02 de Novembro 2023

Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

O mundo do trabalho não é mais o que era há décadas passadas. Assim como os contratos de trabalho estão mais flexíveis, os ambientes onde a jornada é cumprida também mudaram e atualmente existem diversas opções que se adéquam a diferentes realidades.

Até mesmo a forma como profissionais enxergam o futuro das suas carreiras é outra, e uma prova disso é a popularização do estilo de vida de nômades digitais.

Neste artigo, vamos explorar como os escritórios virtuais se relacionam com a nova realidade de trabalho, principalmente no contexto dos nômades digitais. 

O que são escritórios virtuais

O escritório virtual é uma alternativa que apresenta flexibilidade, benefícios, e por conta disso tem sido muito buscada por diversos empreendedores e nômades digitais.  

Um dos motivos que levam a essa escolha é a possibilidade do uso de um endereço fiscal, telefone para contato e o serviço de gerenciamento de correspondências.

No contexto dos nômades digitais, onde não existe um local fixo de trabalho, contar com um endereço virtual pode ser extremamente importante para garantir a credibilidade e confiança de parceiros comerciais.

Os escritórios virtuais funcionam como um serviço de assinatura, geralmente por uma empresa de coworking, e por meio de uma taxa mensal para usar o endereço.

Além de poder usufruir do número do CNPJ, aqueles que optam pelo serviço de escritórios virtuais podem ter acesso a espaços físicos para trabalhar ou fazer reuniões, dependendo da disponibilidade e do plano contratado.

As vantagens de contratar um escritório virtual são:

  • Maior economia: manter um escritório envolve uma série de gastos fixos mensais que quando somados, geram uma quantia considerável. O valor mensal de aluguel, condomínio, IPTU, água, luz, internet e telefone são alguns desses gastos. Mas além deles, a estrutura física de um escritório conta com investimentos em infraestrutura dos móveis, equipamentos e a limpeza do espaço. Tudo isso é reduzido ao escolher o serviço de escritório virtual;
  • Flexibilidade: é possível trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, sem se preocupar com o trânsito, o estacionamento, o horário comercial ou a rotina do escritório;
  • Credibilidade: pode-se utilizar um endereço de prestígio para a empresa, transmitindo confiança e profissionalismo a clientes, fornecedores e parceiros. Isso pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio, de captar investimentos, de atrair talentos ou de expandir;
  • Networking: a convivência com outros profissionais e empreendedores é muito benéfica, que gera ampliação na rede de contatos e oportunidades de negócios. Em conversas informais podem ser criados projetos e parcerias que poderão ser duradoras e lucrativas.  

Os escritórios virtuais para nômades digitais

Um dos perfis profissionais que mais se beneficiam dos escritórios virtuais são os nômades digitais, que viajam pelo mundo conhecendo novas culturas, lugares e pessoas, sem se prender a um local fixo.

Contudo, ser um nômade digital também apresenta desafios. Um deles é ter um endereço comercial para a sua empresa, que seja confiável, seguro e legalizado.

Isso porque muitos países exigem que os profissionais que trabalham em seu território tenham um registro formal, que comprove a sua atividade e a sua renda. Sem contar que ter um endereço comercial pode transmitir mais credibilidade e profissionalismo para os clientes.

E é neste ponto que entram os escritórios virtuais. Com esse serviço, o nômade digital pode ter um endereço para a sua empresa em qualquer lugar do mundo, sem precisar alugar um espaço físico.

É possível usar esse endereço para registro de CNPJ, recebimento de correspondências e também divulgação para o público-alvo.

Dessa forma, o escritório virtual oferece mais segurança, praticidade e economia com mais tranquilidade e liberdade.

Se você é nômade digital e precisa do serviço de escritório virtual, acesse o site da BQ Escritórios e Coworking para saber mais e encontre o plano que mais se adequa a sua realidade. 

Notícias relacionadas

22 de Fevereiro 2024
Escritórios Virtuais
Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Saiba o que é domicílio fiscal, qual a diferença dele para o endereço comercial e como escolher a melhor opção ...

Leia Mais
06 de Julho 2023
Escritórios Virtuais
Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Saiba quais são as legislações referentes ao uso do escritório virtual no Brasil e garanta conformidade legal para o...

Leia Mais
22 de Junho 2023
Escritórios Virtuais
Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

Como contar com escritório virtual auxilia na economia com os custos da sua empresa todos os meses...

Leia Mais
24 de Novembro 2022
Escritórios Virtuais
Qual a importância do domicílio fiscal?

Qual a importância do domicílio fiscal?

Saiba o que significa domicílio fiscal e entenda a importância dele para os empreendedores...

Leia Mais