12 de Janeiro 2023

Coworking: solução para o retorno do trabalho presencial

Coworking: solução para o retorno do trabalho presencial

O avanço dos casos de Covid-19 e a necessidade do isolamento social em 2020 e nos anos que se seguiram, criou um cenário que demandou das empresas saídas rápidas e eficientes de adaptar a rotina de trabalho para outros formatos.

Agora, já no início de 2023, quando existem diversas doses de vacinas disponíveis para a população e as atividades econômicas já voltaram a funcionar plenamente, muitas empresas optaram por adotar um modelo híbrido de trabalho, mesclando o trabalho presencial na empresa com o trabalho remoto.

Uma pesquisa feita pela FlexJobs e Global Workplace Analytics em 2020, demonstrou que o número de trabalhadores que executam as suas funções totalmente de forma remota cresceu 173% desde 2005 e de lá para cá a quantidade de empresas que adotam o modelo “anywhere office” só está aumentando.

Essa pesquisa afirma que o avanço do coronavírus foi o fator crucial de aceleração deste modelo de trabalho.

Mas apesar desta modalidade ter conquistado muitas empresas e profissionais autônomos, existem relatos de dificuldades que podem influenciar no rendimento e entrega de resultados.

Um dos principais aspectos que causam preocupação, de acordo com uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é que os trabalhadores relatam ter uma jornada de trabalho muito maior do que a estipulada em contrato.

Uma das justificativas para isso é que com menos tempo gasto para o deslocamento, o dia de trabalho acaba começando antes e termina mais tarde.

Essa sensação é frequente porque o trabalho pode ser realizado de maneira mais eficiente em um ambiente específico para isso, como um escritório mobiliado ou um espaço de trabalho compartilhado.

Esses locais possuem menos distrações, estimulam a produtividade, pois o ambiente é projetado para o trabalho e não para outras atividades, além de criarem uma separação clara e necessária entre trabalho e vida pessoal.

Por esse motivo, muitos gestores passaram a pesquisar possibilidades que sejam benéficas tanto para as empresas quanto para a rotina dos funcionários.

É justamente neste planejamento de retorno ao trabalho presencial, um ou mais dias da semana, que o coworking têm sido uma alternativa viável economicamente.

Mas afinal, como o coworking pode ser uma solução para o trabalho presencial?

É sobre essa questão que vamos nos debruçar neste artigo, continue a leitura para saber mais! 

O que é um coworking e qual foi o surgimento desta tendência

Coworking é um local onde vários profissionais de áreas diferentes trabalham juntos compartilhando o mesmo espaço.  

A visão inicial que o coworking propicia é um espaço de trabalho criativo, que estimula a troca de experiências e também networking, contudo, o core business do coworking já toma outra forma, abrangendo mais serviços e soluções alternativas para empreendedores e profissionais que precisam do espaço como um lugar tranquilo, confortável, com acesso a internet e agradável para receber parceiros de negócio e clientes.

O termo coworking foi utilizado no início dos anos 2000, mas foi nos últimos anos que ganhou uma popularidade expressiva por conta do aumento do trabalho independente e do trabalho remoto.

Atualmente existem centenas de coworkings em todo o mundo, que disponibilizam aos seus clientes uma ampla gama de serviços e recursos.

Dados de uma pesquisa feita pela Coworking Resources no ano de 2018, mostrou que naquele ano havia mais de 19.000 espaços de coworking em todo o mundo. 

Por que o coworking está em alta

Um levantamento feito pela International Workplace Group (IWG), uma companhia que gerencia coworkings em todo o globo, mostrou que apenas no primeiro semestre de 2022, a busca por coworking aumentou 93%.

Essa porcentagem comprova que os espaços compartilhados do coworking estão ganhando um grande alcance em todo o mundo nos últimos anos devido a diversos fatores.

O primeiro desses fatores é a flexibilidade.

Se um profissional autônomo precisar de uma sala para receber clientes, ou está sem acesso à internet em casa, por exemplo, pode optar por passar algumas horas em um coworking.

Essa possibilidade também acaba sendo muito econômica, sendo esse um outro ponto relevante na escolha por coworking.

Ao invés de um profissional manter uma sala alugada e todos os custos que isso demanda, ele pode fazer um plano mensal em um coworking e economizar com aluguel e contas de energia elétrica e internet.

Sem contar a limitação física que existe nas salas comerciais alugadas. Se uma empresa que investe neste tipo de aluguel cresce, depois de um tempo, haverá a necessidade de mudança para um novo espaço.

Esse processo vai envolver uma busca intensa, além de gastos com mobiliário.

Nesse contexto, o coworking torna-se ainda mais atrativo pois é facilmente adequado para acomodar novos funcionários.

A economia também vai refletir no gasto com materiais adicionais como impressões ou fotocópias, já que os coworkings podem oferecer também esses serviços.

Como o coworking pode ser uma opção viável para empresas

A flexibilidade, colaboração entre profissionais e economia de custos não são características que atraem apenas profissionais autônomos e freelancers.

Muitas empresas estão enxergando no coworking uma oportunidade para acomodar os seus funcionários, clientes e as suas reuniões e treinamentos.

Por meio da assinatura de um pacote mensal, as empresas podem economizar e crescer principalmente com investimentos relacionados à infraestrutura.

Mesas, cadeiras, salas equipadas com telas para reuniões e até mesmo computadores, impressoras e telefones, são alguns dos equipamentos presentes em coworkings que podem ser utilizados assim que a empresa realizar uma assinatura.

Algumas empresas especializadas na locação desses espaços compartilhados disponibilizam ainda recepção, caixa postal e suporte completo para impressões e cópias.

A limpeza de manutenção dos espaços também fica por conta da empresa gestora do coworking, o que representa ainda mais economia. 
A versatilidade do coworking também se adequa a empresas dos mais variados portes.

Tanto uma empresa pequena quanto uma organização maior podem facilmente encontrar possibilidades adequadas às necessidades no momento.

Caso exista a necessidade de uma maior alocação de espaço ou diminuição do pacote adotado, isso tudo é possível de forma simples e sem burocracias.

Qual é o papel no coworking no futuro do trabalho

Quando o assunto é futuro do trabalho uma série de transformações estão envolvidas nesse contexto.

Algumas destas transformações são fruto do crescimento da automação de tarefas e do uso de tecnologias avançadas, enquanto outras são ditadas por tendências sociais e necessidades financeiras. 

A flexibilidade, sem dúvidas, é uma das mudanças mais relevantes dentro das empresas. 

Centenas de profissionais estão escolhendo trabalhar de forma remota ou compartilhar espaços de trabalho com outros profissionais, esse inclusive tem sido um dos fatores decisivos na escolha de uma vaga. 

Essa nova realidade só é possível graças às tecnologias de comunicação e colaboração, que tornaram o processo de trabalho possível de qualquer lugar com acesso à internet.  

Outra direção importante no futuro do trabalho é a demanda por adaptação e resiliência. 

As oscilações econômicas, avanços da tecnologia e mudanças no mercado de trabalho requerem dos profissionais uma capacidade muito maior de adequação. 

Anos atrás era bastante comum um profissional se aposentar depois de anos exercendo a mesma função, sem que precisasse se aprimorar com cursos, treinamentos ou uso de ferramentas, por exemplo. 

O aumento das buscas por coworking, como já citamos, também faz parte dessas transformações dos últimos anos. 

Como a atuação da BQ Escritórios e Coworking avançou nos últimos anos 

Há mais de vinte anos a BQ Escritórios e Coworking se adequa às novas exigências e perfis de clientes que buscam espaços compartilhados de trabalho.

Isso fez com que os serviços incorporados nos pacotes disponíveis sejam cada vez mais personalizados.

Nos períodos com maior número de casos de coronavírus, os espaços precisaram se adequar com as medidas de segurança e prevenção de transmissão, como o uso de máscaras, o aumento da frequência de limpeza e o distanciamento entre as mesas de trabalho.

Os valores de pacotes para empresas também consideraram as dificuldades econômicas enfrentadas nos anos recentes.

Dezenas de empresas tiveram que fechar as portas de seus espaços físicos devido aos altos custos que a locação de espaços implica.

Sabendo disso, a BQ Escritórios e Coworking tornou-se parceira de empreendedores de diferentes segmentos. Além de coworking, você pode encontrar ainda:  

Metro³ BQ:

Foi por meio da vivência com nossos clientes e conhecendo melhor seus serviços e soluções, que criamos o Metro³ BQ, uma facilidade que vai além muito da locação de espaços.

Nós criamos formas de envolver nossos clientes constantemente e construímos pontes entre suas atuações e possibilitamos dessa forma parcerias duradouras.

A dimensão do Metro³ BQ inclui serviços para empreendedores que ainda não abriram seus negócios e também para as empresas que já existem e precisam de um espaço físico ou assessoria jurídica e contábil.

Além disso, estimulamos o networking com nossos parceiros e ajudamos a reestruturar seu modelo de negócio.

Escritórios mobiliados:

Com a contratação de um escritório mobiliado pela BQ, você pode ter sua empresa instalada em até 24 horas.

A BQ se encarregará de tudo o que é necessário para preparar o ambiente de trabalho, incluindo o mobiliário, a telefonia, a internet, o atendimento telefônico e correio de voz, a manutenção, o suporte técnico de TI, o serviço de copa e a limpeza. Assim, você pode se concentrar em seus negócios sem se preocupar com os detalhes da infraestrutura.

Escritórios virtuais:

Para profissionais e empreendedores que atuam de maneira remota, os escritórios virtuais são uma ótima opção.

Disponibilizamos a infraestrutura de um escritório tradicional de forma virtual, o que é ideal para quem precisa de uma imagem corporativa e de apoio administrativo, mas que não frequenta o espaço de trabalho diariamente. Essa é uma solução perfeita para profissionais que levam uma rotina mais flexível.

Escritórios eventuais:

Com a opção de escritórios eventuais você não irá se preocupar com nenhum aspecto da operação do seu negócio, pois BQ Escritórios e Coworking fornece tudo o que você precisa para fechar boas parcerias comerciais.

Nossas salas comerciais são equipadas e mobiliadas, e podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades com opções de pagamento por uso, seja por hora, período ou dia.

Salas para reuniões:

Com BQ Escritórios e Coworking, você poderá escolher o espaço que melhor atende às suas expectativas.

As nossas salas incluem uma ampla variedade de preços e layouts para atender às suas demandas específicas e uma série de serviços adicionais.

Salas para treinamentos:

Tanto pequenos grupos quanto eventos corporativos grandes podem ser recepcionados nas nossas salas de treinamento.

A infraestrutura inclui uma recepcionista dedicada para eventos com 20 a 80 pessoas e as salas podem ser alugadas de acordo com as características dos treinamentos ou encontros, com opções de pagamento por uso, incluindo aluguel por hora, meio período ou dia inteiro.

Todas essas opções contam com planos flexíveis e ótimas condições de pagamento.

Entre em contato conosco para saber mais!

Notícias relacionadas

08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais
09 de Novembro 2023
Coworking
Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

Trabalho presencial: um diferencial competitivo para profissionais e empresas

O trabalho presencial traz benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como a proximidade física ...

Leia Mais
25 de Outubro 2023
Coworking
Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Coworking e Anywhere Office: unindo o útil ao agradável

Trabalhe onde quiser com o anywhere office. Entenda como o coworking oferece flexibilidade profissional e acesse dicas ....

Leia Mais
12 de Outubro 2023
Coworking
Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Aluguel de sala por hora: uma possibilidade econômica e repleta de vantagens

Otimize seu espaço de trabalho: entenda como o aluguel de sala por hora oferece flexibilidade e acesso a serviços ...

Leia Mais