15 de Agosto 2019

Produtividade no trabalho: 9 dicas para melhorar o rendimento e obter resultados

Produtividade no trabalho: 9 dicas para melhorar o rendimento e obter resultados

Com tantos estímulos visuais ao nosso redor e distrações como as redes sociais e o celular, fica cada vez mais difícil ser focado e produtivo no trabalho.

O grande fluxo de informações que atinge as pessoas diariamente acaba afetando a capacidade de concentração, impedindo que elas consigam manter a atenção em somente uma atividade por um determinado período de tempo. 

Antes de falar sobre como ser mais produtivo no trabalho, é importante esclarecer que produtividade não significa trabalhar demais. Existe uma diferença entre as duas situações.

O que é produtividade?

A palavra produtividade basicamente é a consequência do que é produtivo e rentável. Ela representa o resultado da união de competências como esforço, atenção, comprometimento e inteligência.

Logo, ter uma lista interminável de tarefas e realizar todas elas com pressa ou descuido, não significa ser produtivo. Uma vez que esse termo está diretamente ligado a um rendimento eficiente. 

Todos têm obrigações a cumprir e atividades a entregar ao longo de um dia de trabalho. Mas quando os funcionários não conseguem ser produtivos, a lista de afazeres só aumenta, podendo afetar outras áreas como vida pessoal e saúde.

Portanto, para isso não acontecer com você ou na sua empresa, anote algumas dicas de como melhorar o desempenho no dia a dia do trabalho. 

Estabeleça metas 

Pode parecer uma dica simples e até clichê, mas estabelecer metas ajuda a orientar o trabalho, dando uma noção mais clara do que é preciso fazer e qual é o prazo. O ideal é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, procurando atingir as mais fáceis antes e trabalhando aos poucos para cumprir as metas mais complexas. 

Faça planejamentos prévios

Tire um tempo da sua rotina para fazer planejamentos. Pode ser com um dia de antecedência, ou até mesmo uma semana. Mas definir prioridades e determinar tudo o que precisa ser feito durante o dia de trabalho evita surpresas negativas e demandas urgentes que acabaram esquecidas na lista de tarefas.

Estipule um tempo para as atividades

Se você é movido por desafios, estipular um período de tempo para completar as tarefas é uma ótima maneira de incentivar a persistência e a superação. Então, que tal estabelecer uma hora para finalizar aquele relatório que está parado?

Aposte no Pomodoro

A famosa Técnica Pomodoro é uma forma de gerenciar o tempo por meio de blocos de 25 minutos de trabalho com pausas de cinco minutos. A cada quatro blocos completos (totalizando duas horas), faz-se uma pausa de trinta minutos. Por meio dessa técnica as atividades são finalizadas uma de cada vez.

Ouça música

Ouvir música enquanto trabalha melhora a produtividade, pois aumenta o foco e promove a sensação de prazer. Isso é o que afirmam algumas pesquisas realizadas no Canadá, em 2001 (fonte: Época Negócios). A melodia da música libera no corpo a dopamina, um hormônio ligado ao bem-estar capaz de reduzir o estresse, aumentar a motivação e melhorar o sistema imunológico. 

Faça uma coisa de cada vez

Nosso cérebro não consegue se concentrar completamente em duas coisas ao mesmo tempo, por isso, evite realizar várias tarefas simultaneamente. Concentre-se em apenas uma por vez. Assim, terá toda sua atenção voltada para um só lugar, economizando tempo com possíveis correções e alterações.

Fique longe de distrações

Interromper uma tarefa o tempo todo atrasa sua finalização e altera o resultado final. Portanto, procure ficar longe de distrações como televisão, celular, redes sociais, whatsapp e até mesmo conversas paralelas com colegas de trabalho. 

Faça pausas

Lembre-se que produtividade não tem relação com horas trabalhadas, por isso, faça pausas de vez em quando e descanse o corpo e a mente. Procure relaxar, se alongar ou fazer um rápido lanche.

Por fim, esteja confortável

Trabalhar exige esforço, seja ele físico ou mental, e é muito importante que nosso corpo esteja confortável para aguentar as jornadas diárias. Dessa maneira, escolher um ambiente de trabalho agradável, com móveis confortáveis, boa iluminação e estrutura completa favorece o aumento da produtividade. 

A BQ Escritórios dispõe de tudo que você precisa para trabalhar com conforto e tranquilidade. Desde salas mobiliadas para reuniões, treinamentos e escritórios eventuais, até um espaço coworking totalmente integrado e com conexão veloz. 


Com duas unidades, na cidade do Rio de Janeiro e em Macaé (RJ), a BQ Escritórios oferece o que tem de melhor em conforto, praticidade e atendimento. Sendo o local ideal para um dia de trabalho mais produtivo e lucrativo.

 

Coworking

Notícias relacionadas

18 de Janeiro 2024
Negócios
O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que esperar do mercado de trabalho em 2024? Conheça as principais mudanças que vão impactar as empresas e os ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais