05 de Outubro 2023

Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

Ações para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa

A responsabilidade social corporativa é uma pauta presente em muitas empresas e é um termo muito discutido atualmente.

Esta responsabilidade também traz consigo a confirmação de que empresas modernas e atualizadas percebem que sua missão vai muito além dos resultados financeiros, ou seja, a preocupação também com o capital humano.

Dessa forma, com o Outubro Rosa e Novembro Azul se aproximando, esta é uma oportunidade para as organizações demonstrarem seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

Pensando nisso, separamos algumas ações para amplificar a divulgação tanto do Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa.

Continue a leitura!

Mas afinal, o que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional criado para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, no ano de 1990.

No Brasil, o Outubro Rosa começou a se popularizar somente anos depois, em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.

Desde aquela data, mais de vinte anos depois, a campanha ganhou mais visibilidade e várias cidades brasileiras aderiram à causa, com a realização de atividades educativas, palestras, eventos e ações de incentivo à realização dos exames preventivos.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mostram que a cada 100 mil mulheres no Brasil, 44 podem desenvolver um câncer de mama. Sendo este o tipo de câncer mais diagnosticado entre as mulheres e a principal causa de morte entre a população feminina.

Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, ainda segundo o INCA

Como abordar o Outubro Rosa nas empresas 

Agora que já explicamos o que é a campanha do Outubro Rosa e qual a sua importância de conscientização no contexto brasileiro, saiba como a sua empresa pode promover atividades durante o mês de outubro. 

Incentive consultas regulares

Uma ação efetiva que a empresa pode fazer é liberar as colaboradoras para realizar consultas de check-up ginecológico e exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama.

Nesses casos, uma possibilidade interessante é a empresa criar uma parceria com um consultório para as consultas e exames, gratuitamente ou com preços especiais.

Esse incentivo pode ser realizado durante todo o ano, não somente quando outubro se aproxima. 

Organize eventos com especialistas 

Organizar rodas de conversa com especialistas da saúde da mulher também é uma ação interessante para explicar sobre o câncer de mama e formas de identificar a doença precocemente.

Nessa ocasião podem ser feitas perguntas sobre os tipos de prevenção e como realizar autoexame, por exemplo.

É interessante ainda que sejam distribuídas cartilhas sobre o tema, que reforcem as ideias comentadas no evento. 

Entenda o que é o Novembro Azul 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização focada na saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, cerca de 225 mil homens são diagnosticados com câncer todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse número ainda não considera o câncer de pele, o mais recorrente no país.

Segundo dados do Instituto, os cinco principais tipos de câncer em homens são o de próstata, de cólon e reto, da traqueia, brônquio e/ou pulmão, de estômago e da cavidade oral.

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, mas tinha outro nome na época: Movember, que misturava o termo moustache (bigode) e november (novembro).

Essa iniciativa incentivava os homens a deixarem os bigodes no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, para demonstrar apoio à causa.

Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou cada vez mais notoriedade por diversos países do mundo, baseando-se na campanha de Outubro Rosa. 

Quais passos podem ser implementados nas empresas sobre Novembro Azul?

Diferentemente do Outubro Rosa, a campanha de Novembro Azul se volta para desconstruir o preconceito em relação à busca por consultas com um urologista.

Nesse sentido, é importante que as ações propostas sejam voltadas também para esse objetivo. 

Promova palestras com especialistas

Convidar especialistas é uma forma de promover a conscientização e mais do que isso, demonstrar que o estigma precisa ser combatido para permitir o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta ocasião podem ser apresentados relatos de pacientes que trataram a doença, além da promoção de um espaço seguro para tirar dúvidas sobre as consultas e exames.

Por fim, vale reforçar que essas ações podem ser realizadas durante todo ano, não somente quando os meses de outubro e novembro estão se aproximando.

Continue a leitura de artigos com temas relevantes no blog da BQ Escritórios e Coworking.

Nos siga também nas redes sociais:  Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Notícias relacionadas

23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais