BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Como se adaptar ao Trabalho Remoto

Dicas

Com o passar dos anos, as relações profissionais e formas de trabalhar vão tomando novos rumos e adquirindo outros formatos. O trabalho até então tido como tradicional, com local fixo e horários determinados, deu lugar a um novo regime: o trabalho remoto!

Agora os profissionais podem exercer suas atividades diárias em diversos ambientes além do escritório. Afinal de contas, a maior mobilidade no dia a dia tornou os espaços físicos cada vez menos necessários para a execução de tarefas.

Visto que o trabalho remoto está conquistando cada vez mais empresas e profissionais autônomos, nós preparamos um artigo sobre o assunto para você descobrir mais e aprender como se adaptar a este modelo de trabalho.

Continue acompanhando!

O que é trabalho remoto?

Antes de apresentarmos as dicas de hoje, é importante esclarecer uma confusão que muitas pessoas fazem: a de que trabalho remoto é a mesma coisa que home office.

Os dois termos não significam a mesma coisa. Enquanto o home office é caracterizado pelo trabalho realizado exclusivamente em casa, o trabalho remoto consiste na realização das atividades em qualquer ambiente fora do escritório.

Logo, o trabalho remoto pode acontecer em espaços como cafés e bistrôs, coworkings, parques e praças, bibliotecas, na própria residência, dentre outros locais.

A única característica que difere o trabalho remoto do modelo tradicional de trabalho é o ambiente utilizado. Pois as atividades e metas continuam as mesmas e o profissional deve manter a disciplina de quem frequenta um escritório diariamente.

Vantagens do trabalho remoto

Se você está pensando em iniciar ou adaptar sua rotina para trabalhar remotamente, mas ainda tem dúvidas sobre as facilidades deste modelo, confira a seguir algumas vantagens que o trabalho remoto oferece para os profissionais:

  • Horários mais flexíveis

Ao trabalhar remotamente você pode adequar os horários de acordo com a sua rotina, organizando seu dia de trabalho conforme os prazos e a quantidade de atividades.

  • Maior rendimento

A maior flexibilidade de horário do trabalho remoto possibilita também um melhor rendimento durante a jornada de trabalho. Já que neste modelo, o profissional pode escolher qual período do dia é o mais produtivo para realizar suas tarefas.

  • Menos tempo de deslocamento

Principalmente nas grandes cidades, o trânsito pode se tornar um grande inimigo dos trabalhadores, já que aumenta o tempo de deslocamento até o escritório e durante o retorno para casa. Mas no trabalho remoto, você pode optar tanto por trabalhar em casa quanto em um espaço a poucos minutos da sua residência.

Como se adaptar ao trabalho remoto

Apesar do trabalho remoto ser uma opção flexível e interessante para grande parte dos profissionais, se adaptar a esta modalidade pode ser um desafio para algumas pessoas.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você se adequar da melhor maneira possível ao trabalho remoto:

1 - Estabeleça uma rotina

Mesmo que os horários de trabalho sejam flexíveis, estabelecer uma rotina é fundamental para quem trabalha remotamente.

Este processo irá ajudar o profissional a organizar as atividades diárias, garantindo que tudo seja feito no prazo correto.

2 - Delimite os horários de trabalho

Determinar os horários para trabalhar e para descansar é essencial principalmente para quem pretende trabalhar em casa.

Afinal, quando a jornada de trabalho ocorre fora do escritório, as chances de ultrapassar o horário e continuar empenhado nas atividades por mais tempo é grande.

Por isso, saiba reconhecer seus limites e determine um horário diário para finalizar a jornada de trabalho.

3 - Priorize as atividades mais importantes

Se você sente dificuldades em organizar as atividades do dia e ser o mais produtivo possível, essa dica irá ajudar.

Antes de iniciar o dia de trabalho, organize uma lista com todas as tarefas pendentes, bem como o tempo para finalizar cada uma e a urgência das entregas. Assim você terá mais controle e uma visão melhor de tudo que precisa ser feito.

Além disso, vale também experimentar diferentes métodos de priorização de atividades e escolher o que melhor funciona para você. Em uma pesquisa rápida na internet você pode encontrar diversas técnicas, conheça agora algumas delas:

Método Eat that Frog: consiste na realização de tarefas grandes ou mais demoradas logo no começo do dia;

Método ABCDE: sugere a aplicação de notas (A, B, C, D) para cada tarefa, classificando-as por grau de importância;

Método Chunking: representa a realização das atividades em blocos separados e ininterruptos. Cada bloco exige a finalização da tarefa, como, por exemplo, a leitura de todos os e-mails da caixa de entrada ou a entrega de um esboço finalizado para um projeto.

Ao priorizar as atividades de acordo com tempo de execução, prazo de entrega ou importância, você começará a notar dias de trabalho cada vez mais produtivos e eficientes.

4 - Trabalhe em um espaço adequado

Como já mencionamos, o trabalho remoto possibilita a realização das atividades em qualquer ambiente fora do tradicional escritório corporativo.

Mas mesmo com toda essa liberdade, é importante que o profissional escolha um espaço de trabalho adequado, que ofereça conforto, tranquilidade e todas as ferramentas necessárias para o cumprimeto das responsabilidades diárias.

Além disso, é importante contar com um espaço profissional para reuniões com clientes e parceiros. Afinal, esses encontros não podem ser realizados em qualquer lugar, não é mesmo?

Trabalhe remotamente em um coworking

Você já pensou em trabalhar remotamente em um espaço de coworking? Esses ambientes são especialmente desenvolvidos para diferentes profissionais realizarem suas atividades de maneira eficiente e sem preocupações externas.

A BQ Escritórios e Coworking oferece um ambiente compartilhado ideal para as mais diversas necessidades corporativas.

O Coworking da BQ possui estrutura completa, mobiliário ergonômico, internet de alto padrão, atendimento personalizado e tudo que você precisa para trabalhar com mais foco e concentração.

Aproveite seu melhor rendimento profissional no coworking da BQ!

Localizado no Centro do Rio de Janeiro, em um pólo corporativo conhecido e de fácil acesso, o Coworking da BQ oferece ainda opções de locação de salas de reunião e treinamento para você utilizar sempre que necessário.

Com o coworking da BQ o seu trabalho remoto rende mais e se torna mais eficiente. Já que você estará inserido em um ambiente próprio para a realização de networking real e com propósito.

Conheça o coworking da BQ e descubra como potencializar os seus resultados trabalhando de maneira remota.

Coworking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Dicas

Como trabalhar com mais produtividade

Ser produtivo no trabalho é o desejo de muitos profissionais e gestores, afinal, os smartphones e as redes sociais competem diariamente pela at...

leia mais
Dicas

Como preparar seus negócios para 2019

O final do ano costuma ser mais parado na maioria das organizações. É nessa época que acontecem as confraternizaç&o...

leia mais
Dicas

Hackathons e a inovação dentro das empresas

O que são hackathons? Combinando as palavras “hack” (o ato de programar com excelência) e “marathon” (de maraton...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé