28 de Marco 2019

Vantagens e desafios do Home Office na prática

Vantagens e desafios do Home Office na prática

O Home Office é um formato de trabalho a distância que tem crescido devido aos avanços tecnológicos. Conheça seus principais benefícios, obstáculos e dicas para conseguir melhores resultados.

Empresas e profissionais liberais têm aumentado sua adesão ao Home Office devido às facilidades criadas pelo constante desenvolvimento na área de comunicação. Para entender e aproveitar ao máximo esse formato de trabalho é preciso conhecer o funcionamento do Home Office na prática.

Vantagens do trabalho a distância

O benefício mais facilmente percebido quando se opta pelo Home Office é a economia financeira. Para uma empresa a diminuição do número de funcionários alocados em um grande escritório representa menos custos com aluguel de estrutura, limpeza, energia, água entre outros.

Já no caso de profissionais liberais ou funcionários terceirizados a economia se dá principalmente em despesas com transporte, alimentação e também vestuário.

Liberdade e qualidade de vida

O trânsito e o estresse gerados pela dinâmica dos grandes centros (algo que tem migrado também para cidades de porte médio) afetam a qualidade de vida de diversas maneiras. Aderir ao Home Office significa diminuir o contato com essa rotina desgastante, ao mesmo tempo em que permite maior liberdade na criação de um formato de trabalho próprio.

Com um ritmo profissional personalizado torna-se viável desenvolver uma agenda flexível, com espaços para lidar com demandas familiares, diferentes clientes e projetos pessoais.

Conhecendo os desafios

Mesmo com um grande número de vantagens é importante estar ciente dos desafios que surgem nessa modalidade de trabalho.

Gerenciamento do tempo

Contratantes e contratados precisam dominar o tempo necessário para a realização de tarefas. Isso é crucial quando se pensa em remuneração e no atendimento de prazos estabelecidos.

Com a mensuração adequada do tempo que será investido na execução de um projeto, cria-se espaço para a gestão focada na resolução de problemas e na produção. Isso moderniza e torna as relações de trabalho mais justas, gerando maior produtividade para quem contrata e liberdade no gerenciamento do tempo para quem é contratado.

Rotina e controle de distrações

Possuir maior autonomia sobre a forma de trabalhar implica em maturidade para estabelecer rotinas no dia a dia. A criação de uma agenda é fundamental para determinar o período efetivo de trabalho, evitando a perda de prazos e o avanço das obrigações sobre o tempo livre para se dedicar a outras atividades.

Fora de um escritório convencional é preciso criar um espaço munido de todos os itens essenciais para a execução de tarefas. Além disso, deve-se tomar cuidado com fontes de distração.

Fazer pausas para oxigenar as ideias é uma vantagem do Home Office, mas é necessário colocar limite para que distrações e outras pessoas presentes no ambiente não consumam o tempo destinado ao trabalho.

Cuidado com a procrastinação

Segundo o PhD em psicologia Tim Pychyl, professor da Universidade de Carleton no Canadá, “A procrastinação representa uma falha em nosso controle sobre o comportamento e parece involuntária porque as recompensas instantâneas são muito poderosas para o cérebro humano”. 

Quando se trabalha em Home Office, a perspectiva de ter mais liberdade no período de desenvolvimento dos projetos pode entrar em conflito com o gerenciamento do tempo. Isso cria o risco do adiamento de tarefas, gerando grande estresse pelo acúmulo de trabalhos e deadlines.

Home Office não precisa ser em casa

Para se conseguir um ambiente de trabalho tranquilo, muitas vezes a alternativa é fugir da tradução literal do termo. Uma opção prática para profissionais liberais e empresas são os espaços de coworking e escritórios virtuais que garantem foco total nas tarefas com uma estrutura completa à disposição.

Tendo em mente a importância das responsabilidades individuais, a liberdade oferecida pelo Home Office na prática torna o trabalho muito mais voltado para a entrega. Dessa forma, a modalidade permite que cada profissional desenvolva um processo próprio para, dentro do seu ritmo, atingir melhores resultados.

 serviços

 

Notícias relacionadas

18 de Janeiro 2024
Negócios
O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que esperar do mercado de trabalho em 2024? Conheça as principais mudanças que vão impactar as empresas e os ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais