11 de Abril 2024

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

A proximidade física entre equipes de trabalho é fundamental para organizações, principalmente para aquelas de grande porte. É por conta desse aspecto que o uso de coworking para grandes empresas tem sido uma opção cada dia mais considerada.

Essa busca acontece por uma série de fatores que vão além da proximidade física. A economia financeira e o networking vivenciado pela troca com outros profissionais são apenas alguns exemplos desses fatores.

Neste conteúdo vamos nos aprofundar sobre os motivos que levam grandes empresas a optar pelos coworkings. Vamos lá?

A mudança na forma de liderar

É inegável que muitas empresas estão buscando atualmente uma maior flexibilidade em suas rotinas e isso se reflete na escolha dos locais de trabalho.

Isto é, a demanda por flexibilidade não vem apenas dos funcionários que buscam posições onde podem organizar melhor seus compromissos pessoais com a carga horária de trabalho.

A gestão também mudou o comportamento em relação ao que é importante na forma de liderar. Vários líderes compreendem, atualmente, que uma relação de confiança com seus funcionários não depende necessariamente da presença física todos os dias na sede da empresa.

Marcar reuniões em horários estratégicos quando todas as equipes estiverem presentes em coworkings, por exemplo, faz com que as ideias sejam melhor discutidas.

Diante disso, o resultado das reuniões costuma ser muito mais produtivo.

Grandes empresas que começaram em um coworking

Diversas empresas que quando eram startups também escolheram coworkings para desenvolver seus negócios e hoje são grandes corporações. Conheça algumas delas. 

Uber

A Uber surgiu a partir da necessidade de eliminar problemas de táxi de acordo com a visão dos fundadores Garrett Camp e Travis Kalanick.

A demanda por transporte fácil e rápido era alta e a partir disso, os idealizadores da Uber aprofundaram a ideia de criar um negócio que viabilizasse uma forma de solicitar carros premium.

Dessa maneira, a Uber nasceu em 2009 como um aplicativo para facilitar o acesso ao transporte.

Para desenvolver o aplicativo, o trabalho foi realizado em espaços de coworking em Nova York e São Francisco. Em 2011, a equipe da Uber trabalhava no RocketSpace, um coworking para negócios tecnológicos em São Francisco.

Instagram

O aplicativo Instagram está entre os mais utilizados do mundo e também foi desenvolvido por uma equipe que trabalhava em um coworking.

A criação dele aconteceu em apenas oito semanas e foi comandada por Systrom e Mike Krieger.

Em princípio, a dupla trabalhou em um espaço de coworking chamado Dogpatch Labs, com sede em São Francisco, o que permitiu a flexibilidade necessária para lançar o app.

Anos depois do lançamento com o sucesso da plataforma, o Instagram foi vendido para o Facebook por 1 bilhão de dólares.

Spotify

Existem diversos aplicativos e plataformas de áudio, mas o Spotify consegue se destacar entre todas elas, pois conta com 602 milhões de usuários ativos por mês.

Assim como a Uber, o Spotify também se desenvolveu no coworking RocketSpace, fundado por Daniel Ek e Martin Lorentzon.

O crescimento dos coworkings nos últimos anos

De acordo com uma matéria publicada pelo portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, nos últimos cinco anos, a quantidade de coworkings no Brasil aumentou 63%.

Esse aumento diz respeito ao total de 2.443 espaços compartilhados em todo o país, como mostram os dados do Censo do Coworking da plataforma Woba.

Os números comprovam também que as empresas estão buscando formas de manter o funcionamento presencial com a  flexibilidade que só os coworkings conseguem oferecer.

As principais vantagens de coworking para grandes empresas

Além de ser uma tendência que está em crescimento no Brasil, os espaços de coworking oferecem inúmeros benefícios para grandes empresas.
Saiba quais são os principais.  

Networking

A primeira vantagem de se trabalhar em coworking é o networking que acontece nesses espaços, já que diversos profissionais de diferentes empresas realizam as suas jornadas em conjunto.

Ao trabalhar em uma sede própria, essas trocas múltiplas não acontecem. E essas conexões conseguem desenvolver ideias de novos produtos ou serviços que a empresa já disponibiliza.

Muitas vezes é esse contato com outros profissionais mais experientes e criativos que pode fazer diferença para uma empresa crescer e para progredir.

Além disso, nos coworkings, como existem profissionais de diversas profissões que trabalham juntos, isso facilita que os processos fiquem integrados. Essa integração faz com que existam menos falhas nas etapas e, inclusive, menos problemas de comunicação entre os setores.

Menos despesas

Outro ponto que chama a atenção de grandes empresas é a economia de custos que a locação de planos em coworkings proporciona.

Com o propósito de melhorar a saúde financeira da organização, as empresas estão sempre repensando as suas estratégias internas para economizar custos.

Nesse sentido, os coworking são uma ótima opção, uma vez que não envolvem o gasto com a manutenção de estrutura física, valor de aluguel mensal de uma sede e compra de móveis, por exemplo.

O coworking está pronto para receber a empresa independentemente do seu porte e segmento. As equipes podem chegar e se acomodar assim que o plano for fechado pela empresa.

Infraestrutura sem gastar a mais por isso

Investir em infraestrutura gera gastos elevados que nem toda empresa pode arcar.

Entretanto, quando o local de trabalho é um coworking, a estrutura está sempre pronta para receber as empresas com todo conforto e comodidade, sem que seja necessário investir a mais para isso.

Mas além dessa economia de recursos, o coworking oferece uma flexibilidade sem precedentes. Em um mercado extremamente dinâmico, os espaços de coworking permitem que as empresas aumentem as suas operações sem complicações.

Seja para acomodar uma equipe que está crescendo ou para reduzir espaço durante determinados períodos, a infraestrutura de coworking se ajusta às necessidades empresariais.

Os coworkings são espaços ideais para a inovação, onde profissionais de diversas áreas convivem e colaboram, como já mencionamos.

Por fim, a presença em um espaço de coworking pode ser um forte indicativo de modernidade para clientes e parceiros. A escolha por um ambiente de trabalho mais dinâmico e integrado reflete uma postura empresarial alinhada com as tendências de sustentabilidade, colaboração e inovação.

As empresas que optam por coworkings demonstram uma visão de futuro e um compromisso com a criação de um ambiente de trabalho mais humanizado, integrado e produtivo.

A BQ Escritórios e Coworkings está de portas abertas para receber a sua empresa.

Acesse o nosso site para conhecer melhor os serviços que oferecemos e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.

Notícias relacionadas

24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
14 de Marco 2024
Coworking
Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Saiba como o coworking utiliza o Built-to-suit para criar espaços de trabalho sob medida...

Leia Mais
08 de Fevereiro 2024
Coworking
6 razões para migrar definitivamente para um coworking

6 razões para migrar definitivamente para um coworking

Coworking é mais do que um lugar para trabalhar. Descubra os motivos para migrar definitivamente para um coworking...

Leia Mais