03 de Marco 2022

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Um bom líder não se destaca apenas por sua qualificação técnica. A liderança pode e deve promover o crescimento da organização, mas sem abrir mão da gestão de pessoas, sobretudo com habilidades que vão além de uma cultura de comando e controle.

Essas habilidades não são padronizadas, afinal de contas, cada pessoa possui um perfil diferente, mas algumas características são essenciais para exercer a função com excelência.

O motivo é simples: o comportamento da liderança é capaz de criar um cenário estratégico para o alinhamento, engajamento e comprometimento de toda a equipe. Por isso, a seguir, abordamos oito características fundamentais para que a liderança seja exercida e aperfeiçoada a cada dia. Continue a leitura:

1 - Ser exemplo para os liderados

Nada melhor do que uma boa conduta para inspirar e motivar. É o que acontece quando a liderança demonstra bom comportamento. Chegar no horário, cumprir suas funções administrativas, ser honesto e tratar bem a todos são exemplos simples, mas que causam grandes impactos para os gestores.

Então, se a liderança espera que a equipe esteja motivada e trabalhando duro, precisa ser a primeira a dar o exemplo. Cabe ao líder mostrar confiança em tempos bons e ruins, sempre transmitindo tranquilidade aos funcionários.

2 - Ter a capacidade de delegar

Nem sempre é fácil, mas delegar as funções é fundamental para manter uma equipe eficiente. Isso demonstra confiança nas pessoas, dando autonomia para cada um focar em suas próprias competências.

No entanto, uma gestão de sucesso sabe que para delegar é preciso conhecer bem os funcionários para tirar proveito desses pontos fortes, garantindo um bom resultado.

Se você quer ser um bom líder, envolva o time nas discussões da empresa e nas tomadas de decisão.

3 - Definir metas e estimular a colaboração

O líder deve deixar claro quais são as prioridades da empresa e quais são as metas a serem alcançadas. No processo, é possível criar listas e comunicar de forma simples e direta o caminho para chegar nos resultados, sempre abrindo a possibilidade para que os colaboradores tragam ideias de soluções.

4 - Praticar uma comunicação positiva

Uma comunicação positiva requer que a liderança saiba como falar de forma clara e também ouvir. Quando o líder está disponível para escutar os funcionários, relacionamentos sólidos são estabelecidos, criando um ambiente confiável.

5 - Estar disponível para feedbacks

O feedback é uma ferramenta muito utilizada para avaliação de desempenho, sendo um combustível para a melhoria. Essa habilidade na liderança demonstra consideração e respeito com o funcionário.

Já a falta de alinhamento sobre as expectativas e entregas é uma forma de indiferença que limita os liderados a terem mudanças comportamentais e técnicas para potencializar os resultados.

6 - Investir no aprimoramento constante

Outra característica que todo líder deve ter é realizar uma avaliação de suas próprias habilidades e competências. Melhorar o desenvolvimento pessoal é sinônimo de se tornar um gestor melhor. Esteja aberto às mudanças e sempre antenado nas novidades da área de atuação.

7 - Estimular o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Um gestor de sucesso compreende que o bem-estar das pessoas vai além do ambiente profissional e que é preciso se preocupar com a saúde física e mental, de forma que os colaboradores conciliem o trabalho e seus assuntos particulares.

Esse comportamento influencia a maneira como os funcionários enxergam a empresa, fortalecendo a cultura organizacional.

8 - Mentorear e formar novos líderes

O egoísmo não tem vez para quem deseja melhorar suas habilidades de líder. É importante reconhecer, capacitar e desenvolver as pessoas que estão sob a sua supervisão, dando o suporte necessário para o crescimento.

Não tenha medo de perder o seu lugar. A formação de novos líderes também destaca a capacidade de gerar legado e influenciar pessoas, exercendo uma gestão de excelência e qualidade.

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