10 de Dezembro 2020

Flexibilidade no trabalho

Flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho já é considerada uma realidade em muitas empresas. Fatores como a chegada da geração Millennial ao mercado de trabalho e o avanço da pandemia do coronavírus reforçaram a adoção de jornadas mais flexíveis e menos rígidas em diversas organizações.

Nesse contexto, aspectos da modalidade de trabalho tradicional, como a carga horária fixa e a presença obrigatória no escritório, vão sendo repensados pelos gestores.

Considerando essa crescente mudança na forma de trabalhar, garantir maior flexibilidade na rotina corporativa pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Mas afinal, o que é flexibilidade no trabalho e o que ela representa para uma organização? Confira mais no artigo de hoje!

Entendendo a flexibilidade

A flexibilidade no trabalho pode ser entendida como um acordo entre gestores e funcionários, sobre onde, quando e como as atividades e funções serão realizadas.

Com a flexibilidade de horários, a rotina produtiva pode se tornar mais vantajosa tanto para empregados quanto empregadores, aumentando os níveis de satisfação e motivação da equipe, melhorando os resultados da empresa e atendendo às necessidades individuais do profissional.

Afinal, o principal objetivo da prática é permitir que os colaboradores trabalhem conforme o próprio ritmo, equilibrando a vida pessoal e a profissional e conquistando mais tempo para cuidar de assuntos fora do âmbito do trabalho.

Por permitir maior autonomia sobre a carga horária e liberdade de atuação, a flexibilidade no trabalho é uma das características que mais atrai os Millennials ou Geração Y — pessoas nascidas entre 1980 e o início dos anos 2000 que representam a nova geração no mercado de trabalho.

Mais ágeis, conectados e empoderados do que as demais gerações, os millennials buscam desafios na vida profissional, desejando trazer mudanças efetivas para a empresa onde trabalham e para o mundo.

Quais as vantagens e desvantagens para a empresa?

Agora que já esclarecemos o conceito de flexibilidade no trabalho, confira as vantagens e desvantagens que ela oferece para a sua empresa.

Vantagens

  • Maior retenção de talentos: proporcionar flexibilidade de horários aos colaboradores aumenta a retenção de talentos da empresa, uma vez que os profissionais da geração Millennial valorizam a liberdade e autonomia na rotina de trabalho.
  • Redução de custos: empresas que investem na flexibilização reduzem os custos com o aluguel e manutenção de um escritório tradicional, locomoção, alimentação, material de trabalho, entre outros gastos fixos. Optar por um espaço de trabalho alternativo, como um coworking, é a opção ideal para empresas mais flexíveis e inovadoras.
  • Aumento na satisfação dos funcionários: colaboradores que contam com maior liberdade em seus horários de trabalho podem organizar a rotina da melhor maneira possível, conciliando as obrigações profissionais com a vida pessoal. Esta autonomia gera maior satisfação com a empresa e com o trabalho desempenhado.

Desvantagens

  • Maior dificuldade na gestão de pessoas: realizar a gestão de pessoas a distância pode se tornar um desafio para algumas empresas, já que no modelo tradicional, o gestor ou responsável pelo setor trabalha no mesmo ambiente que o restante da equipe.
  • Menor rendimento de alguns profissionais: profissionais que necessitam de supervisão durante a jornada de trabalho podem apresentar menor rendimento quando atuam fora do escritório tradicional.

Vale a pena aderir à flexibilidade no trabalho?

Apesar de oferecer suas vantagens e ser uma modalidade de trabalho cada vez mais em alta, na hora de implementar a flexibilidade, os gestores precisam considerar diversas questões, como o tipo de atividade do negócio, o perfil dos colaboradores e a estrutura da empresa.

Saiba mais:

  • Atividade da empresa

Negócios que atuam com suporte técnico, por exemplo, precisam contar com profissionais disponíveis para atender à demanda dos clientes no horário divulgado ao público, já empresas com horário de funcionamento limitado, como as agências bancárias, não possuem tanta liberdade para implementar a flexibilização de escalas.

  • Perfil dos colaboradores

Considerando que a atividade da empresa permita a flexibilização, o gestor deve analisar ainda o perfil de sua equipe. Afinal, nem todos os profissionais se adaptam ao trabalho flexível.

Enquanto certos perfis se adaptam bem à flexibilidade de horários, outros produzem melhor seguindo uma rotina fixa de entrada e saída. Por isso, é essencial que o gestor entenda o perfil comportamental da sua equipe antes de considerar implementar o trabalho flexível.

  • Estrutura da empresa

Outro aspecto fundamental para gestores que estão considerando aderir à flexibilidade no trabalho é a infraestrutura da empresa e o volume de demandas.

Os tipos de flexibilidade no trabalho

Após constatar que a flexibilidade é um modelo viável para a empresa, vale buscar a forma mais adequada para realizar a implementação.

Confira os três principais tipos de flexibilidade:

1 - Fixo variável

Neste modelo de implementação, o gestor propõe aos colaboradores diferentes turnos de trabalho e cada funcionário escolhe a opção que achar melhor.

2 - Variável

No modelo variável, o colaborador escolhe seus horários de trabalho e fica responsável por cumpri-los todos os dias.

3 - Livre

Neste modelo, a empresa estabelece uma carga horária diária ou semanal a ser cumprida, sem impor horários fixos de entrada e saída. Os próprios colaboradores decidem quando iniciar e finalizar a jornada de trabalho, desde que cumpram o total de horas determinado pela gestão.

As soluções flexíveis da BQ

Considerando esta nova tendência de trabalho flexível, a BQ Escritórios e Coworking oferece a clientes e parceiros soluções que proporcionam máxima liberdade de atuação.

Conheça nossos serviços para demandas flexíveis:

  • Coworking BQ

A BQ possui o ambiente ideal para empresas que buscam maior flexibilidade de atuação e inovação em seus processos.

Conheça o coworking da BQ: um espaço que vai muito além de salas compartilhadas e ambientes profissionais equipados.

O Coworking da BQ valoriza a conexão humana e o crescimento profissional de cada usuário.

Por isso, além de toda a estrutura necessária para desenvolver as atividades do dia a dia, como escritório completo, atendimento personalizado, endereço comercial e fiscal, e muito mais, nosso ambiente também proporciona uma atmosfera inspiradora e networking com propósito.

Nosso espaço foi especialmente projetado para promover o desenvolvimento de ideias e o crescimento de diferentes negócios. No coworking da BQ, a sua ideia acontece!

  • Planos Flexíveis

Os planos flexíveis da BQ foram desenvolvidos para atender às diferentes demandas dos profissionais, e funcionam como um sistema de pontos que podem ser trocados por tempo de uso nos espaços da BQ.

Basta adquirir um pacote com os pontos e utilizar em nossas estações de trabalho individuais, escritórios e salas de reunião. São quatro opções de pacotes com diferentes saldos de pontos.

Com os planos flexíveis da BQ, os profissionais podem atender clientes, realizar atividades do dia a dia e organizar reuniões corporativas em ambientes totalmente equipados, seguros e confortáveis, além de aproveitar diversos serviços de suporte.

Clique aqui para conhecer mais sobre os planos flexíveis da BQ.

As medidas de segurança da BQ

Neste momento de maiores cuidados com a saúde, a BQ adotou uma série de medidas para preservar a integridade de colaboradores, parceiros e clientes. Por isso, todos os nossos espaços contam com processos redobrados de higienização, além de álcool 70% e instruções de segurança.

Confira todas as medidas que adotamos aqui!

Mantenha os processos do seu negócio em dia sem abrir mão da proteção e dos cuidados com a saúde.

Venha para a BQ e trabalhe em segurança!

Quer saber mais sobre as soluções flexíveis da BQ?

Entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado.

Notícias relacionadas

18 de Janeiro 2024
Negócios
O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que esperar do mercado de trabalho em 2024? Conheça as principais mudanças que vão impactar as empresas e os ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais