião de algumas pessoas, o ideal é que esse encontro seja feito em uma sala ampla, confortável e com a presença de uma mesa para que todos possam se acomodar. 
Se for uma conversa menos formal, com a presença de uma pessoa apenas, o espaço escolhido pode ser em uma sala menor.

Depois de entender o objetivo do uso da sala, a conexão com a internet do local e a localização são outros fatores decisivos no momento da locação.

Bairros que são mais afastados ocupam muito tempo com o deslocamento e dificultam o acesso.

Escolher salas em localizações privilegiadas também fortalece a credibilidade de uma determinada empresa.

A BQ Escritórios de Coworking abrange as suas necessidades

Há mais de vinte anos a BQ Escritórios e Coworking busca formas práticas e objetivas de adequar os serviços para os objetivos dos clientes.

Foi por isso que os espaços de coworking, salas para treinamento, salas de reunião e escritórios eventuais foram aperfeiçoados.

Enquanto nós nos preocupamos com o espaço físico que a empresa está inserida, os profissionais podem focar em parcerias, networking e formas de melhorar ainda mais as suas atividades.

O nosso foco também é o descomplicar a locação de espaços que costuma ter custos elevados e ser extremamente burocrática.

Se você está buscando todos os benefícios que só uma sala alugada por horas pode oferecer, entre em contato conosco e vamos conversar!

Notícias relacionadas

02 de Janeiro 2020
Sala Comercial
Vai alugar uma sala comercial? Confira as dicas da BQ!

Vai alugar uma sala comercial? Confira as dicas da BQ!

Se você está pensando em alugar uma sala comercial ou um escritório mobiliado, confira na matéria as dicas que ...

Leia Mais