15 de Dezembro 2018

Como preparar seus negócios para 2019

Como preparar seus negócios para 2019

O final do ano costuma ser mais parado na maioria das organizações. É nessa época que acontecem as confraternizações e grande parte dos serviços entram em férias, fazendo com que o movimento caia. E aí, à primeira vista, o resultado pode ser ruim, afinal, menos movimento significa menos faturamento. Apesar disso, dependendo do segmento, esse pode ser o melhor período do ano. O varejo, por exemplo, nunca vende tanto como nessa época. O setor de entretenimento e lazer também não tem do que reclamar, já que lucram com o período de férias escolares.

Até mesmo em organizações que não lidam com a sazonalidade, o que a princípio pode parecer uma época ruim, pode adquirir outro significado. O fim de ano pode ser aproveitado para as reuniões, planejamentos, avaliações, ajustes. São coisas que demandam tempo da equipe e que, em períodos de muito movimento, atrapalhariam de alguma maneira o fluxo normal de trabalho. Por isso, é ideal aproveitar essa época para fazer um balanço do ano que passou e planejar os próximos passos, garantindo um novo ano promissor para seus negócios.

Confira algumas resoluções de ano novo que irão te auxiliar no próximo ano!

Planeje as finanças da empresa

Na hora de pensar na parte financeira do seu negócio, é importante levar em conta três cenários diferente:um normal, um de grandes lucros e um cenário ruim para sua empresa. Pensando dessa maneira estratégica, você consegue se preparar para qualquer situação que aconteça ao longo do ano. Além disso, é preciso estabelecer os valores destinados a cada operação e também aos novos investimentos, elaborando um cronograma para todas as ações durante o ano, de modo que haja uma previsão mais clara das saídas financeiras e dos consequentes impactos no fluxo de caixa e no capital de giro da empresa.

Defina metas

A definição das metas deve seguir os objetivos mais importantes para o negócio, como por exemplo resultados financeiros, volume de vendas e participação no mercado. Partindo dessa definição, as metas precisam colaborar para o atingimento dos objetivos e, por isso, precisam ser coerentes e executáveis.Todos os gestores, equipes e colaboradores devem ter suas respectivas metas, de acordo com o cargo, limites de atuação e know-how, de modo a reforçar o comprometimento geral e o senso de pertencimento. Dependendo do tamanho da empresa, o mais recomendável é dividir essa tarefa com os líderes de cada setor, para que possam analisar parâmetros e critérios, além de colaborar com ideias, sugestões e projetos.

 

Verifique datas importantes

Datas ou períodos importantes para a empresa devem ser bem explorados, por isso, é necessário planejar ações especiais, com antecedência. Também é preciso provisionar recursos adicionais. Com o planejamento pronto, é mais simples partir para a execução, ganhando assim, agilidade e eficiência.

Experimente inovar

Praticar a inovação envolve criar o hábito de sair da rotina regularmente, explorar novas possibilidades e alternativas, buscar respostas diferentes para problemas semelhantes. Ao buscar novas experiências, o empreendedor exercita sua capacidade de criar.

Saber lidar com recursos escassos, usar meios alternativos ou reaproveitar materiais são alguns exemplos de como reinventar seu negócio e se destacar em meio ao um mercado concorrido.

 

 

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais