BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Escritório compartilhado: tudo o que você precisa saber

Coworking

Dividir o mesmo espaço de trabalho é parte da rotina da maioria das pessoas. Porém, nem sempre o ambiente é dividido com colegas da mesma empresa. Quem trabalha em um escritório compartilhado, por exemplo, pode trocar experiências com pessoas de outras áreas e que trabalham em empresas diferentes.

Também conhecido como coworking, o escritório compartilhado oferece toda a infraestrutura necessária para a realização de diversas atividades e pode ser utilizado por profissionais de vários segmentos, sejam freelancers, empreendedores, autônomos, colaboradores em startups, entre outros.

Assim, o convívio ajuda a estabelecer networking e fomenta a troca de ideias entre profissionais que, de outra forma, não teriam contato uns com os outros.

Mas o que é escritório compartilhado?

O escritório compartilhado é um espaço de trabalho com toda a infraestrutura de um escritório tradicional. Nesse ambiente, os profissionais interagem entre si e melhoram seu networking em uma comunidade integrada a custos menores do que os gastos com salas comerciais.

A nova economia do compartilhamento aproximou pessoas que buscam um novo modelo de trabalho. Assim, os coworkings são vantajosos para empreendedores, que conseguem tirar suas ideias do papel a um custo baixo, e profissionais autônomos ou freelancers, que saem do isolamento muitas vezes causado pelo home office.

Além disso, os escritórios compartilhados apresentam uma série de vantagens que fizeram com que até mesmo empresas tradicionais abandonassem o modelo de escritório tradicional em busca de espaços mais interativos.

Isso porque os coworkings são projetados para serem ambientes atrativos, inovadores e colaborativos, levando à criação de comunidades dinâmicas e integradas.

Nesse sentido, os coworkings produziram um movimento global de fomento a empresas, startups e profissionais de diversas áreas, desenvolvendo a criatividade, aumentando a produtividade e criando novos modelos de trabalho.

Esse espaço de trabalho geralmente é alugado por taxas mensais definidas e o contrato é realizado por um curto período de tempo, sendo uma ótima alternativa aos escritórios tradicionais principalmente para novos empreendedores, startups e freelancers.

O coworking funciona como um espaço compartilhado, ou seja, conta com a infraestrutura completa de um ambiente de trabalho, como internet de alta velocidade, café, água, recepção de clientes e outros benefícios de acordo com o local ou o plano de pagamento. Dessa forma, o profissional não precisa se preocupar com custos extras e manutenção de um local específico.

A maioria dos ambientes são despojados e informais, incentivando a interação e a colaboração entre os profissionais. Além disso, muitos coworkings promovem eventos, palestras e encontros de networking para incentivar o desenvolvimento de novos negócios.

Quais as diferenças entre escritório compartilhado e coworking?

Não há um consenso sobre as diferenças entre escritório compartilhado e coworking – muitas pessoas defendem que escritório compartilhado é uma tradução não literal do termo em inglês.

Em geral, as empresas usam a mesma definição para coworking e escritório compartilhado, ou seja, espaços projetados para receber empresas e profissionais freelancers ou autônomos que dividem o mesmo ambiente de trabalho.

No entanto, com o crescimento do movimento relacionado ao coworking no mundo todo, essa definição passou a representar um modelo de trabalho inovador e um novo estilo de vida. Dessa forma, também passou a significar o encontro entre profissionais e empresas de diversas áreas que fomentam novos negócios a partir do networking gerado pelo ambiente compartilhado.

Geralmente, as pessoas que se interessam por esses ambientes valorizam o convívio e a integração proporcionados pelo compartilhamento do espaço com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de diversas atividades.

Assim, por mais que existam vários estilos diferentes de coworkings e escritórios compartilhados, todos têm a mesma essência de ser um local que oferece a possibilidade de networking e diversas outras vantagens a preços mais em conta do que uma sala comercial, por exemplo.

O preço do escritório compartilhado varia de acordo com a cidade, a localização, os benefícios e a quantidade de horas que o profissional deseja utilizar o espaço. Além disso, é possível negociar pacotes especiais, principalmente se o local for utilizado por grande quantidade de pessoas da mesma empresa.

Vantagens de utilizar um espaço de coworking

O serviço de escritório compartilhado é muito usado por profissionais autônomos, freelancers, empreendedores, pessoas que trabalham em startups e outras ocupações. Confira as vantagens de utilizar um espaço de coworking:

  • Espaços colaborativos

Por ser um ambiente adaptável às necessidades de diversos profissionais e empresas, geralmente os escritórios compartilhados são locais projetados para incentivar a criatividade e a produtividade de seus frequentadores.

Assim, são locais diversos, com pessoas de todas as idades, formações e que atuam em diversas áreas, desde executivos a estagiários.

A promoção da diversidade também contribui para a criação de um ambiente colaborativo, em que todos interagem entre si, conversam sobre projetos e encontram soluções em conjunto. Trabalhar em um ambiente com uma boa comunicação e que incentiva o debate construtivo reduz a curva de aprendizagem e estimula a inovação em diversas áreas.

  • Contratos flexíveis

Muitas vezes, quem está começando uma empresa não pode arcar com os longos e exigentes contratos de aluguel dos escritórios tradicionais. Além dos valores altos, muitas vezes as exigências não geram um retorno adequado às necessidades de um profissional autônomo ou freelancer, por exemplo.

Nesse sentido, o coworking é a melhor alternativa já que oferece planos flexíveis e adaptados de acordo com a necessidade de cada um.

Uma pessoa que está visitando um cliente em outra cidade, por exemplo, pode precisar de um lugar para trabalhar por poucas horas ou em horários específicos. Um escritório compartilhado, então, se torna a melhor alternativa para este e outros cenários.

  • Interação e networking

Quem está começando uma empresa ou iniciando em uma nova área precisa investir em networking e construir relacionamentos para crescer profissionalmente. Neste ambiente, é possível ter contato com vários profissionais e criar uma rede de relacionamentos diversos e com benefícios para todos os envolvidos.

Muitos coworkings também realizam eventos para estreitar os laços entre os frequentadores e promover a troca de conhecimento.

  • Infraestrutura completa

Ao contratar um escritório tradicional, além do aluguel, também é preciso investir na infraestrutura do local, como internet, café, água, cozinha, mobiliário, equipamentos, limpeza, ar condicionado e outras características essenciais para garantir o conforto dos colaboradores.

Já em um escritório compartilhado, não é preciso se preocupar com nada disso. Esses custos estão inclusos e o espaço está sempre pronto para ser utilizado.

  • Produtividade

Por ser um espaço flexível e bem localizado, o coworking é uma boa alternativa para as pessoas que não precisam cumprir horários preestabelecidos. Com isso, é possível aumentar a produtividade dos profissionais, que têm todo o suporte necessário para realizar suas atividades.

Além disso, não é preciso se preocupar com a manutenção do espaço, como limpeza, assistência à internet e outros fatores que ocupam muito tempo e esforço. Os gestores podem focar apenas na gestão estratégica do negócio com o mínimo de distrações.

  • Alternativa a home office e escritórios tradicionais

Um empreendedor que não pode ou não quer gastar com os custos de manutenção de um escritório tradicional, e um profissional freelancer que não consegue trabalhar em casa têm no escritório compartilhado uma alternativa vantajosa.

Existem vários modelos de coworking que se adaptam às necessidades específicas de cada um, ao mesmo tempo em que fomentam a colaboração e a interatividade entre seus frequentadores. Dessa forma, todos podem se beneficiar de um local com infraestrutura completa e o melhor custo benefício.

  • Economia financeira

Quem está começando uma empresa ou trabalha como freelancer ou autônomo precisa de soluções com baixos custos e não pode ter despesas muito volumosas. Por isso, um escritório tradicional pode não suprir as necessidades dessas pessoas, que optam por um coworking.

Além disso, é preciso levar em conta os gastos com deslocamento até o local de trabalho todos os dias ou entre reuniões com clientes.

Os escritórios compartilhados geralmente ficam localizados em regiões centrais e proporcionam grande economia para os seus clientes, que podem investir esses recursos no próprio negócio ou no aperfeiçoamento de seus conhecimentos.

Por que contratar escritórios compartilhados?

Como você já viu, os escritórios compartilhados oferecem as condições ideais para empresas e profissionais freelancers e autônomos. O coworking da BQ vai muito além de estações de trabalho compartilhadas e proporciona o ambiente ideal para o networking e o crescimento profissional de seus clientes.

Entre os benefícios do coworking, estão mentorias e palestras direcionadas para o seu negócio, eventos de networking e ambiente propício para o desenvolvimento.

Na BQ você também conta com profissionais experientes e prontos para dar todo o auxílio necessário para tirar suas ideias do papel e impactar o maior número de pessoas possível.

Além disso, os nossos espaços são projetados especialmente para o desenvolvimento de novas relações e conexões entre as pessoas. Dessa forma, é possível fazer um networking real e efetivo para que todos cooperem e cresçam juntos.

Confira o pacote completo de vantagens do coworking da BQ:

  • Estação de trabalho;
  • Recepção de clientes;
  • Internet de alto padrão e rede integrada;
  • Networking empresarial;
  • Atendimento personalizado.

A BQ está presente nas cidades do Rio de Janeiro e Macaé com espaços de trabalho pensados e desenvolvidos para você tirar sua ideia do papel. Agora que você já sabe tudo sobre escritórios compartilhados, confira 10 dicas para se tornar um bom profissional autônomo.

Coworking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Coworking

Dicas BQ para um coworking seguro no Rio de Janeiro

A crise do coronavírus que atingiu o mundo em 2020, exigiu das empresas a adoção de medidas para reduzir os custos e aumentar a s...

leia mais
Coworking

Compliance e LGPD em espaços compartilhados

O coworking representa um mercado aberto, caracterizado pela cultura do compartilhamento entre os usuários. Conforme mais pessoas fazem parte d...

leia mais
Coworking

Coworking como estilo de vida

Os espaços coworking não são mais uma novidade no Brasil. Afinal, eles estão presentes no país desde meados de 2007...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé