08 de Marco 2023

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia internacional da mulher, além de toda a representatividade e importância, nos convida para olhar a forte presença feminina no mercado de trabalho.

Estima-se que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras no mundo: são 30 milhões de empreendedoras, de um total de 52 milhões de pessoas.

No contexto de Microempreendedor Individual (MEI), as mulheres representam 48% do número total de MEIs.

Ao olharmos para a história e o aumento crescente da presença da mulher no mercado de trabalho, fica fácil perceber quantas dificuldades foram enfrentadas e outras que ainda seguem sendo parte do presente.

Neste artigo vamos abordar alguns aspectos que abrangem a presença das mulheres no mercado do empreendedorismo em suas mais variadas atuações. 

A desigualdade de gênero nas empresas

Não há como abordar o assunto de presença feminina no universo corporativo sem  mencionar a desigualdade de gênero que ainda persiste.

Números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que no país as mulheres recebem o equivalente a 78% do valor de salário de homens que desempenham as mesmas funções.

O número de mulheres que ocupam cargos elevados dentro das corporações também é menor, chegando a apenas 10% dos cargos de presidente de conselho de administração das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo.

Essa defasagem de mulheres na equipe não é apenas problemática por continuar incentivando a desigualdade de gênero, mas é uma estratégia que reduz a produtividade e as chances de crescimento das profissionais.

Em 2020, uma pesquisa feita pela McKinsey, demonstrou que  as organizações com os níveis mais altos de diversidade de gênero nos times executivos tinham 25% a mais de probabilidade de obter  lucratividade acima da média do que as empresas dominadas por homens.

A Organização Internacional do Trabalho indica que empresas que priorizam a diversidade têm lucros maiores, entre 5% e 20%.

Mas, apesar das dificuldades enfrentadas, as mulheres também têm se dedicado muito ao empreendedorismo.

A Rede da Mulher Empreendedora afirma que durante a pandemia, onde diversas empresas tiveram que demitir funcionários ou até mesmo fechar as suas portas, o empreendedorismo feminino cresceu em 40%.

A mesma instituição mostra ainda que 88% das mulheres são mais interessadas em continuar empreendendo após a pandemia e 76% delas afirmam que vão fazer de tudo para manter o negócio.

O time feminino na BQ Escritórios e Coworking

As mulheres que fazem parte da nossa equipe fazem toda a diferença na nossa expansão, crescimento e atuação.

As sócias Kiki Lessa e Noelle Magalhães, são figuras essenciais na nossa história, além de serem grandes exemplos de força e dedicação.

O olhar de ambas é cuidadoso e atento para garantir oportunidades de desenvolvimento que surgem por meio de parcerias e estratégias de negócio.

A persistência de todas as mulheres da nossa equipe é inspiradora e transforma a nossa atuação para melhor.

Notícias relacionadas

21 de Marco 2024
Notícias
O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O modelo híbrido: flexibilidade, integração e inovação. Saiba como esse formato revoluciona o ambiente de trabalho...

Leia Mais
25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
23 de Fevereiro 2022
Notícias
Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Quando milhões de profissionais tiveram que trabalhar em casa no início da pandemia, as videoconferências se tornaram...

Leia Mais