21 de Julho 2022

Salas de treinamento: conheça os formatos e como podem auxiliar sua empresa

Salas de treinamento: conheça os formatos e como podem auxiliar sua empresa

O investimento na capacitação dos colaboradores é um dos quesitos essenciais para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. Além de buscar processos que aprimorem as habilidades dos processos e rotinas, esse cuidado é essencial para elevar a motivação e produtividade de toda a equipe.

Para isso, uma questão importante deve ser levada em conta: a estrutura para essa capacitação. É aí que entra a importância das salas de treinamento, que estão disponíveis em diversos formatos e podem influenciar a efetividade desse tipo de iniciativa corporativa.

Formatos de salas de treinamento

As salas de treinamento são uma peça-chave para o sucesso dos programas de capacitação porque influenciam diretamente no modelo de organização desse processo. É fundamental que o seu formato esteja alinhado aos objetivos específicos da empresa para cada treinamento e, por isso, existem diferentes variações.

Os principais formatos de sala de treinamento são:

  • Auditório;
  • Escolar;
  • Espinha de peixe;
  • Em “U”;
  • Reunião;
  • Banquete.

Quais as diferenças entre esses formatos de salas de treinamento?

Conforme já apontamos, os formatos diferentes de salas de treinamento existem para atender às necessidades específicas da capacitação.

Um exemplo é se a interação entre os participantes for algo primordial para o sucesso do treinamento. Nesse caso, o modelo de auditório não é uma boa escolha já que a disposição das cadeiras é voltada para frente, onde o palestrante ou instrutor se posicionará. E também não há mesas nesse formato.

Já o escolar, que é composto por cadeiras e mesas enfileiradas - ainda com um instrutor à frente - é uma alternativa eficaz para os treinamentos que exijam anotações ou que permitam que os participantes tragam seus notebooks, por exemplo. Entretanto, ambas as escolhas são assertivas para palestras didáticas.

A sala de treinamento espinha de peixe posiciona as mesas e as cadeiras de forma que os participantes consigam ver e interagir uns com os outros. É uma ótima escolha para treinamentos que visam uma melhora na cultura organizacional ou brainstorming.

Já quando o objetivo for um debate, o formato em “U” é o mais adequado, pois facilita o diálogo e as discussões entre os participantes. A sala de reunião, que é caracterizada por uma mesa única e rodeada de cadeiras, também atende essa necessidade de forma satisfatória.

O formato conhecido como “banquete” é utilizado em ocasiões mais específicas, como quando está prevista a realização de um jantar no encerramento do treinamento, por exemplo. Para isso, há a utilização de diversas mesas redondas ao longo da sala.

Capacitação assertiva está diretamente ligada ao planejamento

Se você chegou até aqui, já percebeu que não basta investir em capacitação de funcionários se não existe um planejamento assertivo para que a empresa atinja seus objetivos com essa iniciativa.

Todas as questões importam, desde o conteúdo, quem estará no comando do treinamento, o momento escolhido para os encontros e, como podemos perceber, o formato da sala de treinamento.

Também é fundamental destacar que não basta que o local tenha o formato desejado se a estrutura não atender a empresa de forma confortável, como ter um mobiliário em boas condições de uso, localização privilegiada, acesso à internet, banheiros higienizados, etc.

É o equilíbrio entre todos esses quesitos que fará com que os participantes aproveitem esse tipo de oportunidade da forma como deveriam.

BQ é referência em salas de treinamento no Rio de Janeiro

Se você está em busca de amplas salas de treinamento no Rio de Janeiro para a capacitação dos seus colaboradores, a BQ Escritórios e Coworking é a solução ideal para atender às necessidades do seu negócio.

Os espaços têm uma infraestrutura adequada para atender a grandes grupos, incluindo recepcionista para eventos de 20 a 80 pessoas. Além de uma localização privilegiada, no centro do Rio de Janeiro ou em Macaé, as salas dispõem de infraestrutura tecnológica, caixa de som, microfone sem fio e data show.

As salas podem ser contratadas pelo sistema pay per use, com aluguel por hora, meio período ou o dia inteiro e contam com espaço amplo ideal para treinamentos, eventos e reuniões. É uma solução prática e econômica para manter a capacitação contínua dos seus colaboradores e investir no sucesso do seu negócio!

Para solicitar uma cotação personalizada, clique aqui e entre em contato.

 

Notícias relacionadas

27 de Outubro 2022
Salas de Treinamento
3 principais vantagens de alugar salas de reunião

3 principais vantagens de alugar salas de reunião

Alugar salas de reunião possibilita o uso de tecnologia em um ambiente confortável e profissional. Conheça as ...

Leia Mais
24 de Agosto 2022
Salas de Treinamento
4 motivos para alugar uma sala de treinamento

4 motivos para alugar uma sala de treinamento

Separamos 4 motivos para você alugar uma sala comercial para realizar seus treinamentos. Leia o artigo e aproveite as .....

Leia Mais
05 de Agosto 2022
Salas de Treinamento
Qual o melhor lugar para realizar cursos e workshops?

Qual o melhor lugar para realizar cursos e workshops?

Confira no artigo quais itens não podem faltar no melhor lugar para realizar cursos e workshops para seus colaboradores....

Leia Mais
28 de Julho 2022
Salas de Treinamento
Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: conheça as 6 principais etapas

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: conheça as 6 principais etapas

Conheça as 6 principais etapas do processo de treinamento e desenvolvimento de colaboradores e a sua importância para .....

Leia Mais