05 de Maio 2022

Fatores que atrapalham a sua produtividade no trabalho

Fatores que atrapalham a sua produtividade no trabalho

Quando falamos em produtividade no trabalho, não é incomum enfrentar variações constantes em nosso dia a dia. Há momentos em que nos sentimos muito bem dispostos a entregar todas as tarefas antes mesmo do prazo final. E, na mesma intensidade, podem surgir situações em que se concentrar chega a parecer impossível.

A maioria dos profissionais passam por essas oscilações na produtividade, que pode ser resultado tanto de questões pessoais quanto um reflexo da própria estrutura corporativa - especialmente quando o fluxo de trabalho envolve frequentes interrupções.

Mas é preciso ter em mente que a consistência é um fator determinante para as equipes alcançarem os objetivos da empresa. Uma forma de driblar isso é conhecer os fatores que mais atrapalham e considerar as mudanças para melhorar essa questão.

Selecionamos os 8 principais fatores que atrapalham sua produtividade no trabalho:

1 - Ambiente desorganizado

Muitas pessoas nem imaginam, mas a razão da falta de produtividade pode ser explicada pela mesa de trabalho. Ambientes bagunçados têm forte impacto em nosso cérebro, causando sonolência e cansaço.

Para se ter clareza mental - um aspecto fundamental para conseguirmos produzir mais - precisamos manter o ambiente limpo e razoavelmente organizado. Se está difícil manter o hábito de organizar com frequência, experimente reduzir a quantidade de objetos na mesa. Lembre-se de uma regrinha básica: menos é mais!

2 - Falta de planejamento

Como ser mais produtivo se não soubermos o que precisa ser feito durante o seu dia ou semana? Essa falta de direcionamento é um fator que pode causar desânimo e abrir caminho para a procrastinação.

Por isso, investir um tempinho para criar um cronograma de tarefas diárias ajuda bastante. Mas, lembre-se de estabelecer prazos para todas as demandas.

3 - Sobrecarga de trabalho

Ao mesmo tempo que a falta de planejamento prejudica a produtividade de qualquer profissional, a sobrecarga de trabalho também é um fator preocupante.

Quando se acumula muitas funções, sentimentos como estresse, fadiga, descontentamento e até problemas sérios de saúde podem surgir. Para evitar essa sobrecarga, o ideal é não “abraçar o mundo” e planejar suas demandas de acordo com as reais possibilidades de entrega.

4 - Começar pela tarefa mais fácil

É comum que, ao começar um dia comum de trabalho, dar preferência ao que for mais “fácil” realizar naquele momento. Esse comportamento pode levar a um desperdício de tempo e energia que poderia ser direcionado às demandas realmente importantes.

Esse não é um problema se as tarefas mais difíceis não forem empurradas para frente com frequência. Mas, se no final do dia, você perceber que não “produziu” nada de significativo, acenda um alerta para procrastinação. Essa autorreflexão é especialmente importante se você notar que o hábito de evitar situações desafiadoras é sempre uma escolha e não uma necessidade pontual.

Para mudar esse cenário, organize seu planejamento de forma a priorizar tarefas de acordo com a sua importância e sempre comece o dia com as mais “complexas”. Assim, você terá foco para entregá-la o quanto antes e poderá resolver as questões rotineiras no decorrer do dia.

5 – Distrações

A nossa rotina é repleta de distrações e carregamos o tempo inteiro uma ferramenta que só potencializa isso: o smartphone! Então, é natural que checar as notificações do celular diversas vezes ao dia pode ser uma grande armadilha para a produtividade de qualquer pessoa.

Para evitar sucumbir aquela conferida inocente nas redes sociais, tenha como hábito colocar o celular em uma gaveta quando precisar se dedicar a tarefas importantes. No computador, evite acessar sites de notícias com frequência e considere desabilitar alertas dos seus portais favoritos.

6 - Ferramentas inadequadas de trabalho

Computadores lentos, conexão instável de internet, cadeiras desconfortáveis. A lista de problemas que se pode encontrar em um ambiente de trabalho é quase interminável e pode se tornar um fator que piora a produtividade.

Por mais que sejam esporádicos, esse tipo de problema atrapalha a execução e entrega de tarefas, dificultando bastante que um profissional consiga desempenhar seu papel com excelência. A boa notícia é que essas questões têm soluções práticas: consertar ou substituir o que não for adequado para uma performance satisfatória!

7 - Atendimento e prospecção de clientes

Dependendo do nicho de trabalho, os clientes podem se tornar um problema, tanto no quesito atendimento quanto de prospecção. Muitos acabam “engolindo” seus prestadores de serviço com inúmeras reuniões, ligações, mensagens e áudios no Whatsapp.

Apesar deles serem um ativo importante quando se tem uma empresa - dependemos de clientes para conseguir pagar as contas -, há formas de estabelecer um limite para que a rotina de trabalho não seja constantemente interrompida por eles.

Nossa dica é estabelecer horários para responder mensagens, evitar marcar reuniões de última hora e se planejar com pautas para encontros corporativos.

8 - Ser perfeccionista

Por muito tempo, o perfeccionismo foi considerado um adjetivo desejado para profissionais. Afinal, quem não gosta de trabalhar com quem sempre busca o melhor? Mas é preciso ter cautela quando se busca a perfeição em todas as tarefas.

Até porque, além de não ser possível, essa obsessão se torna um problema para a produtividade no trabalho. Normalmente, quando são extremamente perfeccionistas, alguns profissionais andam “lado a lado” com a procrastinação e perdem prazos de forma rotineira.

Se você também lida com esse sentimento, procure direcionar essa energia para projetos que realmente demandam esse trabalho criterioso. No dia a dia, lembre-se que “feito” ainda é melhor que “perfeito”.

Dica bônus: conheça os benefícios de trabalhar em um coworking

O coworking é uma forma bastante eficiente de ter um espaço de trabalho privativo e aliado da produtividade. Essa tem sido, inclusive, a escolha de muitas empresas que necessitam de ambientes diferenciados para realizar treinamentos e reuniões.

Localizado em dois pontos estratégicos do Rio de Janeiro, no centro da capital e em Macaé, o BQ Escritórios e Coworking são a opção ideal para quem quer reduzir custos, aumentar a produtividade e crescer com excelência.

Os escritórios são projetados para empreendedores que têm uma rotina flexível ou que atuam em home office, mas que não abrem mão de um espaço completo para receber clientes, realizar atividades pontuais e receber apoio administrativo.

Clique aqui e confira todos os benefícios!

 

 

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais