21 de Marco 2024

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O modelo híbrido é uma modalidade de trabalho presente em diversas empresas que proporciona flexibilidade na rotina. Com ele, as equipes permanecem integradas e podem adaptar melhor suas agendas aos compromissos que surgem.

As trocas que acontecem presencialmente também permitem insights e aprimoram os serviços ou produtos oferecidos pela empresa, e isso é potencializado quando o local de trabalho escolhido é um coworking.

Neste conteúdo, vamos explicar o impacto do trabalho híbrido na produtividade e outras questões sobre esse modelo. Continue a leitura!

Quando o trabalho híbrido surgiu?

Apesar de o trabalho híbrido ter se popularizado nos últimos anos, sua origem remonta à década de 1970, período em que as tecnologias evoluíram a ponto de permitir o trabalho remoto.

Mas a popularização foi gradual, impulsionada principalmente por empresas inovadoras que reconheceram os benefícios de permitir uma jornada de trabalho mais flexível para as suas equipes.

A criação de ferramentas de colaboração online, como videoconferências, compartilhamento de documentos e mensagens instantâneas, por exemplo, estão entre os principais motivos que incentivam o trabalho híbrido.

Mas além deles, a busca por espaços de trabalho que reduzem custos de manutenção e permanecem à disposição para reuniões ou encontros profissionais, caso seja necessário, é outro ponto que fortalece o modelo híbrido.

Quais são as vantagens do modelo híbrido?

Quando o assunto é modelo híbrido, uma das vantagens mais destacadas é a flexibilidade. Contudo, existem outras que também são relevantes, e é sobre elas que vamos explicar melhor adiante.

Beneficia a qualidade de vida

O funcionário que trabalha em uma empresa com o modelo híbrido consegue organizar melhor a sua rotina de acordo com as suas prioridades e isso impacta na qualidade de vida.

Não ter a obrigação de comparecer todos os dias na sede da empresa faz com que pais, por exemplo, consigam acompanhar de perto as atividades escolares dos seus filhos, como reuniões, apresentações ou outras dinâmicas.

Menos custos com a estrutura física da empresa

Outro benefício do trabalho híbrido, principalmente para os donos de empresa, é a redução de custos. Se as equipes comparecem todos os dias, isso gera gastos com energia elétrica, água e manutenção da estrutura.

Em contrapartida, se o modelo de trabalho for híbrido e cumprido em um coworking, essa redução de custos será ainda maior. Esses espaços não contam com valores de condomínio, fatura de energia elétrica e não exigem contratar uma recepcionista.

A cultura da empresa se consolida

A distância física entre os funcionários, em alguns dias da semana, faz com que os colaboradores busquem maneiras de consolidar as suas relações quando estão juntos fisicamente.

Essa aproximação, ao longo do tempo, consolida a cultura da empresa. As equipes organizam as suas tarefas para aproveitar melhor o tempo quando podem discutir ideias nos dias presenciais.

Esse movimento promove a inovação nas empresas e acima de tudo a integração entre os times.

E a produtividade no modelo híbrido?

Com o deslocamento reduzido em alguns dias da semana, esse tempo pode ser usado para o cumprimento de demandas, aumentando a produtividade. Os funcionários podem otimizar o seu tempo e energia melhor com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Entretanto, os gestores precisam orientar os colaboradores em relação às prioridades. Estabelecer metas claras, expectativas e prazos ajuda a impulsionar a produtividade.

A liderança deve também estar atenta às necessidades individuais dos funcionários, oferecendo suporte e recursos para que eles possam desempenhar suas funções da melhor forma possível.

Diante disso, incentivar a autonomia e a tomada de decisões informadas também são posturas importantes para manter a produtividade no modelo híbrido.

Equilibrar todos esses aspectos é essencial para manter a produtividade elevada.

Quer continuar a leitura de outros artigos sobre inovação e modelos de trabalho?

Então acesse o blog da BQ Escritórios e Coworking.

Aproveite também para conhecer melhor as nossas soluções e nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.

Notícias relacionadas

25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
08 de Marco 2023
Notícias
Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia 8 de março é uma ótima oportunidade para reconhecermos o papel fundamental das mulheres nas empresas. Saiba ...

Leia Mais
23 de Fevereiro 2022
Notícias
Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Quando milhões de profissionais tiveram que trabalhar em casa no início da pandemia, as videoconferências se tornaram...

Leia Mais