21 de Dezembro 2023

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Abrir o próprio negócio, empreender desfrutando de liberdade e autonomia, é um sonho acalentado por muitos brasileiros.

É esse objetivo que leva diversos profissionais a mudarem de área e se arriscarem para um ramo totalmente novo, ou ainda abrirem uma empresa no segmento no qual acumularam experiência profissional ao longo da carreira.

Existem, ainda, aquelas pessoas criativas e visionárias na empresa que atuam, sem necessariamente se aventurar no empreendedorismo.

Segundo a McKinsey, empresas com uma cultura forte de inovação e programas de intraempreendedorismo geram um retorno financeiro até 3,2 vezes maior do que aquelas que não investem nessa área​.

As pessoas com essas características podem ser estimuladas por meio da prática de intraempreendedorismo. É sobre este tema que abordaremos neste artigo. 

Afinal, o que é intraempreendedorismo?

A palavra intraempreendedorismo veio do termo em inglês intrapreneur, que é uma abreviação da expressão intracorporate entrepreneuring.

Esse conceito nasceu em 1978, quando Gifford Pinchot II e sua esposa, Elizabeth Pinchot,  escreveram um artigo onde citaram o termo pela primeira vez.

Cerca de sete anos depois, em 1985, Gifford Pinchot II lançou um livro chamado Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur para explicar mais a fundo sobre o assunto.

Neste livro, o autor explica que o intraempreendedorismo é a capacidade de criar e implementar novos projetos dentro de uma empresa, sem precisar sair dela para se tornar um empreendedor independente.

Ele também apresenta os princípios e as práticas do intraempreendedorismo e os benefícios individuais e para a empresa.

O intraempreendedorismo é, portanto, uma forma de estimular a inovação, a criatividade e a competitividade nas empresas, aproveitando ao máximo a criatividade e experiência dos seus funcionários.

É por isso que muitas empresas incentivam essa prática, principalmente aquelas que têm a inovação como prioridade, como as startups. 

Tipos de intraimpreendedorismo 

Além disso, uma pesquisa da Accenture revela que empresas com programas de intraempreendedorismo têm um crescimento anual de 7,7%, comparado a 3,4% nas empresas sem tais programas​.

Agora que você já sabe o que significa o conceito de intraempreendedorismo, entenda mais sobre os diferentes tipos que existem. 

Intraempreendedorismo de valor agregado

Esse tipo de intraempreendedorismo tem como principal objetivo colocar a inovação no centro de um negócio, ou seja, é sempre em busca de sugestões inovadoras que as equipes irão atuar.

Ele também está ligado à principal atividade da empresa e como essa atividade pode ser oferecida da maneira mais inovadora possível.

O intraempreendedorismo de valor agregado é muito relacionado ao nome da empresa e está presente no Google e na Apple, por exemplo.

Nessas grandes empresas, os funcionários se dedicam de forma constante para aprimorar os serviços e produtos que a empresa já disponibiliza.  

Intraempreendedorismo spin-off

Ao contrário do intraempreendedorismo de valor agregado, esse tipo estimula os funcionários a irem além daquilo que a empresa já oferece.

E isso pode acontecer de diferentes formas, mas sempre pensando em expandir a oferta de serviços e ampliar o alcance de um público diferenciado.

A criação do Playstation é uma forma de intraempreendedorismo spin-off, já que surgiu dentro da Sony como uma iniciativa de um engenheiro que queria desenvolver um console de videogame.

Mas, como trata-se de uma proposta que pode ser totalmente diferente daquilo que a empresa já está habituada, é preciso conhecimento técnico, pesquisas de mercado e compreensão sobre tendências em alta. Medo de riscos não é algo que faz parte da rotina do intraempreendedorismo spin-off. 

De que forma é possível incentivar o intraempreendedorismo em uma empresa

Um estudo da Boston Consulting Group em 2019 reforça que o intraempreendedorismo é crucial para fomentar a inovação nas empresas, permitindo que elas gerem mais ideias inovadoras e aumentem sua lucratividade

Para incentivar o intraempreendedorismo dentro de uma empresa é necessário, principalmente, criar um ambiente favorável à inovação, que ofereça liberdade, autonomia, confiança e reconhecimento aos colaboradores.

Esse comportamento precisa partir da direção e gestão, que também precisam se comunicar com transparência, para que os objetivos e valores sejam compartilhados por todos.

O investimento na capacitação é outro fator essencial para o intraempreendedorismo, pois essa é uma iniciativa que estimula a aprendizagem, o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades.

Os setores também precisam estar em sintonia, com etapas de processos alinhadas para que exista uma sinergia de inovação e aprimoramento. Quando estão bem alinhadas, as equipes conseguem perceber juntas as possibilidades de inovar.

Você já conhecia o termo intraempreendedorismo?

Visite o nosso blog para acessar outros conteúdos relacionados a empreendedorismo e inovação. As nossas redes sociais também são espaços de compartilhamento de tendências e novidades, siga-nos: Facebook, Instagram e Linkedin.
 

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais
20 de Julho 2023
Empreendedorismo
Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Saiba quais são os erros que podem afetar o crescimento do seu empreendimento e aprenda estratégias para evitá-los...

Leia Mais